Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 18 semanas de gestação

O desenvolvimento do bebê com 18 semanas de gestação, que é o final do 4º mês de gravidez, é marcado por movimentos cada vez mais percebidos dentro da barriga da mãe. Embora sejam ainda muito sutis, pode ser possível sentir chutes e mudanças de posição, tranquilizando a mãe. Normalmente nesta fase já é possível saber se é menino ou menina através da ultrassonografia.

O desenvolvimento fetal com 18 semanas de gestação é evidenciado pelo seu desenvolvimento auditivo, onde já se pode escutar os batimentos cardíacos da mãe e o ruído causado pela passagem de sangue pelo cordão umbilical. Daqui a pouco tempo, já será capaz de escutar a voz da mãe e do meio a sua volta devido ao rápido desenvolvimento do cérebro, que já começa a decifrar sentidos como tato e audição. Outras alterações importantes são:

  • Olhos são mais sensíveis à luz, fazendo com que o bebê responda com movimentos ativos a estímulos vindos do meio externo.
  • Tórax do bebê já simula o movimento da respiração, mas ele ainda continua engolindo apenas líquido amniótico.
  • Impressões digitais começam a desenvolver-se através do acumulo de gordura nas pontas dos dedos das mãos e dos pés, que posteriormente serão transformadas em linhas onduladas e únicas.
  • Intestino grosso e muitas glândulas digestivas estão se desenvolvendo cada vez mais. O intestino começa a formar o mecônio, que são as primeiras fezes. O feto engole o líquido amniótico, que passará pelo estômago e intestino, sendo em seguida, combinado com células mortas e secreções para formar o mecônio.

Normalmente entre as 18 e as 22 semanas de gestação, é realizada um ultrassom para acompanhar detalhadamente o crescimento e o desenvolvimento do bebê, verificar a existência de possíveis malformações, avaliar a placenta e o cordão umbilical e confirmar a idade do bebê.

Se ainda não se sabe se é menino ou menina, normalmente na ultrassom feita a partir desta semana, já se consegue identificar pois o órgão genital feminino, o útero, os ovários e as tubas uterinas já estão no lugar certo.

Tamanho do feto com 18 semanas

O tamanho do feto com 18 semanas de gestação é de cerca de 13 centímetros e ele pesa aproximadamente 140 gramas.

Fotos do feto com 18 semanas 

Desenvolvimento do bebê - 18 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 18 semanas de gestação

Alterações na mulher 

As alterações na mulher com 18 semanas de gravidez são o posicionamento do útero 2 cm abaixo do umbigo. É possível que apareçam coceiras pelo corpo, espinhas e manchas na pele, especialmente no rosto. Em relação ao peso, o ideal é um aumento de até 5,5 kg nesta fase, dependendo sempre do peso no início da gravidez e do tipo físico da gestante. Outras alterações que marcam as 18 semanas de gestação, são:

  • Tonturas pois o coração passa a trabalhar mais, pode haver queda de açúcar no sangue e a presença do útero cada vez maior pode comprimir as veias, causando desmaios. É preciso evitar levantar-se muito rápido, descansar sempre que possível, deitar sobre o lado esquerdo para facilitar a circulação.
  • Corrimento branco constante, que geralmente aumenta a medida que se aproxima do parto. Caso esse corrimento mude de cor, consistência, cheiro ou causar irritação, deve-se informar ao médico pois pode ser uma infecção.

Essa é uma boa fase para escolher a maternidade, preparar o enxoval e o quarto do bebê pois a gestante sente-se mais bem disposta, sem enjoos, o risco de abortar é menor e a barriga ainda não pesa muito.

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Mais sobre este assunto:
Carregando
...