O desenvolvimento do bebê com 13 semanas de gestação, que são 3 meses de gravidez, é marcado pelo desenvolvimento do pescoço, que permite que o bebê mexa a cabeça com maior facilidade. A cabeça é responsável por quase metade do tamanho do bebê e os dedos polegares estão bem diferentes dos outros dedos, sendo facilmente observados num exame de ultrassom.
Às 13 semanas é comum o médico realizar um ultrassom morfológico para avaliar o desenvolvimento do bebê. Este exame permite identificar algumas doenças genéticas ou malformações. O preço do ultrassom morfológico varia entre 100 e 200 reais dependendo da região.
Desenvolvimento do feto com 13 semanas de gestação
O desenvolvimento do feto às 13 semanas de gestação mostra que:
- As mãos e os pés estão devidamente formados, mas ainda precisam amadurecer nas semanas seguintes. As articulações e os ossos estão ficando cada vez mais rígidos, assim como os músculos.
- A bexiga do bebê está funcionando adequadamente, e o bebê faz xixi a cada 30 minutos, aproximadamente. Como a urina fica dentro da bolsa, a placenta é a responsável por eliminar todos os resíduos.
- Uma pequena quantidade de glóbulos brancos são produzidos pelo bebê, mas ele ainda precisa dos glóbulos da mãe, que são passados através da amamentação, para se defender contra infecções.
- O sistema nervoso central do bebê está completo mas ainda irá se desenvolver até cerca de 1 ano do bebê.
O bebê está mais parecido com um bebê recém nascido e numa ecografia pode-se observar suas expressões faciais. Neste caso um ultrassom 3D é o melhor pois permite ver maiores detalhes do bebê.
Tamanho do feto com 13 semanas de gestação
O tamanho do feto com 13 semanas de gestação é de aproximadamente 5,4 cm medidos da cabeça às nádegas e o peso é de aproximadamente 14 g.


Alterações na mulher
Em relação as alterações na mulher com 13 semanas de gravidez pode-se observar as pequenas falhas da memória recente, e as veias tornam-se mais proeminentes, podendo ser facilmente identificadas nas mamas e na barriga.
A partir desta semana, quanto à alimentação é indicado o aumento da ingestão de cálcio, como iogurtes, queijos e o suco de couve crua, para o crescimento e desenvolvimento dos ossos do bebê.
O ideal é ter engordado cerca de 2 kg, e por isso se já ultrapassou este limite, é importante evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, e praticar algum tipo de exercício físico como a caminhada ou a hidroginástica.
Sua gravidez por trimestre
Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?