6 receitas caseiras para crescer o cabelo

Outubro 2021

Existem algumas receitas caseiras, como o tônico de chá verde, a loção de tomilho e vinagre de maçã ou o shampoo de alfazema e alecrim, que estimulam o cabelo a crescer, pois melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo e o fornecimento de nutrientes, além de fortalecerem e hidratarem os fios. 

No entanto, para manter o crescimento saudável dos fios, também é importante manter uma boa hidratação do corpo, bebendo pelo menos 8 copos de água por dia e fazendo uma alimentação nutritiva rica em vitaminas e minerais essenciais para os folículos do cabelo, incluindo carne magra, queijo, leite, frutas, legumes e vegetais frescos. Veja os melhores alimentos para o cabelo crescer rápido

Além disso, quando o cabelo não cresce de forma adequada ou existe queda de cabelo acentuada, deve-se consultar um dermatologista para iniciar o tratamento mais adequado, já que pode estar relacionado a problemas de saúde como alterações hormonais ou carência de vitaminas e minerais, por exemplo.

6 receitas caseiras para crescer o cabelo

Algumas receitas caseiras para crescer o cabelo são:

1. Tônico de chá verde

O tônico de chá verde, preparado com a planta medicinal Camellia sinensis, é rico em catequinas que são substâncias que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação do couro cabeludo, além de aumentar o fornecimento de nutrientes para o fio de cabelo, o que pode ajudar a estimular seu crescimento.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e deixar esfriar. Lavar o cabelo com shampoo, enxaguar e aplicar o tônico de chá verde no couro cabeludo, massageando e deixando agir por 30 minutos. Após esse tempo, enxaguar o cabelo e usar o condicionador de costume.

Outra forma de usar o chá verde para estimular o crescimento dos cabelos é na forma de infusão ou extrato natural. No entanto, por conter cafeína na sua composição, o chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou pressão alta.  Além disso, deve ser utilizado com orientação médica pois seu uso em excesso pode prejudicar o fígado.

2. Loção de tomilho e vinagre de maçã

A loção de tomilho e vinagre de maçã ajuda a limpar, tonificar e estimular o couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios.

Além disso, o vinagre de maçã tem um pH ácido que ajuda a balancear a acidez do couro cabeludo e também tem ação antisséptica, ajudando a controlar as bactérias ou fungos que podem causar problemas no couro cabeludo e no cabelo, e que dificultam o crescimento dos fios.

Ingredientes

  • 100 mL de vinagre de maçã;
  • 10 gotas de óleo essencial de tomilho.

Modo de preparo

Misturar bem os ingredientes em um recipiente limpo e seco. Aplicar no couro cabeludo, massageando por 5 minutos. Em seguida lavar com água morna e o shampoo de uso habitual. Essa loção pode ser usada por até 6 meses. 

3. Shampoo de alfazema e alecrim

O shampoo de alfazema e alecrim preparado com o óleo essencial dessas plantas, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, ajudando a fortalecer os fios e estimulando o crescimento do cabelo.

Ingredientes

  • 60 mL de shampoo natural sem cheiro;
  • 60 mL de água;
  • 20 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim.

Modo de preparo

Juntar todos os ingredientes em um frasco limpo e seco e usar como shampoo da mesma forma que o shampoo habitual, massageando o couro cabeludo e enxaguando em seguida.

4. Tônico de gel de babosa e óleo de jojoba

O tônico de gel de babosa e óleo de jojoba é uma boa opção para manter os folículos dos fios saudáveis e ajudar na regeneração das células do couro cabeludo, estimulando o cabelo a crescer mais rápido e forte.

Além disso, os óleos presentes na sua fórmula ajudam a hidratar e dar brilho aos fios do cabelo.

Ingredientes 

  • 1 colher (de chá) de óleo de jojoba;
  • 60 mL de gel da folha de babosa;
  • 15 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 10 gotas de óleo essencial de cedro-das-atlas (Cedrus atlântica).

Modo de preparo

Lavar, cortar a folha de babosa, e retirar o gel que tem dentro da folha. Adicionar o gel da folha de babosa em um recipiente limpo e seco, e adicionar o óleo de jojoba, o óleo essencial de alecrim e o óleo essencial de cedro-do-atlas. Misturar bem todos os ingredientes e passar no couro cabeludo na noite anterior à lavagem do cabelo, fazendo uma suave massagem. Guardar o que sobrar em local fresco, em um recipiente de vidro escuro.

Ao preparar esse tônico, é importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha.

5. Solução de saw palmetto

Alguns estudos mostram que a solução de saw palmetto, preparado com a planta medicinal Serenoa repens, tem ação anti-inflamatória e antiandrogênica, que age inibindo uma enzima que transforma a testosterona na sua forma mais ativa, levando ao enfraquecimento e queda dos fios. Assim, esta solução pode ajudar a diminuir a queda de cabelo e estimular o crescimento de novos fios. 

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) do pó de saw palmetto;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo 

Colocar 1 colher (de sopa) do pó de saw palmetto em 1 copo de água. Misturar até dissolver o pó completamente. Aplicar no couro cabeludo, massageando por 5 minutos. Em seguida lavar o cabelo e enxaguar. A solução de saw palmetto deve ser usada 1 vez por dia, por pelo menos 12 semanas. 

6. Condicionador de alecrim, tomilho e rosas

O condicionador de alecrim, tomilho e rosas, possui propriedades estimuladoras do couro cabeludo que previnem a queda e promovem o crescimento do cabelo.

Além disso, esse condicionador ajuda a hidratar o cabelo mantendo os fios saudáveis, podendo ser usado para todos os tipos de cabelo.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de condicionador comum;
  • 3 colheres (de sopa) de infusão de tomilho, rosas e alecrim;
  • 1 colher (de chá) de óleo essencial de erva cidreira;
  • 3 gotas de óleo essencial de laranja;
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim.

Modo de preparo

Para preparar a infusão de tomilho, rosas e alecrim, deve-se adicionar adicionar 2 colheres (de chá) de folhas picadas de tomilho seco, 2 colheres (de chá) de folhas frescas de alecrim e 2 colheres (de chá) de rosas em 1 xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos.

Em um recipiente limpo e seco misturar bem todos os ingredientes e usar como condicionador habitual massageando o couro cabeludo, por uma semana se armazenado em temperatura ambiente ou por duas semanas se mantido em geladeira.

Assista o vídeo a seguir com outra receita caseira para crescer o cabelo forte e saudável:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • VUKOVIC, Laurel. 1001 Remédios Naturais. Porto: Dorling Kindersley, 2006. p. 97, p. 102.
  • CURTIS, Susan et al.. O livro de receitas das ervas medicinais. São Paulo: Dorling Kindersley, 2011. 321-322.
  • MURATA, K.; et al. Promotion of hair growth by Rosmarinus officinalis leaf extract. Phytother Res. 27. 2; 212-7, 2013
  • EVRON, E.; et al. Natural Hair Supplement: Friend or Foe? Saw Palmetto, a Systematic Review in Alopecia. Skin Appendage Disord. 6. 6; 329-337, 2020
  • KOCH, Wojciech; et al. Applications of Tea (Camellia sinensis) and Its Active Constituents in Cosmetics. Molecules. 24. 23; 4277, 2019
Mais sobre este assunto: