O iogurte, a banana, a aveia, a batata-doce e a sardinha são alimentos que ajudam no crescimento do cabelo por serem ricos em nutrientes como proteínas, vitamina A, ômega 3 ferro, zinco e selênio.
Esses alimentos promovem a circulação de sangue, mantendo a saúde do couro cabeludo, melhorando a nutrição, o crescimento e a força dos fios, mantendo os cabelos hidratados e com brilho.
Para favorecer o crescimento dos cabelos, é importante também beber bastante água e manter uma dieta saudável, priorizando o consumo de alimentos naturais, como frutas, vegetais, cereais integrais e leguminosas. Veja como fazer uma alimentação saudável.
Alimentos que ajudam o cabelo a crescer
Os principais alimentos que ajudam o cabelo a crescer de forma saudável são:
1. Iogurte
O iogurte é um alimento rico em proteínas, nutrientes que são necessários para a formação de queratina e de colágeno, os quais fazem parte da estrutura do cabelo, estimulando o crescimento e prevenindo a queda de cabelo. Veja outros benefícios do iogurte.
Como consumir: o iogurte pode ser consumido diariamente no café da manhã, no lanche da manhã ou da tarde, sozinho ou com frutas, aveia ou sementes, por exemplo.
2. Laranja
A laranja é rica em vitamina A, uma vitamina responsável por manter a estrutura do cabelo e atuar na formação de sebo, que é uma substância que protege o couro cabeludo, mantendo-o saudável e favorecendo o crescimento dos fios de cabelo.
Como consumir: A laranja pode ser consumida ao natural, como sobremesas ou nos pequenos lanches e também pode ser usada em preparações como sucos ou saladas.
3. Aveia
A aveia ajuda no crescimento do cabelo, por ter boas quantidades de zinco, um mineral que ajuda no transporte da vitamina A no organismo, além de promover o desenvolvimento, o reparo, o brilho e a força dos cabelos.
Como consumir: a aveia pode ser consumida adicionando 1 a 2 colheres (de sopa) por dia em frutas, iogurte ou receitas como bolos, pães e biscoitos.
4. Batata-doce
A batata-doce é rica em betacaroteno, que é um pigmento que é convertido em vitamina A no organismo. Assim, esse tubérculo é importante para o crescimento do cabelo, porque age hidratando e protegendo o couro cabeludo.
Como consumir: a batata-doce pode ser consumida com ou sem casca, assada ou cozida, no café da manhã ou nos lanches, e nas refeições principais, como almoço e jantar. Veja outras formas de consumir a batata-doce.
5. Semente de girassol
A semente de girassol ajuda o cabelo a crescer, porque contém selênio, um mineral que atua no fortalecimento dos fios de cabelo, além de ter ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento das células responsáveis pela saúde do couro cabeludo.
Além disso, as sementes de girassol são ricas em vitamina E, uma vitamina que melhora a circulação de sangue, favorecendo a nutrição do couro cabeludo.
Como consumir: a quantidade recomendada dessa semente é de 30 g por dia, que pode ser consumida na sua forma natural em saladas, frutas e iogurte, ou ser usada no preparo de bolos, biscoitos e pães.
6. Banana
A banana ajuda no crescimento dos cabelos por conter vitaminas do complexo B e vitamina A, nutrientes que mantêm a saúde dos cabelos porque hidratam e protegem o couro cabeludo contra os danos causados pelos radicais livres.
Como consumir: é aconselhado consumir 1 unidade média ou 1/2 unidade grande por dia, na sua forma natural, ou com iogurte e aveia, por exemplo.
7. Couve
A couve melhora a absorção de ferro presente nos alimentos, que é um mineral importante para circulação de sangue, favorecendo a nutrição do couro cabeludo e o crescimento dos cabelos.
Como consumir: pode-se consumir a couve na forma crua ou cozida, em sucos, sopas e refogados. Para obter os benefícios desse vegetal, é aconselhado consumir pelo menos 1 xícara (90 g) de couve nas refeições.
8. Sardinha
A sardinha tem ótimas quantidades de ômega 3, uma gordura saudável que protege a raiz dos cabelos, pois melhora a hidratação do couro cabeludo, ajudando no crescimento dos cabelos.
Como consumir: pode-se comer a sardinha na forma grelhada, assada ou ensopada, no almoço ou no jantar, por exemplo.
9. Sementes de abóbora
Por serem ricas em zinco, as sementes de abóbora favorecem a reparação do cabelo e fortalece as suas fibras, além de participar na formação do sebo do couro cabeludo, aumentando o brilho dos fios.
Como consumir: é aconselhado consumir ¼ de xícara dessas sementes por dia, que podem ser consumidas ao natural ou adicionadas em preparações como saladas, pães e biscoitos.
Confira, no vídeo a seguir, todos os benefícios e como consumir a semente de abóbora:
Benefícios e como usar a SEMENTE DE ABÓBORA
06:26 | 135.577 visualizações10. Ovo
O ovo é um alimento rico em biotina, uma vitamina do complexo B que melhora a estrutura da queratina, promovendo o crescimento do cabelo, além de favorecer a produção de queratina, dando mais brilho e elasticidade aos fios. Confira mais benefícios do ovo.
Como consumir: o ovo pode ser consumido no almoço, jantar ou nas pequenas refeições ao longo do dia. A quantidade recomendada de ovo é de 1 a 2 unidades por dia.
Exemplo de cardápio para o cabelo crescer
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para ajudar o cabelo a crescer:
Os tipos e as quantidades de alimentos no cardápio variam conforme a idade, o sexo, a prática de atividade física e o estado de saúde da pessoa. Por isso, é recomendado consultar um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e seja elaborado um plano alimentar adequado às necessidades individuais.
Assista o vídeo seguinte e saiba mais sobre os alimentos que ajudam o cabelo a crescer mais rápido: