Desenvolvimento do bebê - 14 semanas de gestação

Atualizado em janeiro 2024
14 semanas de gravidez
Faltam 27 semanas
nectarina
O seu bebê é do tamanho de uma nectarina.
Equivale ao mês:
inicio do 4º mês
Equivale aos dias:
92 a 98 dias de gestação

Na 14ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelos movimentos de franzir a testa, fazer caretas e apertar os olhos, pois o rosto já está completamente formado.

As unhas do bebê continuam crescendo, os pelos começam a aparecer no corpo, a sobrancelha começa a ser formada e os cabelos já estão se desenvolvendo na cabeça. Nesta fase, os órgãos sexuais estão em desenvolvimento e já pode ser possível visualizar se é um menino ou menina através do exame de ultrassonografia.

Durante essa semana, a barriga já pode começar a ser notada e a mulher se sente mais disposta e com mais energia, pois o enjoo matinal e o cansaço excessivo já são menos intensos. No entanto, ainda podem surgir cólicas devido ao afrouxamento dos ligamentos pélvicos para acomodar o bebê em crescimento.

Imagem ilustrativa número 1

Desenvolvimento do bebê

As principais características do desenvolvimento do bebê na 14ª semana da gestação são:

  • O desenvolvimento do cérebro favorece a movimentação dos músculos do rosto e o bebê já consegue franzir a testa, apertar os olhos e fazer caretas;
  • Os braços do bebê começam a se alongar e ficam mais proporcionais ao tamanho do restante do corpo;
  • As unhas estão crescendo nos dedos, os cabelos estão se formando na cabeça e nas sobrancelhas;
  • Os órgãos sexuais estão em desenvolvimento e os médicos já devem conseguir visualizar se é um menino ou menina através da ultrassonografia.

Nesta fase da gestação, a placenta está desenvolvida e garante a quantidade ideal de vasos sanguíneos para fornecer os nutrientes que o bebê precisa. Além disso, o cordão umbilical transporta alimento e sangue rico em oxigênio para o bebê, além de levar os resíduos e o sangue pobre em oxigênio do bebê para a placenta.

Tamanho e peso do bebê

O tamanho do bebê com 14 semanas de gestação é de cerca de 9 a 11 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma nectarina. O peso do bebê nessa semana é cerca de 90 gramas.

Mudanças no corpo da mulher

Na 14ª semana de gravidez, as alterações físicas na mulher são agora muito mais notáveis, onde a silhueta torna-se mais redonda e a barriga pode começar a ser notada.

Os seios também também aumentam de tamanho, devido ao desenvolvimento das glândulas mamárias e início da produção do colostro. Nessa fase, pode ser necessário usar um sutiã com maior sustentação, para diminuir o peso e o desconforto nas mamas.

Além disso, a mulher pode apresentar dor pélvica, chamada de dor no ligamento redondo, que pode acontecer em um ou nos dois lados do abdômen ao mudar de posição de forma muito rápida, ao sentar ou deitar, ou quando tosse ou espirra. Essa dor é normal, sendo causada pelo alongamento e estreitamento dos ligamentos que sustentam a barriga, devido ao crescimento do útero.

Embora possa sentir dor pélvica, nesta fase da gestação, a mulher está mais disposta e com menos enjoo. Além disso, à medida que os hormônios se estabilizam, a mulher pode se sentir mais tranquila, sem muitas alterações emocionais, sendo também um período de maior relaxamento, pois o risco de aborto espontâneo é bastante reduzido.

Cuidados durante a 14ª semana

Na 14ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar o desconforto da dor pélvica, como fazer alongamentos leves e movimentos suaves, liberados pelo médico. No entanto, se a dor não melhorar, ou se a mulher também tiver febre, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente.

Para melhorar a força e energia durante a gravidez, o obstetra também pode indicar a prática de alguma atividade física regular, como natação, caminhada, ioga, pilates. O médico também pode recomendar manter a atividade física que a mulher já praticava antes da gravidez, mas de forma leve e moderada, e sempre acompanhada por um educador físico.

É importante sempre seguir as orientações médicas durante toda a gestação, continuar tomando o ácido fólico e/ou outros suplementos indicados pelo médico, evitar o uso de medicamentos por conta própria e fazer uma alimentação saudável incluindo frutas, legumes e verduras frescos.

Leia também: Alimentação na gravidez: o que comer e o que evitar tuasaude.com/alimentacao-na-gravidez

Principais exames

Alguns exames que podem ser solicitados pelo médico na 14ª semana da gestação são:

Esta é a semana da segunda consulta pré-natal, que também pode ser feita até o final da 16ª semana, sendo importante levar os resultados da ultrassonografia e dos outros exames solicitados na primeira consulta pré-natal, para que o obstetra avalie como está o desenvolvimento do bebê e a saúde da mulher.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro