Coração acelerado na gravidez: o que pode ser e como controlar

Atualizado em junho 2023

O coração acelerado durante a gravidez é normal devido às mudanças fisiológicas comuns desse período com o objetivo de fornecer oxigênio e nutrientes para o bebê, sendo mais comum de acontecer no terceiro trimestre da gestação.

Assim, é normal que o coração bata mais rápido, sendo notado aumento da frequência cardíaca no repouso, para que haja fluxo de sangue adequado para a mulher e para o bebê. Veja mais sobre a frequência cardíaca.

É importante que a mulher fique atenta ao aparecimento de alguns sintomas associados, como dificuldade para respirar e dor no peito, pois nesses casos o coração acelerado pode ser indicativo de alterações cardíacas mais sérias, sendo importante a mulher consultar o médico para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento para promover a sua saúde e a do bebê.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de coração acelerado na gravidez são:

  • Emoção e ansiedade para o parto;
  • Consumo excessivo de cafeína;
  • Alterações cardíacas devido a uma gravidez anterior;
  • Problemas cardíacos, como aterosclerose ou hipertensão pulmonar;
  • Reação a algum medicamento que esteja fazendo uso;
  • Pressão alta;
  • Alterações na tireoide.

O coração acelerado é normal durante a gravidez, principalmente no terceiro trimestre, em que o bebê já está mais desenvolvido e necessita de maiores quantidades de oxigênio e nutrientes.

O aumento dos batimentos cardíacos é mais comum de acontecer em mulheres com mais de 40 anos, que são sedentárias e/ou fumantes, que não possuem alimentação adequada ou que ganharam muito peso na gravidez. Essas situações sobrecarregam ainda mais o coração, aumentam a frequência cardíaca e podem trazer complicações para a mulher e o bebê.

Como confirmar

O coração acelerado na gravidez deve ser confirmado pelo cardiologista ou obstetra a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela mulher, como dificuldade para respirar, dor no peito, palpitações e tontura. Além disso, o médico pode indicar a realização de exames que avaliam o coração, como o Holter de 24 horas e o ecocardiograma.

É importante que antes de engravidar a mulher faça um check-up médico para verificar a saúde do coração e, em caso de alterações, possa tomar cuidados durante a gestação e seguir as recomendações do médico.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para fazer uma avaliação:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Obstetras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O que fazer

Como na maioria dos casos o coração acelerado é normal, o médico normalmente não indica nenhum tipo de tratamento, até porque a frequência cardíaca volta ao normal após o parto.

No entanto, em algumas situações, principalmente quando a mulher apresenta outros sinais ou sintomas ou já foi diagnosticada com alterações cardíacas, o médico pode indicar o repouso e o uso de alguns medicamentos para aliviar os sintomas e regular o ritmo cardíaco, sendo importante que sejam usados conforme a orientação médica.

Além disso, para evitar que o coração acelere muito ou que haja risco de desenvolvimento de outras alterações, é importante que a mulher adquira hábitos saudáveis durante a gravidez, praticando atividade físicas, evite o consumo de alimentos e bebidas com cafeína e tenha uma alimentação saudável.

Vídeos relacionados