Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 19 semanas de gestação

Por volta das 19 semanas, que são 5 meses de gravidez, a mulher já se encontra mais ou menos na metade da gravidez e provavelmente já pode começar a sentir o bebê mexer dentro da barriga.

O bebê já tem uma fisionomia mais definida, as pernas agora já são mais compridas do que os braços, tornando o corpo mais proporcional. Além disso, também já reage ao som, ao movimento, ao tacto e à luz, podendo mover-se mesmo que a mãe não o perceba.

Desenvolvimento do bebê - 19 semanas de gestação

Desenvolvimento do feto

Com 19 semanas, o rosto do bebê está em contínuo desenvolvimento e uma pequena camada de pelos macia passa a cobri-lo. As sobrancelhas e cílios começam a crescer e as pálpebras já estão formadas, mas os olhos do bebê ainda não estão abertos, apesar de já ser capaz de perceber a luz intensa fora do útero. O cabelo começa a nascer, mas a cor e a textura podem alterar após o nascimento.

O bebê já começa a engolir o líquido amniótico, os rins continuam a produzir urina e as papilas gustativas começam a formar-se na língua. As células nervosas que já existem aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas, mas a sua produção começa a diminuir.

À medida que os minúsculos ossos no interior dos ouvidos endurecem, o bebê começa a ouvir sons como os batimentos cardíacos, a voz e os ruídos das entranhas da mãe. Os pulmões do bebê estão crescendo e o tórax já realiza os movimentos da respiração. É capaz de fechar as mãos se elas se tocarem e já tem unhas pequenas.

Caso seja uma menina, ela já possui o sistema reprodutivo estabelecido com órgão genital, útero, trompas de Falópio e aproximadamente 6 milhões de óvulos primitivos nos ovários. Quando o bebê nascer, esse número será reduzido para 1 milhão e já não produzirá mais óvulos durante toda a vida.

Para o cérebro é uma fase muito importante pois irá desenvolver os sentidos, designando áreas específicas para o paladar, olfato, tato, audição e visão.

Fotos do feto com 19 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê - 19 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 19 semanas de gestação

O tamanho do bebê com 19 semanas é de aproximadamente 13 centímetros e pesa mais ou menos 140 gramas.

Alterações na mãe

A nível físico, as alterações na mulher com 19 semanas são mais notáveis pois a barriguinha já começa a crescer mais a partir de agora. Normalmente, os mamilos ficam mais escuros e é possível que a mãe possua uma linha escura vertical no centro da barriga. O coração vai trabalhar duas vezes mais para satisfazer as exigências adicionais do corpo.

Pode-se já começar a sentir o bebê mexendo, especialmente se não for a primeira gravidez, mas para algumas mulheres pode demorar um pouco mais. Pode sentir a parte de baixo da barriga um pouco mais dolorida, pois nesta fase os ligamentos do útero esticam à medida que ele vai crescendo.

Apesar de estar mais pesada, é imprescindível que a grávida realize alguma atividade física para manter-se ativa. Caso a gestante se sinta cansada ao praticar o seu exercício de rotina, o ideal é respirar sempre profundamente e diminuir o ritmo de forma gradual, nunca parando de vez. Veja quais os melhores exercícios para praticar na gravidez.

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar