Desenvolvimento do bebê - 25 semanas de gestação

Semana de gestação: 25 semanas

Equivale ao mês: 3ª semana do 6º mês

Equivale aos dias: 169 a 175 dias de gestação

Na 25ª semana de gestação, o cabelo e os pêlos do corpo do bebê já estão bem crescidos e com a cor já definida, mas que pode mudar após o nascimento. O bebê ganha peso a cada dia, pois a camada de gordura sobre a pele continua a se desenvolver.

Durante essa semana, a mulher pode continuar a ter sintomas de azia ou refluxo, e podem surgir prisão de ventre e aumento da formação de gases intestinais. Além disso, algumas mulheres podem sentir o coração bater de forma mais acelerada devido ao aumento do volume de sangue no corpo, sendo uma condição normal na gravidez.

Desenvolvimento do bebê - 25 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê

Na 25ª semana da gestação, o cabelo da cabeça e o lanugo, que é uma fina camada de pêlos na pele do bebê, já estão bem crescidos e já começam a ter a cor definida, embora possa mudar depois do nascimento. A camada de gordura sobre a pele continua a se desenvolver e o bebê ganha peso a cada dia.

As glândulas supra-renais estão bem desenvolvidas e já liberam cortisol. A adrenalina e a noradrenalina também já começam a circular no organismo do bebê em situações de agitação e estresse.

Os vasos sanguíneos dos pulmões do bebê já estão formados e as células pulmonares já estão produzindo o surfactante, uma substância que reveste os alvéolos dos pulmões para auxiliar na troca de oxigênio durante a respiração após o nascimento.

Nesta semana da gestação, a medula óssea é o principal local de produção de células sanguíneas do bebê, que antes eram também produzidas pelo fígado.

Tamanho do bebê

O tamanho do feto com 25 semanas de gestação é de cerca de 22,4 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma couve flor. 

Mudanças no corpo da mulher

Na 25ª semana de gravidez, os sintomas de refluxo ou azia podem continuar, e a mulher pode ter prisão de ventre e aumento da formação de gases intestinais que ocorrem devido a à ação do hormônio progesterona que causa um relaxamento no intestino e diminuição do movimento das alças intestinais, além da compressão do intestino pelo útero.

Nesta fase da gestação, algumas mulheres podem sentir os batimentos do coração mais acelerados, que é normal durante a gravidez, pois devido ao aumento do volume sanguíneo, o coração trabalha mais e de forma mais rápida. 

Cuidados durante a 25ª semana

Na 25ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Refluxo ou azia: comer em pequenas quantidades, em intervalos menores de 2 a 3 horas e evitar comer comidas apimentadas ou frituras, podem ajudar a aliviar esse desconforto. Veja outras dicas de como aliviar o refluxo e a azia na gravidez;
  • Prisão de ventre e gases: comer mais fibras na forma de grãos inteiros, frutas e vegetais frescos, beber pelo menos 8 copos de água por dia para manter o corpo hidratado e praticar exercícios físicos regularmente recomendados pelo médico, podem ajudar a melhorar os movimentos do intestino e aliviar esses desconfortos;
  • Coração acelerado: descansar sempre que possível, beber um pouco de água, fazer um pequeno lanche, evitar tomar café ou bebidas que contenham cafeína como chá preto ou chá verde, podem ajudar a reduzir o desconforto. No entanto se a sensação de coração acelerado durar muito tempo, for muito frequente ou acompanhada de outros sintomas como dificuldade de respirar, falta de ar ou dor no peito, deve-se procurar ajuda médica imediatamente. Veja outras dicas de como controlar o coração acelerado na gravidez.

É importante realizar as consultas pré-natais durante a gravidez e seguir as orientações médicas, tomando os suplementos vitamínicos e o ácido fólico indicados pelo médico. 

Além disso, deve-se fazer atividades físicas como natação, hidroginástica, caminhada ou ioga, desde que liberadas pelo médico, e fazer uma alimentação balanceada e nutritiva para garantir o bom funcionamento do intestino, controlar o aumento do peso e fornecer nutrientes para o desenvolvimento saudável do bebê. Saiba mais sobre alimentação na gravidez.

Principais exames

Na 25ª semana da gestação, pode-se fazer os exames de sangue solicitados pelo médico, como hemograma e urina, para levar os resultados na próxima consulta pré-natal que deve ser realizada até o final da 27ª semana de gestação.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • JOHNSTON, Zoe C.; et al. The human fetal adrenal produces cortisol but no detectable aldosterone throughout the second trimester. BMC Med. 16(1). 23; 1-16, 2018
  • ESAN, A. J. Hematological differences in newborn and aging: A review study. Hematol Transfus Int J. 3. 3; 178-190, 2016
  • WARBURTON, D.; et al. Chapter Three - Lung Organogenesis. In: Current Topics in Developmental Biology. Elsevier, 2010. 73-158.
  • METZ, Torri D.; KHANNA. Evaluation and Management of Maternal Cardiac Arrhythmias. Obstet Gynecol Clin N Am. 43. 4; 729-745, 2016
  • ENRIQUEZ, A. D.; ECONOMY, K. E.; TEDROW, U. B. Contemporary management of arrhythmias during pregnancy. Circ Arrhythm Electrophysiol. 7. 5; 961-7, 2014
  • PARDI, Giorgio; CETIN, Irene. Human fetal growth and organ development: 50 years of discoveries. American Journal of Obstetrics and Gynecology. 194. 1088–1099, 2006
Mais sobre este assunto: