Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Coração acelerado na gravidez: o que pode ser e como controlar

Maio 2020

O coração acelerado durante a gravidez é normal devido às mudanças fisiológicas comuns desse período com o objetivo de fornecer oxigênio e nutrientes para o bebê. Assim, é normal que o coração bata mais rápido, sendo notado aumento da frequência cardíaca no repouso, para que haja fluxo de sangue adequado para a mulher e para o bebê.

É importante que a mulher fique atenta ao aparecimento de alguns sintomas associados, como dificuldade para respirar, tosse com sangue ou dor no peito, pois nesses casos o coração acelerado pode ser indicativo de alterações cardíacas mais sérias, sendo importante a mulher consultar o médico para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento para promover a sua saúde e a do bebê.

Coração acelerado na gravidez: o que pode ser e como controlar

O que pode indicar

O coração acelerado é normal durante a gravidez, principalmente no terceiro trimestre, em que o bebê já está mais desenvolvido e necessita de maiores quantidades de oxigênio e nutrientes. Além disso, o aumento da frequência cardíaca também pode estar relacionada com a emoção e ansiedade para o parto, por exemplo.

No entanto, em alguns casos, quando há aumento da frequência cardíaca e esta é acompanhado por alguns sintomas, como dificuldade para respirar, dor no peito, tosse com sangue ou palpitações que duram muito tempo, é importante investigar a causa para que possam ser tomados alguns cuidados. Assim, algumas outras causas de coração acelerado na gravidez são:

  • Consumo excessivo de cafeína;
  • Alterações cardíacas devido a uma gravidez anterior;
  • Problemas cardíacos, como aterosclerose ou hipertensão pulmonar;
  • Reação a alguma medicação que esteja fazendo uso;
  • Pressão alta;
  • Alterações na tireoide.

É importante que antes de engravidar a mulher faça um check-up médico para verificar a saúde do coração e, em caso de alterações, possa tomar cuidados durante a gestação e seguir as recomendações do médico. É importante também que a mulher esteja atenta a qualquer sinal ou sintoma associado ao aumento da frequência cardíaca, devendo ir ao médico caso sejam frequentes para que seja investigada a causa.

Essas alterações são mais comuns de acontecer em mulheres cuja gestação acontece após os 40 anos, são sedentárias ou fumantes, não possuem uma alimentação adequada ou que engordaram muito durante a gravidez. Essas situações podem sobrecarregar ainda mais o coração, aumentar a frequência cardíaca e resultar no infarto, por exemplo.

Como controlar

Como na maioria dos casos o coração acelerado é normal, o médico normalmente não indica nenhum tipo de tratamento, até porque a frequência cardíaca volta ao normal após o parto.

No entanto, em algumas situações, principalmente quando a mulher apresenta outros sinais ou sintomas ou já foi diagnosticada com alterações cardíacas, o médico pode indicar o repouso e o uso de alguns medicamentos para aliviar os sintomas e regular o ritmo cardíaco, sendo importante que sejam usados conforme a orientação médica.

Além disso, para evitar que o coração acelere muito ou que haja risco de desenvolvimento de outras alterações, é importante que a mulher adquira hábitos saudáveis durante a gravidez, praticando atividade físicas, evite o consumo de alimentos e bebidas com cafeína e tenha uma alimentação saudável.

Confira no vídeo a seguir algumas dicas de alimentação para não ganhar muito peso durante a gravidez:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem