Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer uma alimentação rica em ferro para curar a anemia

Para combater a anemia por deficiência de ferro, também chamada de anemia ferropriva, é recomendado aumentar o consumo de alimentos ricos nesse mineral, como carne e legumes, por exemplo. Assim, há ferro suficiente circulante e capaz de constituir a hemoglobina, restabelecendo o transporte de oxigênio no sangue e aliviando os sintomas.

A anemia ferropriva é mais comum em pessoas debilitadas, crianças em fase de crescimento e que possuem alimentação inadequada e em mulheres grávidas. O melhor ferro para o organismo é o que está presente em alimentos de origem animal, pois ele é absorvido em maior quantidade pelo intestino. Além disso, alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi e abacaxi, ajudam a aumentar a absorção de ferro no organismo.

Como fazer uma alimentação rica em ferro para curar a anemia

Alimentos ricos em ferro

É importante que os alimentos ricos em ferro tanto de origem animal quanto de origem vegetal sejam consumidos diariamente, pois assim é possível ter quantidades adequadas de ferro circulantes no sangue.

Alguns dos alimentos ricos em ferro mais indicados em caso de anemia são fígado, coração, carnes, mariscos, aveia, farinha de centeio integral, pão, coentro, feijão, lentilha, soja, gergelim e linhaça, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em ferro.

Além disso, é importante consumir alimentos que ajudem a aumentar a absorção de ferro no organismo, como frutas e sucos ricos em vitamina C, como laranja, tangerina, abacaxi e limão, por exemplo. Veja algumas receitas de suco para anemia.

Opção de cardápio para Anemia

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias de dieta rica em ferro para tratar a anemia.

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã

1 copo de leite com 1 colher de sopa de linhaça + pão integral com manteiga

180 ml de iogurte natural com cereal matinal integral1 copo de leite com 1 col de sopa de achocolatado + 4 torradas integrais com geleia de fruta sem açúcar
Lanche da manhã1 maçã + 4 bolachas Maria3 castanhas + 3 torradas integrais1 pera + 4 bolachas de água e sal
Almoço/Jantar

130 g de carne + 4 col de arroz integral + 2 col de sopa de feijão + salada com 1 col de sopa de gergelim + 1 laranja

120 g de bife de fígado + 4 col de sopa de arroz integral + salada com 1 col de sopa de linhaça + 2 rodelas de abacaxi130 g de frango com fígado e coração + 4 col de sopa de arroz + 2 col de lentilha + salada com 1 col de sopa de gergelim + suco de caju
Lanche da tarde1 iogurte natural + pão integral com presunto de peru1 copo de leite + 4 torradas integrais com ricota1 iogurte natural + 1 pão integral com manteiga

É importante lembrar que os alimentos ricos em cálcio como leite, iogurte ou queijo, não devem ser consumidos juntamente com os alimentos ricos em ferro, pois o cálcio dificulta a absorção de ferro pelo organismo. Na dieta vegetariana, as melhores fontes alimentares de ferro, que são os alimentos de origem animal, não são consumidas e, por isso, a falta de ferro pode acontecer com mais frequência.

Veja também algumas dicas para curar a anemia.

Confira outras dicas no vídeo a seguir sobre a alimentação para anemia:

Tratamento para Anemia

859 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem