Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 29 semanas de gestação

O desenvolvimento com 29 semanas de gestação, que são 7 meses de gravidez, é marcado pelo posicionamento do bebê na melhor posição para vir ao mundo, geralmente de cabeça para baixo no útero, permanecendo assim até o parto.

Mas se o seu bebê ainda não virou, não se preocupe porque ele ainda tem muitas semanas pela frente para mudar de posição.

Desenvolvimento do feto com 29 semanas de gestação

Ás 29 semanas, o bebê é bastante ativo, mudando de posição constantemente. Mexe e brinca bastante com o cordão umbilical dentro da barriga da mãe, o que causa tranquilidade ao saber que está tudo bem, mas também pode provocar algum incômodo, pois alguns bebês podem mexer muito durante a noite, atrapalhando o descanso da mãe.

Os órgãos e sentidos continuam desenvolvendo e novas células se multiplicam a todo instante. A cabeça está crescendo e o cérebro encontra-se bastante ativo, ganhando nesta semana a função de controlar o ritmo da respiração e da temperatura do corpo a partir do nascimento. A pele deixa de estar enrugada, estando agora avermelhada. O esqueleto do bebê encontra-se cada vez mais rígido.

Se for menino, nesta semana os testículos descem de perto dos rins até a virilha, na direção do saco escrotal. No caso das meninas, o clitóris fica um pouco mais saliente, porque ainda não foi coberto pelos lábios vaginais, fato que só irá ocorrer por completo nas últimas semanas antes do nascimento.

Tamanho do feto com 29 semanas de gestação

O tamanho do feto com 29 semanas é de aproximadamente 36.6 centímetros de comprimento e pesa cerca de 875 g.

Fotos do feto com 29 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê - 29 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 29 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 29 semanas de gestação

Alterações na mulher com 29 semanas de gravidez

As alterações na mulher com 29 semanas são a ocorrência de possível dormência e aumento do inchaço nas mãos e pés, provocando dores e varizes, devido a dificuldades na circulação do sangue. Orienta-se o uso de meia elástica, elevação das pernas por alguns minutos, especialmente ao fim do dia, uso de sapatos confortáveis, realização de caminhadas leves e evitar ficar em pé por muito tempo. O colostro, que é o primeiro leite produzido, pode sair do peito da mãe e tem um aspecto amarelado. Em algumas mulheres pode haver aumento na secreção vaginal.

Existe também a possibilidade de começarem a ocorrer algumas contrações, normalmente sem dores e de curta duração. São conhecidas como contrações de Braxton-Hicks e irão preparar o útero para o momento do parto.

A frequência urinária pode aumentar devido á compressão da bexiga pelo aumento crescente do útero. Se isso ocorrer é importante falar com o médico para que seja descartada qualquer possibilidade de infecção urinária.

Nesta fase da gravidez, a mulher normalmente tem um aumento de peso de aproximadamente 500 g por semana. Se for ultrapassado esse valor, é importante a orientação por um profissional qualificado no sentido de evitar o ganho de peso excessivo, pois pode ser um dos primeiros sinais para o desenvolvimento de problemas de pressão alta na gravidez.

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Mais sobre este assunto:


Carregando
...