Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando começo a sentir o bebê mexer

A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê mexer mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação.

A sensação do bebê mexendo pela primeira vez pode ser parecida com bolhas de ar, borboletas voando, peixe nadando, gases, fome ou ronco no estômago, segundo a maioria das "mães de primeira viagem". Quando a partir do 5º mês, aproximadamente, entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, a grávida começa a sentir esta sensação mais vezes, ela consegue saber com certeza que é o bebê mexendo.

Quando começo a sentir o bebê mexer
Quando começo a sentir o bebê mexer

É normal ainda não ter sentido o bebê mexendo pela primeira vez?

É normal ainda não ter sentido o bebê mexendo pela primeira vez se estiver grávida do primeiro filho, pois esta é uma sensação diferente e totalmente nova, que muitas vezes é confundida com gases ou cólicas. Assim, a "gestante de primeira viagem" pode sentir o bebê mexendo pela primeira vez só depois do 5º mês de gestação.

Além disso, as grávidas que estão acima do peso ou com muita gordura abdominal também podem ter mais dificuldade em sentir o bebê mexendo pela primeira vez durante este período, isto é, entre o final do 4º mês e durante o 5º mês de gravidez.

Porém, para diminuir a ansiedade da gestante e verificar se o bebê está se desenvolvendo normalmente, a grávida deve consultar o obstetra que está acompanhando a gravidez se não sentir o bebê mexendo depois das 22 semanas de gestação, ou seja, do 5º mês de gravidez.

O que fazer para sentir o bebê se mexendo

Para sentir o bebê se mexendo, uma ótima dica é deitar de barriga para cima, depois de jantar, sem mexer muito, prestando atenção no bebê, pois a maioria das gestantes relata que é mais frequente sentir o bebê durante a noite. Para conseguir sentir o bebê é importante que a grávida esteja relaxada enquanto se mantém nesta posição.

Deitar de barriga para cima, após o jantar, sem mexerDeitar de barriga para cima, após o jantar, sem mexer
Elevar as pernas quando deitada pode ajudarElevar as pernas quando deitada pode ajudar

Para aumentar as chances de sentir o bebê se mexendo, a grávida pode elevar as pernas, mantendo-as mais altas que o quadril.

É normal deixar de sentir o bebê mexendo?

É possível a gestante sentir o bebê mexendo menos vezes em alguns dias ou mais vezes em outros, dependendo da sua alimentação, do seu estado de espírito, da sua atividade diária ou do grau de cansaço.

Desta forma, é importante que a grávida esteja atenta ao ritmo de movimentos do bebê e se notar uma diminuição drástica na sua quantidade, principalmente se for uma gravidez de risco, consultar o obstetra para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente.

Veja como o seu bebê se está desenvolvendo quando começa a senti-lo pela primeira vez na barriga em: Desenvolvimento do bebê - 16 semanas de gestação.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...