Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para o cabelo crescer mais rápido

A dieta que deve ser seguida para o cabelo cresça de forma saudável, com mais brilho e mais rápido deve conter alimentos ricos em proteínas, vitaminas A, C, E e do complexo B e minerais como ferro, zinco e selênio.

Esses nutrientes previnem o dano causado por agente externos e atuam como antioxidantes evitando o dano causado pelos radicais livres, além de fornecerem aminoácidos, no caso das proteínas, que promovem o crescimento do cabelo, e, por isso, é importante realizar uma alimentação equilibrada e saudável que forneçam todos os nutrientes em conjunto.

Dieta para o cabelo crescer mais rápido

Alimentos que devem ser incluídos

Os alimentos que ajudam o cabelo a crescer mais rápido e de forma saudável são:

1. Proteínas

Os alimentos ricos em proteínas fornecem os aminoácidos necessários para a formação de queratina e de colágeno, os quais fazem parte da estrutura do cabelo, dando elasticidade, brilho e protegendo de substâncias agressoras, como os raios UV do sol e a poluição, por exemplo.

O que comer: carnes, peixes, ovos, leite, queijos, iogurte e gelatina sem açúcar. Em alguns casos, poderia ser recomendado também o uso de suplemento de colágeno.

2. Vitamina A

A vitamina A é necessária para o crescimento das células do cabelo, além de participar da formação de sebo produzido pelas glândulas sebáceas, que é uma substância oleosa que protege o cabelo, mantendo-o hidratado e saudável, favorecendo o seu crescimento.

O que comer: cenoura, batata doce, abóbora, manga, pimentão e mamão.

3. Vitamina C

A vitamina C é essencial para a formação de colágeno no organismo e para a absorção de ferro a nível intestinal, que é um mineral importante para o crescimento do cabelo.

Além disso, devido a sua ação antioxidante, a vitamina C também ajuda a melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo e protege as fibras do cabelo do estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

O que comer: laranja, limão, morango, kiwi, abacaxi, acerola, brócolis, tomate, entre outros.

4. Vitamina E

A vitamina E, igual à vitamina C, possui propriedades antioxidantes que favorecem a saúde do cabelo, já que cuida da integridade das fibras e aparentemente melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, fazendo com que o cabelo cresça de forma saudável e com brilho.

O que comer: sementes de girassol, avelãs, amendoim, amêndoas, pistache, entre outros.

5. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são necessárias para o metabolismo do organismo de forma geral, ajudando a obter a energia necessária para o organismo a partir dos alimentos que são consumidos.

Uma das principais vitaminas do complexo B que são essenciais para o cabelo é a biotina, também conhecida como vitamina B7, isso porque melhora a estrutura da queratina, promovendo o crescimento do cabelo.

O que comer: levedura de cerveja, banana, cereais fortificados, frutos secos como amendoim, nozes, amêndoas, farelo de aveia, salmão.

6. Ferro, zinco e selênio

Alguns minerais como o ferro, o zinco e o selênio são essenciais para o crescimento do cabelo.

O ferro faz parte das células vermelhas do sangue, que são responsáveis por transportar o oxigênio no sangue e levar até o couro cabeludo. O zinco favorece a reparação do cabelo e fortalece as suas fibras, além de participar na formação do sebo do couro cabeludo, aumentando seu brilho e suavidade. O selênio é um elemento importante para a síntese de mais de 35 proteínas e foi verificado que a deficiência está associada com a queda de cabelo e perda de pigmentação.

O que comer: os alimentos ricos em ferros são feijão, beterraba, mariscos, cacau em pó e sardinhas. Os alimentos ricos em zinco são as ostras, sementes de abóbora, frango e amêndoas. Os alimentos ricos em selênio são a noz do brasil, queijos, arroz e feijão.

Cardápio para o cabelo crescer mais rápido

A tabela a seguir traz uma opção de cardápio que pode ajudar o cabelo a crescer mais rápido e de forma saudável:

Refeições principaisDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 xícara de iogurte natural com pedaços de kiwi e granola sem açúcar + 1 colher de sopa de sementes de linhaça

1 xícara de café sem açúcar + 2 panquecas médias com farinha de aveia e 1 colher de sopa de levedura de cerveja, com creme de avelã e morango em pedaços

1 copo de suco de laranja sem açúcar + omelete com tomate e cebola + 1 fatia de melancia
Lanche da manhã1 copinho de gelatina sem açúcar + 30 g de amêndoas1 copo de iogurte natural com mamão e 1 colher de sopa de sementes de abóbora, 1 colher de sopa de levedura de cerveja + 1 castanha do Pará1 banana esquentada 20 segundos no microondas com 1 colher de chá de canela e 1 colher de chá de aveia em flocos
Almoço/ jantarPeito de frango acompanhado com 1/2 xícara de arroz, 1/2 xícara de feijão e 1 a 2 xícaras de salada de cenoura, alface e abacaxi, temperado com 1 colher de chá de azeite de oliva1 filé de peixe com batata doce e cebola ao forno e salada caprese (tomate + queijo mozarela + manjericão) temperada com azeite de oliva e pimenta + 1 tangerina

Filé de carne com 1/2 xícara de arroz e 1/2 xícara de lentilha + salada de beterraba com cenoura e salsa fresca + 1 maçã

Lanche da tardeTorrada integral com queijo ricota temperada com salsa fresca e um pouco de alho e cebolaPalitos de cenoura com húmus + 1 ovo cozido1 copo de suco de morango + 30 gramas de frutos secos combinados

As quantidades incluídas no cardápio variam de acordo com a idade, gênero, atividade física e se possui alguma doença associada ou não, por isso é importante consultar o nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e seja elaborado um plano nutricional adequado às necessidades da pessoa. Além disso, esse menu é rico em proteínas e não deve ser realizado por pessoas com problemas renais sem orientação profissional.

Suco para o cabelo crescer mais rápido

Uma boa maneira de consumir todos os nutrientes para fazer com que o cabelo cresça mais rápido e forte, além de diminuir a sua queda, é através do suco de frutas, vegetais, sementes e frutos secos.

Ingredientes

  • 1/2 cacho de uvas;
  • 1/2 laranja (com bagaço);
  • 1/2 maçã gala;
  • 4 tomates cereja;
  • 1/2 cenoura;
  • 1/4 pepino;
  • 1/2 limão;
  • 1/2 copo de água;
  • 150 mL de iogurte natural;
  • 6 nozes ou amêndoas ou 1 castanha do Pará;
  • 1 colher de sopa de levedura de cerveja.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, depois adicionar o suco de 1/2 limão. Tomar 2 vezes ao dia, em 2 dias da semana ou tomar 1 copo diariamente.

Assista o vídeo seguinte e saiba mais sobre os alimentos que fortalecem o cabelo e ajudam a crescer mais rápido:

Bibliografia >

  • COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 365-385; 409-428; 645-669; 695-720.
  • EVERTS Helen. Endogenous retinoids in the hair follicle and sebaceous gland. Biochimica et Biophysica Acta. 1821. 1; 222-229, 2012
  • HIND Almohanna; AZHAR Ahmed. The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther Journal. 9. 1; 51-70, 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem