Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Desenvolvimento do bebê - 13 semanas de gestação

Semana de gestação: 13 semanas

Equivale ao mês: final do 3º mês

Equivale aos dias: 85 a 91 dias de gestação

Na 13ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pela início da produção e eliminação de urina pelo feto no líquido amniótico e a formação de pequenos sulcos nos dedos que formarão as primeiras impressões digitais do bebê. O intestino já se encontra posicionado no abdômen do bebê e os ovários ou os testículos já estão completamente formados.

Nesta fase da gestação, o bebê se movimenta de forma ativa, engole o líquido amniótico e chupa o dedo, iniciando os primeiros reflexos de sucção importantes para a futura amamentação.

Durante essa semana, a mulher começa a produzir o colostro que servirá como primeiro alimento da amamentação do bebê e os sintomas de enjoo matinal e cansaço excessivo geralmente já estão menos intensos, mas a prisão de ventre ou azia podem continuar e a produção de secreção vaginal pode aumentar.

Desenvolvimento do bebê - 13 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê

Na 13ª semana da gestação, o bebê começa a desenvolver o reflexo de sucção ao chupar os dedos das mãos, que já estão formando as primeiras impressões digitais, e o sistema nervoso central do bebê está completo, mas ainda irá se desenvolver até cerca de 1 ano após o nascimento.

O intestino do bebê, que antes se estendia até o cordão umbilical, já se encontra completamente dentro do abdômen e a bexiga já funciona, eliminando urina no líquido amniótico, que depois é removido pela placenta.

Nesta fase da gestação, os ovários ou os testículos estão completamente desenvolvidos e o bebê se movimenta cada vez mais, mas a mulher só deve sentir seus movimentos por volta da 18ª semana de gestação.

Tamanho do bebê

O tamanho do feto com 13 semanas de gestação é de cerca de 7,4 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de um pêssego.

Mudanças no corpo da mulher

Na 13ª semana de gravidez, os sintomas de enjôo matinal e cansaço excessivo, geralmente começam a ficar menos intensos. No entanto, a prisão de ventre, a azia ou a sensação de queimação no estômago podem continuar, e a secreção vaginal fina, branca leitosa e sem cheiro, chamada leucorreia, pode aumentar, mas é normal pois ajuda a manter a vagina e o canal do parto livres de infecções e irritações.

Os seios começam a produzir o colostro, muito rico em nutrientes, e que será o primeiro alimento que o bebê vai amamentar, antes do leite começar a fluir.

Nesta fase, devido aos hormônios da gravidez a mulher pode estar com mais desejo por contato íntimo com o parceiro ou, devido às alterações de humor, pode estar menos disposta, o que são condições normais devido às alterações hormonais da gravidez.

Cuidados durante a 13ª semana

Na 13ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:

  • Prisão de ventre: deve-se manter o corpo hidratado, bebendo pelo menos 8 copos de água por dia e comer mais fibras na forma de grãos inteiros, frutas e vegetais frescos. Praticar exercícios físicos regularmente recomendados pelo médico, também podem ajudar a melhorar o trânsito intestinal e aliviar esse desconforto;
  • Azia ou sensação de queimação no estômago: não deitar após as refeições e comer em pequenas quantidades em intervalos menores de 2 a 3 horas podem ajudar a aliviar esse desconforto. Outra medida importante é evitar beber líquidos durante as refeições e evitar comer frituras, comidas apimentadas ou muito condimentadas. Veja outras dicas de como aliviar a azia na gravidez.
  • Secreção vaginal: usar um protetor diário pode ajudar a diminuir o desconforto da roupa íntima úmida, mas nunca se deve usar absorvente interno. A ducha ginecológica também não é recomendada pois pode perturbar o equilíbrio da flora vaginal e causar infecções vaginais que podem prejudicar o bebê. Além disso, se a secreção vaginal apresentar sangue ou a mulher tiver cólicas fortes, deve-se comunicar ao médico imediatamente ou procurar o pronto-socorro mais próximo.

A partir desta semana da gestação, é indicado o aumento da ingestão de cálcio, como iogurtes, queijos e o suco de couve crua, para o crescimento e desenvolvimento dos ossos do bebê, além de manter uma alimentação nutritiva incluindo frutas, legumes e verduras frescos. Saiba mais sobre alimentação na gravidez.

Durante toda a gestação é importante seguir as orientações médicas, praticar atividades físicas liberadas pelo obstetra e continuar tomando o ácido fólico e/ou outros suplementos indicados pelo médico, e também evitar o uso de medicamentos por conta própria.

Principais exames

Se a mulher ainda não realizou o exame de translucência nucal, ainda pode realizar na 13ª semana da gestação. Este exame é importante para detectar malformações e doenças genéticas, como a síndrome de Down. Saiba como é feito o exame de translucência nucal.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • BLOTT, Maggie. A sua gravidez dia a dia. DK, 2009. 272 -279.
  • DAVIS, Dame K.; BRAGA, Jorge. Manual da gravidez semana a semana. Porto - Portugal: Porto Editora, 2011. 184.
  • PARDI, Giorgio; CETIN, Irene. Human fetal growth and organ development: 50 years of discoveries. American Journal of Obstetrics and Gynecology. 194. 1088–1099, 2006
  • NATIONAL HEALTH SERVICE. Your pregnancy week by week. Disponível em: <https://www.nhs.uk/start4life/pregnancy/week-by-week/2nd-trimester/week-13/>. Acesso em 26 Mar 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...