Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para imunidade baixa

A dieta para imunidade baixa ou dieta neutropênica é uma dieta que reduz as bactérias e outros microrganismos presentes nos alimentos, para proteger os pacientes que têm o sistema imune enfraquecido, de possíveis infecções como no caso de leucemia, transplante de medula óssea ou em pacientes que fazem quimioterapia, por exemplo.

Além disso, pode ser necessário fazer esta dieta por um período prolongado após a cirurgia ou tratamento, e inclusive, em alguns casos a alimentação passa por um processo de esterilização para garantir a destruição de qualquer microrganismo, que possa ter contaminado os alimentos durante ou após a sua preparação.

Esta dieta é necessária quando o paciente tem uma diminuição do número das células de defesa do organismo, com o nome de neutrófilos, para valores inferiores a 500 por mm3.

Como fazer a dieta para imunidade baixa

A dieta para imunidade baixa consiste principalmente em eliminar todos os alimentos crus da dieta, como salada de frutas, nozes ou saladas, por exemplo, comendo apenas alimentos cozidos como maçã cozida, sopa, ovo cozido ou pasteurizado.

Além disso, as bebidas que não tenham sido pasteurizadas, como suco de fruta natural, por exemplo, não podem ser consumidas porque podem conter microrganismos e provocar infecções para quem tem imunidade baixa. Desta forma, as únicas bebidas permitidas na dieta para imunidade baixa são as que foram sujeitas a um processo de pasteurização como o leite ultrapasteurizado ou alguns sucos de pacote.

Dieta para imunidade baixa
Dieta para imunidade baixa

Além da escolha de alimentos, é importante ter cuidados na preparação dos alimentos lavando muito bem as mãos, os utensílios de cozinha e verificando sempre a validade nos rótulos dos alimentos.

Cardápio da dieta para imunidade baixa

Um exemplo de cardápio para quem tem imunidade baixa pode ser:

  • Café da manhã - leite ultrapasteurizado com cereais e maçã cozida.
  • Almoço - coxa de frango bem grelhada com arroz cozido e cenoura cozida. Para sobremesa banana cozida.
  • Lanche - suco de frutas pasteurizado e pão com queijo pasteurizado.
  • Jantar - pescada cozida com batata cozida e brócolis cozidos. Pera cozida para sobremesa.

A dieta para imunidade baixa deve ser acompanhada pelo nutricionista ou médico, pois pode ser necessário fazer suplementação para garantir que o paciente tem todos os nutrientes necessários ao organismo.

Confira todas as dicas no vídeo preparado pela nossa nutricionista:

Veja também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...