Desenvolvimento do bebê - 29 semanas de gestação

Atualizado em janeiro 2024
29 semanas de gravidez
Faltam 12 semanas
abóbora verde
O seu bebê é do tamanho de uma abóbora verde.
Equivale ao mês:
2ª semana do 7º mês
Equivale aos dias:
197 a 203 dias de gestação

Na 29ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado por começar a controlar melhor o ritmo da respiração e da temperatura do corpo devido ao desenvolvimento do cérebro que comanda melhor essas funções. 

O bebê já tem a pele menos enrugada devido ao acúmulo de gordura sobre a pele e os ossos estão ficando cada vez mais rígidos.

Durante essa semana, a mulher pode continuar a ter sintomas de cãibras nas pernas, ou contrações de Braxton-Hicks, e podem surgir cansaço excessivo e aumento dos pés que podem ficar mais largos e compridos.

Imagem ilustrativa número 1

Desenvolvimento do bebê

Na 29ª semana da gestação, os principais marcos do desenvolvimento são:

  • Os órgãos e os sentidos do bebê continuam se desenvolvendo e novas células se multiplicam a todo instante;
  • A cabeça está crescendo e o cérebro encontra-se bastante ativo, ganhando nesta semana a função de controlar o ritmo da respiração e da temperatura do corpo;
  • A pele do bebê começa a ficar mais grossa e menos enrugada, estando com a cor mais avermelhada;
  • Os ossos encontram-se cada vez mais rígidos, consumindo mais cálcio proveniente da dieta da mulher.

Nesta semana da gestação, se o bebê for um menino, os testículos descem de perto dos rins até a virilha, na direção do saco escrotal.

No caso das meninas, o clitóris fica um pouco mais saliente, porque ainda não foi coberto pelos lábios vaginais, o que só irá ocorrer por completo nas últimas semanas antes do nascimento.

Tamanho e peso do bebê

O tamanho do bebê com 29 semanas de gestação é de cerca de 37 centímetros medidos da cabeça aos pés e cerca de 26,4 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de uma abóbora verde. 

O peso do bebê nessa semana é cerca de 1,25 Kg.

Mudanças no corpo da mulher

Na 29ª semana de gravidez, devido a pressão do útero sobre o intestino e diminuição dos movimentos intestinais, a mulher pode apresentar prisão de ventre. Além disso, os sintomas de contração de Braxton Hicks, cãibras nas pernas ou azia podem continuar.  

Nesta fase da gestação, também é comum a mulher apresentar cansaço excessivo, e devido às alterações hormonais normais na gravidez, os pés podem ficar mais largos e longos, sendo recomendado usar sapatos maiores.

Cuidados durante a 29ª semana

Na 29ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Prisão de ventre: deve-se manter o corpo hidratado, bebendo pelo menos 8 copos de água por dia e comer mais fibras na forma de grãos inteiros, frutas e vegetais frescos. Praticar exercícios físicos regularmente recomendados pelo médico, também podem ajudar a melhorar o trânsito intestinal e aliviar esse desconforto;
  • Azia: não deitar após as refeições e comer em pequenas quantidades em intervalos menores de 2 a 3 horas podem ajudar a aliviar esse desconforto. Outra medida importante é evitar beber líquidos durante as refeições e evitar comer frituras, comidas apimentadas ou muito condimentadas. Veja outras dicas de como aliviar a azia na gravidez;
  • Contrações de Braxton-Hicks: movimentar o corpo ou fazer exercícios físicos recomendados pelo médico ajudam a aliviar o desconforto das contrações. No entanto se a contração for forte, muito frequente ou acompanhada de outros sintomas como dor nas costas, sangramento vaginal ou corrimento líquido, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois a mulher pode ter entrado em trabalho de parto. Saiba identificar os sinais de trabalho de parto;
  • Cãibras nas pernas: fazer um pouco de exercício físicos, alongando suavemente a panturrilha, massagear a panturrilha, aplicar compressas quentes, ou utilizar suplementos como cálcio, magnésio ou vitamina B recomendados pelo médico, podem ajudar a diminuir as cãibras. Além disso, é importante manter o corpo hidratado, tomando pelo menos 8 copos de água por dia, para ajudar a melhorar a circulação sanguínea nas pernas e evitar as cãibras; 
  • Cansaço excessivo: descansar durante o dia, se possível, ir para a cama um pouco mais cedo à noite, podem ajudar a diminuir o cansaço e aumentar a disposição.

É importante manter uma alimentação balanceada incluindo frutas, verduras e legumes frescos e comer pequenas porções, mas de forma frequente para garantir que os nutrientes cheguem ao bebê, beber pelo menos 8 copos de água por dia, praticar atividades físicas recomendadas pelo médico e descansar sempre que possível. Confira como deve ser a alimentação na gravidez

Além disso, é recomendado aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio como leite, queijo, espinafre, sardinha e brócolis, que é essencial para fortalecer os ossos do bebê. Veja a lista completa de alimentos ricos em cálcio.

Durante toda a gravidez, é importante continuar tomando as vitaminas e suplementos indicados pelo médico e evitar o uso de medicamentos por conta própria.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro