Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer seu filho comer de tudo

Se a criança sempre faz birra nas refeições e só quer comer doces, salgadinhos e comidas industrializadas, recusando sempre os alimentos saudáveis e nutritivos, o que você precisa fazer para que ela aprenda a comer de tudo é educar o seu paladar.

Para educar o paladar da criança ofereça alimentos com sabores menos intensos como frutas e legumes. Espere para que ele tenha fome e quando manifestar interesse pelas refeições ofereça sempre opções saudáveis e nutritivas.

7 Dicas para que a criança se alimente bem

Aqui estão ótimos truques para que seu filho, neto ou sobrinho se alimente bem para crescer forte e saudável:

1. Menos doces

Os doces devem ser restritos a apenas 1 vez por semana, e depois de comer toda a refeição, a sobremesa que deve ser sempre 1 fruta e só depois de tudo isso, pode comer o doce tão esperado.

Como fazer seu filho comer de tudo

É bom que a criança seja habituada a comer pouco doce porque eles são ricos em calorias e não tem nenhum nutriente que seja necessário para que ele cresça saudável, além disso ainda prejudicam os dentes. Balas, pirulitos e chicletes devem ser restritos ao mínimo e depois é bom escovar os dentes da criança para diminuir o risco de cáries.

2. Insista

Pesquisas científicas afirmam que uma pessoa pode provar um determinado alimento por até 15 vezes antes de decidir se gosta ou não gosta dele. Por isso, se seu filho demostrar que não gosta de alguma coisa, insista pelo menos mais 10 vezes antes de se dar por vencida. Insista mas não force, se a criança apresentar que vai vomitar, é melhor dar um tempo e esperar mais um pouco até oferecer outra vez. Veja quando Rejeitar alimentos não é só birra de criança.

3. Deixe comer sozinha

Como fazer seu filho comer de tudo

A partir de 1 ano de idade as crianças devem comer sozinhas, mesmo que inicialmente isso faça muita bagunça e sujeira. Um babador bem grande e folhas de papel de cozinha podem ajudar a manter tudo limpo e arrumado quando acabar a refeição. Se a criança não colocar nenhuma colher de comida na boca, evite fazer ameaças mas estimule sua vontade de comer, comendo na frente dela e elogiando a comida dizendo: Hummm que delícia, veja como está gostoso!

4. Varie a apresentação da comida

Uma boa estratégia para que a criança aprenda a comer frutas e legumes é variar a forma como estes alimentos são apresentados. A textura e a cor dos alimentos também influenciam no paladar. Se a criança não gosta de cenoura raspada, experimente cozinhar quadradinhos de cenoura junto do arroz para ver se ela come melhor assim.

5. Um prato colorido atrai

Como fazer seu filho comer de tudo

Faça o possível para variar a aparência e as cores dos alimentos. Troque e utilize pratos coloridos e diferentes frequentemente porque isso faz com que a criança seja mais atraída pela hora da refeição.

6. Bom ambiente facilita

Se o ambiente é de estresse e irritação a criança tem maior probabilidade de fazer birras e rejeitar a comida, por isso mantenha uma conversa agradável à mesa com o bebê ou criança , demonstrando interesse pelas sua reação. Não a deixe interromper a refeição por mais de 15 minutos, porque senão a vontade de comer vai mesmo acabar. Se for preciso coloque o celular para despertar.

7. Certifique de que ela está com fome

Deixe a criança sem comer nada por pelo menos 2 horas. Não ofereça pão ou guloseimas antes das refeições porque senão a criança não vai ter fome na hora de comer à mesa.

Veja outras dicas que a Tatiana ensina nesse vídeo:

Leia também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...