A coloração amarelada dos dentes pode ser causada por diversos fatores desde a herança genética, que determina a espessura e coloração do esmalte dos dentes, até ao envelhecimento, que leva ao desgaste do esmalte, deixando a dentina, que é mais amarela, exposta.
Além disso, o uso de antibióticos, exposição excessiva ao flúor, além do hábito de fumar ou consumo excessivo de bebidas pigmentadas como café ou refrigerantes, podem deixar os dentes amarelos ou causar manchas amareladas.
Leia também: Mancha no dente: 11 causas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/mancha-no-denteDependendo da causa, medidas simples como escovar corretamente os dentes ou usar o fio dental diariamente, podem prevenir ou reduzir a cor amarela dos dentes. No entanto, é sempre importante consultar o dentista para uma avaliação completa dos dentes e, se necessário, fazer um tratamento mais adequado, que pode incluir clareamento dental ou a destartarização, por exemplo.
Principais causas
As principais causas para o aparecimento de dentes amarelos são:
1. Genética
A herança genética é um fator que pode afetar a cor dos dentes, uma vez que os genes determinam a espessura do esmalte dos dentes, que quando é mais fino, pode deixar a camada de dentina mais exposta.
Como a dentina tem naturalmente uma cor amarelada, os dentes ficam parecendo mais amarelos.
Além disso, algumas doenças genéticas hereditárias podem causar os dentes amarelos, como é o caso da dentinogênese imperfeita e da amelogênese imperfeita, que afetam o desenvolvimento da dentina e/ ou do esmalte dos dentes.
O que fazer: deve-se consultar o dentista para fazer uma avaliação mais detalhada e perceber qual o tratamento mais adequado, que pode incluir desde clareamento dental, realizado no consultório, até colocação de coroas, restaurações ou implantes dentários. Saiba como é feito o clareamento dentário no consultório.
2. Má higiene oral
A má higiene oral pode levar a uma multiplicação das bactérias naturalmente encontradas na boca, pois facilita o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes.
Assim, as bactérias conseguem se proliferar facilmente na boca, dando origem à placa bacteriana e ao tártaro, o deixando os dentes amarelados, especialmente nos espaços entre os dentes.
O que fazer: deve-se escovar os dentes com uma escova macia ou elétrica pelo menos 2 vezes por dia, e passar o fio dental pelo menos 1 vez ao dia, para remover os restos de alimentos que ficam acumulados nos dentes.
Porém, se o tártaro já estiver muito acumulado, formando uma substância amarelada e endurecida, é recomendado fazer um tratamento de destartarização ou limpeza profissional, que podem ser feitos no consultório do dentista. Veja como tirar o tártaro dos dentes.
3. Desgaste do esmalte dos dentes
O desgaste do esmalte dos dentes pode levar a maior exposição da dentina, deixando os dentes mais amarelados.
Esse desgaste, geralmente ocorre por um processo natural de envelhecimento, sendo por isso mais comum em pessoas mais velhas.
No entanto, algumas condições podem acelerar o desgaste do esmalte, deixando os dentes amarelos mais cedo e em pessoas jovens, como é o caso do bruxismo, refluxo gastroesofágico ou até mesmo da escovagem dos dentes com muita força, por exemplo.
O que fazer: deve-se consultar o dentista para o tratamento do bruxismo ou o gastroenterologista para tratar o refluxo gastroesofágico. Além disso, é importante escovar os dentes corretamente, sem aplicar muita força ou usar uma escova elétrica, por exemplo. Veja como escovar os dentes corretamente.
4. Uso de antibióticos
Alguns antibióticos, como tetraciclina ou doxiciclina, podem deixar os dentes amarelos ou causar manchas amareladas nos dentes, por se depositarem nos dentes, especialmente quando utilizados por crianças antes dos 8 anos de idade, pois é uma fase em que os dentes ainda estão se desenvolvendo.
Além disso, a minociclina, que é um antibiótico derivado da tetraciclina, usado para o tratamento da acne em adolescentes ou adultos, também pode deixar os dentes mais amarelados.
O que fazer: deve-se comunicar o amarelamento dos dentes ao médico que receitou o antibiótico, para que seja reavaliado o tratamento e a possibilidade de trocá-lo por outro. Não se deve interromper o uso dos remédios sem o conhecimento do médico.
Além disso, é importante fazer uma avaliação com o dentista que pode recomendar o clareamento dental com laser, por exemplo.
5. Consumo de alimentos ou bebidas com pigmentos
Alguns alimentos e bebidas, como café, chá preto, chá verde, chocolate, vinho tinto, bebidas esportivas, refrigerantes ou molhos,por exemplo, contêm pigmentos que podem aderir no esmalte do dente, manchando a sua superfície e deixando os dentes com a cor amarelada.
Geralmente, essa coloração amarela no dente ocorre especialmente com o consumo excessivo ou regular desses alimentos ou bebidas.
O que fazer: deve-se evitar, sempre que possível, o consumo excessivo ou diário dessas bebidas ou alimentos.
No entanto, para pessoas que não conseguem evitar o consumo diário de café ou chás, uma boa dica é misturar o café com leite, ou beber um pouco de água logo a seguir, para remover os vestígios do café que podem estar nos dentes.
6. Hábito de fumar
O hábito de fumar é uma das principais causas de dentes amarelos ou aparecimento de manchas amareladas nos dentes, e ocorre principalmente devido à exposição dos dentes à nicotina e ao alcatrão presentes no cigarro.
Além disso, o cigarro ainda facilita o acúmulo de placa bacteriana, contribuindo para o desenvolvimento de dentes amarelados.
O que fazer: deve-se consultar o dentista regularmente para fazer uma limpeza dos dentes para remoção do tártaro. Além disso, é aconselhado parar de fumar para evitar que os dentes fiquem amarelados, além de outros problemas graves de saúde. Confira algumas dicas de como parar de fumar.
7. Exposição excessiva ao flúor
A exposição excessiva ao flúor durante o desenvolvimento dos dentes, seja por aplicação do dentista, excesso de quantidade de pasta de dente ou consumo acidental de pasta de dentes com flúor, também pode levar ao surgimento de manchas amareladas nos dentes.
O que fazer: deve-se verificar com o dentista qual a quantidade de flúor recomendada de acordo com cada pessoa, para evitar o uso excessivo e o amarelamento dos dentes.
No entanto, quando a pessoa já apresenta manchas amarelas causadas pelo excesso de flúor, o dentista pode removê-las por meio de clareamento ou colocação de facetas dentárias, também conhecidas por lentes de contato dentário, de acordo com a recomendação do dentista. Saiba para que servem e quando colocar as lentes de contato nos dentes.