Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 formas de tirar cicatriz de acne do rosto

O ato de apertar e espremer cravos e espinhas podem levar ao aparecimento de marcas ou cicatrizes na pele. Esses pequenos furinhos podem estar localizados na testa, bochechas, lateral da face e no queixo, sendo uma situação bastante comum e que pode diminuir a auto-estima da pessoa, principalmente dos jovens e adolescentes.

Esse tipo de cicatriz não desaparece sozinho e, por isso, existem alguns tratamentos que devem ser indicados pelo dermatologista ou esteticista para ajudar a melhorar o aspecto da pele. Alguns dos tratamentos que podem ser indicados são aplicação de ácidos, microagulhamento, microdermoabrasão e laser.

O tratamento escolhido varia de acordo com a idade da pessoa, tipo da pele, profundidade das marcas, disponibilidade de tempo e situação financeira a pessoa.

1. Cremes e remédios para passar no rosto

7 formas de tirar cicatriz de acne do rosto

O dermatologista pode indicar o uso de cremes que promovem a formação de colágeno para passar no rosto, todos os dias, depois de limpar a pele da forma adequada.

Quando é indicado: O uso de cremes pode ser indicado para adolescentes e jovens que ainda tem espinhas e cravos no rosto. O tratamento geralmente é demorado, porque enquanto estiverem nascendo novos cravos e espinhas, será preciso manter o tratamento.

Por isso, nessa fase deve-se fazer limpeza de pele no esteticista e usar os cremes e loções indicados pelo dermatologista diariamente, mantendo assim a pele limpa, hidratada, sem manchas ou cicatrizes.

Quando o adolescente ainda tem muitas espinhas, mas já é possível observar que estão ficando marcas de cicatrizes na pele, deve-se redobrar o tratamento da acne, para assim prevenir que surjam mais cicatrizes, podendo ser indicado pelo médico o uso de Isotretinoína, por exemplo.

2. Dermoabrasão ou microdermoabrasão

7 formas de tirar cicatriz de acne do rosto

A dermoabrasão e a microdermoabrasão é um tipo de esfoliação feita com pequenos equipamentos com ponteira de adiamantada ou com cristais de óxido de alumínio, que 'lixam' a pele removendo sua camada mais externa, deixando o rosto mais fininho e mais uniforme.

Isso aumenta a atuação dos fibroblastos e a produção de colágeno que dão firmeza e sustentação à pele, e o resultado é uma pele mais firme e lisa. Essa descamação da pele mais externa permite uma melhor entrada de ácidos e cremes indicados para complementar o tratamento com esse tipo de produto, embora a microdermoabrasão também possa ser usada de forma isolada. Veja mais detalhes sobre a microdermoabrasão.

Quando é indicado: A dermoabrasão é indicada para pessoas que tem cicatrizes de acne, que formam pequenas ondulações na face, sendo este o tipo de cicatriz de acne mais comum.

A desvantagem é que é preciso fazer o tratamento todas as semanas e o tempo total de tratamento é incerto. Mas em todo caso esse tipo de esfoliação ajuda na regeneração da pele, e deixa ela mais firme e os hidratantes penetram melhor, tendo mais resultados.

3. Peeling com ácidos

7 formas de tirar cicatriz de acne do rosto

Consiste em aplicar substâncias ácidas diretamente na pele a ser tratada, deixando atuar por alguns minutos. Como resultado a pele descama e uma nova camada de pele nasce, mais firme, sem manchas e lisinha. O tratamento é forte e elimina até as cicatrizes mais profundas da pele, de forma definitiva.

Quando é indicado: O peeling com ácido é indicado para pessoas que já não tem nenhuma espinha ou cravo no rosto, com mais de 30 anos, que é quando a pele vai ficando mais flácida, evidenciando ainda mais as cicatrizes no rosto.

É uma excelente opção para quem tem muitas cicatrizes no rosto, com diversas profundidades. O número de sessões necessárias pode ser de no máximo 15, realizadas 1 vez por semana. Veja como é feito esse tratamento e quais os cuidados com a pele.

4. Microagulhamento com DermaRoller

7 formas de tirar cicatriz de acne do rosto

Esse tratamento consiste em passar o DermaRoller, que é um pequeno rolinho cheio de pequenas agulhas enfileiradas, por toda região com cicatrizes, nas direções vertical, horizontal e na diagonal. As pequenas agulhas irão penetrar em toda pele, causando pequenas feridas, que ao cicatrizar vão formar uma pele mais uniforme e lisa, porque promove o aumento de novas fibras de colágeno na pele lesionada.

Uma vantagem é que o DermaRoller pode ser encontrado em lojas de produtos de beleza ou na internet, podendo ser aplicado em casa, no entanto os resultados podem ser melhores caso seja aplicado por profissionais com experiência.

Quando é indicado: Esse tipo de tratamento Pessoas que tem cicatrizes de acne, em grau leve ou moderado, que não tem nenhum cravo ou espinha, e que suportam o desconforto provocado pelo deslizamento das agulhas na pele. Uma vantagem é que o Dermaroller pode ser comprado em lojas de produtos de beleza ou pela internet, podendo ser aplicado em casa, embora melhores resultados sejam alcançados quando o tratamento é feito com profissionais experientes.

Veja como usar o DermaRoller no vídeo a seguir:

5. Laser

7 formas de tirar cicatriz de acne do rosto

Neste tipo de tratamento o profissional coloca o laser na área a ser tratada, que irá emitir alguns disparos que provocam uma pequena sensação de calor ou que queimação.

Esse equipamento gera uma alteração ns fibras de colágeno, fazendo que a pele fique mais lisa após a 3ª sessão, eliminando progressivamente as marcas e manchas do rosto provocadas pela acne. De forma geral, são necessárias entre 3 a 5 sessões de laser, no entanto a quantidade de sessões dependem da profundidade das marcas.

Quando é indicado: Esse tratamento é indicado quando os tratamentos com cremes não funcionam.

6. Preenchimento da pele com ácido hialurônico

7 formas de tirar cicatriz de acne do rosto

É um tratamento feito pelo dermatologista e consiste em aplicar injeções na face, a fim de remover os pontos de fibrose que são os causadores da depressão que dão origem à cicatriz, uniformizando a pele. As injeções podem conter substâncias preenchedoras como ácido hialurônico, acrilato ou a gordura da própria pessoa, por exemplo.

Quando é indicado: O preenchimento da pele com ácido hialurônico é indicado para pessoas que têm cicatrizes de acne que não mudam de formato ao esticar a pele e que não desejam realizar outros tratamentos.

7. Injeção de plasma

7 formas de tirar cicatriz de acne do rosto

A injeção de plasma corresponde a um tipo de tratamento que consiste em aplicar injeções em toda área a ser tratada contendo sangue e plasma da própria pessoa. O que acontece é que ao injetar o sangue no rosto, este não é totalmente absorvido pela pele, havendo a formação de um coágulo e produção de novas fibras de colágeno e fibrina, fazendo com que os furinhos no rosto fiquem preenchidos, resultando em uma pele firme e uniforme.

Esse tratamento deve ser feito pelo dermatologista e tem bons resultados, embora não seja muito comum seu uso contra cicatrizes de acne. 

Quando é indicado: A injeção de plasma é indicada para pessoas que não tem medos de agulhas e que não podem realizar outro tipo de tratamento.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem