9 benefícios do morango para a saúde

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
maio 2022

O morango é uma fruta rica em vitamina C, potássio e compostos antioxidantes, que fornecem diversos benefícios para a saúde, como ajudar a diminuir o colesterol, melhorar a capacidade cognitiva e prevenir doenças, como Alzheimer e câncer, por exemplo.

O morango possui poucas calorias e contém boas quantidade de água e fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade entre as refeições, além de equilibras os níveis de açúcar no sangue, sendo uma fruta ideal para incluir nas dietas para baixar de peso e controlar a diabetes.

Essa fruta pode ser consumida de diferentes maneiras, podendo ser consumida em sua forma natural ou incluída em sobremesas, sucos, vitaminas, iogurtes ou saladas. No entanto, antes de comer o morango é importante lavar e desinfetar bem a fruta.

Os principais benefícios do morango para a saúde são:

1. Ajuda a diminuir o colesterol

O morango contém polifenois, principalmente antocianinas, que são componentes antioxidantes que ajudam a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL no sangue, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares como aterosclerose, derrame cerebral e infarto de miocárdio.

Além disso, o morango é rico em fibras solúveis que também ajudam a diminuir a absorção de colesterol e gordura através do intestino, fazendo com que sejam eliminadas nas fezes.

2. Controla a pressão arterial

O morango contém antioxidantes e são ricas em potássio e água, os quais promovem a saúde arterial e aumentam a eliminação do excesso de sódio do organismo através da urina, ajudando a prevenir e a controlar a hipertensão arterial.

3. Regula o açúcar no sangue

O morango tem boas quantidades de fibras solúveis e polifenois que influenciam na digestão dos carboidratos, já que parecem atrasar a absorção de glicose no organismo, ajudando a controlar o açúcar no sangue quando consumido com outros alimentos ricos em carboidratos, sendo útil em pessoas que possuem pré-diabetes ou diabetes.

4. Melhora a capacidade cognitiva

Os morangos são ricos em flavonoides, que ajudam a melhorar a memória, já que podem ajudar a aumentar o fluxo de sangue no cérebro e estimular a atividade dos neurotransmissores.

Além disso, o morango é rico em antocianina, cobre e vitamina C, de forma que o seu consumo diário pode estar associado com o atraso da deterioração cognitiva, além de reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como demência ou Alzheimer.

5. Ajuda na perda de peso

Os morangos possuem boa quantidade de água e fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos. Além disso essa fruta é rica em antioxidantes que ajudam a diminuir o acúmulo de gordura no organismo, além de conter potássio, sendo útil para combater a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço do corpo e contribuindo para a perda de peso.

6. Ajuda a manter a pele firme

A vitamina C presente no morango é um dos principais componentes que o corpo utiliza para a produção de colágeno que é responsável pela firmeza pele, além de ajudar a prevenir a formação de rugas e o envelhecimento prematuro.

7. Mantém a saúde dos olhos

A zeaxantina é um carotenoide responsável por dar a cor vermelha à fruta e que está presente tanto no morango como no olho humano. Quando ingerido, este composto ajuda a proteger o olho da luz solar e dos raios ultravioletas do sol, prevenindo o aparecimento de cataratas no futuro, por exemplo.

8. Melhora o funcionamento do sistema imune

Os morangos são uma fruta com elevado conteúdo em vitamina C, uma vitamina que ajuda a fortalecer o sistema imunitário e a aumentar a produção de células de defesa, fortalecendo a resistência natural do corpo a infecções, como gripes ou resfriados, por exemplo.

9. Ajuda na prevenção do câncer

O morango contém grande quantidade de fitoquímicos bioativos, como os polifenois, lignanos e triterpenoides, que possuem propriedade anticancerígena, já que atua contra os danos resultantes do estresse oxidativo e da inflamação, além de ajudar a controlar o crescimento e desenvolvimento de células cancerosas.

Informação nutricional

A tabela a seguir indica as informações nutricionais presentes em 100 gramas de morangos:

Componentes

Quantidade em 100 g

Energia

36 calorias
Água90,8 g

Proteína

0,6 g

Gordura

0,2 g

Carboidratos

7,96 g

Fibra

2 g

Vitamina C

59,6 mg

Vitamina B947 mcg
Potássio161 mg
Zinco0.1 mg
Cobre0,035 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios do morango, essa fruta deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Como desinfectar os morangos

Os morangos devem ser desinfectados no momento em que serão consumidos, pois fazer a desinfecção antes pode modificar sua cor, sabor ou consistência. Para fazer uma correta desinfecção da fruta deve-se:

  1. Lavar os morangos com bastante água, sem retirar as folhas;
  2. Colocar os morangos num recipiente com 1 litro de água com 1 xícara de vinagre;
  3. Lavar os morangos com a mistura de água e vinagre por 1 minuto;
  4. Retirar os morangos e secar numa folha de papel toalha.

Outra forma de desinfectar os morangos consiste em usar produtos especiais para desinfecção de frutas e vegetais que podem ser comprados no mercado. Neste caso, o produto deve ser utilizado de acordo com as orientações da embalagem.

Receita saudáveis com morango

O morango é uma fruta de sabor ácido e adocicado, ótima para ser incluída como sobremesa, além de contém apenas 5 calorias por unidade.

Confira receitas saudáveis com morango, diversificando a forma de usar esta fruta no dia-a-dia.

1. Salada de morango e melão

Esta é uma receita de salada fresca para acompanhar o almoço ou jantar.

Ingredientes

  • Meia alface-icebergue
  • 1 melão pequeno
  • 225 g de morangos fatiados
  • 1 pedaço de pepino com 5 cm, finamente fatiado
  • Raminho de hortelã fresca

Ingredientes para o molho

  • 200 ml de iogurte natural
  • 1 pedaço de pepino com 5 cm descascado
  • Algumas folhas de hortelã fresca
  • Meia colher de chá de casca ralada de limão
  • 3-4 cubos de gelo

Modo de preparo

Colocar a alface em um recipiente, acrescentar os morangos e o pepino sem a casca. A seguir, triture todos os ingredientes do molho no liquidificador. Servir a salada com um pouco de molho por cima.

2. Mousse de morango

Ingredientes

  • 300 g de morangos congelados
  • 100 g de iogurte natural
  • 2 colheres de sopa de mel

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 4 minutos. O ideal é que o mousse seja servido logo após o preparo.

3. Geleia de morango

Ingredientes

  • 250 g de morango
  • 1/3 de suco de limão
  • 3 colheres de açúcar mascavo
  • 30 ml de água filtrada
  • 1 colher de chia

Modo de preparo

Cortar os morangos em cubos pequenos. A seguir em uma panela antiaderente adicionar os ingredientes e cozinhar por 15 minutos em fogo médio. Estará pronto quando perceber que o morango esta quase completamente derretido.

Reservar em pote de vidro, e manter na geladeira por no máximo 3 meses.

4. Bolo de morango

Ingredientes

  • 350 g de morango
  • 3 ovos
  • 1/3 xícara de óleo de coco
  • 3/4 xícara de açúcar mascavo
  • pitada de sal
  • 3/4 xícara de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de quinoa em flocos
  • 1/2 xícara de araruta
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Em um recipiente misturar os ingredientes secos, logo após adicionar os líquidos um a um, até obter uma massa homogênea, por ultimo acrescentar o fermento e mistura-lo levemente na massa.

Levar ao forno pré aquecido a 180º por 25 minutos, em forma juntada com óleo de coco e farinha de arroz.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Morango. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?18218>. Acesso em 21 jul 2020
  • ARQ BRAS OFTALMOL. Pigmentos maculares. 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/abo/v72n6/21.pdf>. Acesso em 16 jul 2020
Mostrar bibliografia completa
  • Research at the crossroads of nutrition and neuroscience. Disponível em: <https://cnlm.illinois.edu/>. Acesso em 16 jul 2020
  • FIBRA ALIMENTAR – INGESTÃO ADEQUADA E EFEITOS SOBRE A SAÚDE DO METABOLISMO. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302013000600001&lng=en>. Acesso em 16 jul 2020
  • REV BRAS MED ESPORTE. Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbme/v8n6/v8n6a06.pdf>. Acesso em 16 jul 2020
  • UINATO, Éricka Esteves et al. Aspectos Nutricionais e Funcionais do Morango. Visão Acadêmica. v.8. n.1; 2007
  • MANELA-AZULAY, Mônica et a. Vitamina C. An. Bras. Dermatol.. Anais Brasileiros de Dermatologia. v. 78, n. 3, . http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962003000300002&lng=en&nrm=iso; p. 265-272,, 2003
  • MORANGO. Composição de Alimentos. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?18218>. Acesso em 16 jul 2020
  • CARR Anitra, MAGGINI Silvia. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 9. 11; 2017
  • HUANG Zhiyi, LIU Yu et al. Role of Vitamin A in the Immune System. Journal of Clinical Medicine. 7. 9; 2018
  • COSTA Eronita. Nutrição & Fitoterapia. 2º. Brasil: Vozes Ltda, 2011. 226-228.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.