Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é o Desenvolvimento do bebê com Síndrome de Down

O desenvolvimento psicomotor do bebê com síndrome de Down é mais lento que os bebês da mesma idade mas com a devida estimulação precoce, que pode iniciar logo no primeiro mês de vida, estes bebês poderão ser capazes de sentar, engatinhar, andar e falar, mas se eles não forem estimulados para isso, estes marcos do desenvolvimento vão acontecer ainda mais tarde. 

Enquanto que um bebê que não possui Síndrome de Down é capaz de sentar-se sem apoio e manter-se sentado por mais de 1 minuto, por volta dos 6 meses de idade, o bebê com síndrome de Down devidamente estimulado poderá ser capaz de sentar-se sem apoio por volta dos 7 ou 8 meses, enquanto que os bebês com síndrome de Down que não são estimulados poderão sentar-se por volta dos 10 a 12 meses de idade.

Quando o bebê vai sentar, engatinhar e andar

O bebê com Síndrome de Down tem hipotonia, que é uma fraqueza de todos os músculos do corpo, devido a imaturidade do sistema nervoso central e por isso a fisioterapia é muito útil para estimular o bebê a segurar a cabeça, sentar, engatinhar, ficar de pé e andar.

Em média, os bebês com Síndrome de Down:

 Com síndrome de Down e faz fisioterapiaSem Síndrome
Segura a cabeça7 meses3 meses
Fica sentado10 meses5 a 7 meses
Consegue rolar sozinho8 a 9 meses5 meses
Começa a engatinhar11 meses 6 a 9 meses
Consegue ficar de pé com pequena ajuda13 a 15 meses9 a 12 meses
Bom controle de pé20 meses1 mês depois de ficar de pé
Começa a andar20 a 26 meses9 a 15 meses
Começa a falarPrimeiras palavras por volta dos 3 anosJunta 2 palavras numa frase aos 2 anos

Essa tabela reflete a necessidade da estimulação psicomotora para os bebês com síndrome de Down e esse tipo de tratamento deve ser realizada pelo fisioterapeuta e pelo psicomotricista, embora a estimulação motora feita pelos pais em casa seja igualmente benéfica e complementa o estímulo que o bebê com Síndrome de Down precisa diariamente.

Quando a criança não faz fisioterapia, esse período pode ser muito maior e a criança pode começar a andar somente perto dos 3 anos de idade, o que pode prejudicar sua interação com as outras crianças da mesma idade.

Saiba como são os exercícios para ajudar o bebê a se desenvolver mais rápido

Onde fazer fisioterapia para Síndrome de Down

Existem diversas clínicas de fisioterapia aptas para o tratamento da criança com Síndrome de Dow, mas deve-se preferir aquelas que tenham especialidade para o tratamento através da estimulação psicomotora e de disfunções neurológicas. 

Os bebês com síndrome de Down provenientes de famílias com baixos recursos financeiros podem participar dos programas de estimulação psicomotora da APAE, Associação dos pais e amigos dos Excepcionais espalhados por todo o país. Nestas instituições eles serão estimulados motoramente e a realizar trabalhos manuais e farão os exercícios que vão ajudar no seu desenvolvimento. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...