Como tirar tártaro dos dentes (com opções caseiras)

Dezembro 2021

O tratamento para retirar tártaro dos dentes geralmente é feito em consultório do dentista, que pode fazer uma limpeza profunda com raspagem, ultrassom e laser para remover a película formada sobre dos dentes e gengivas, promovendo também o clareamento dos dentes.

Além disso, algumas opções caseiras, como enxaguante bucal, óleo de coco e bicarbonato de sódio, também podem ajudar a combater as bactérias, prevenindo as placas bacterianas e, assim, reduzindo a formação do tártaro.

O tártaro, conhecido também como cálculo, é causado pelo acúmulo de alimentos e bactérias na boca, formando uma placa, que, quando não é retirada com a escovação e uso de fio dental, endurece e se torna amarelada, recobrindo os dentes e a gengiva, e que pode favorecer o surgimento de manchas permanentes nos dentes, cáries, gengivite e mau hálito. Veja como identificar e como evitar o tártaro.

Como tirar tártaro dos dentes (com opções caseiras)

Tratamentos para tirar tártaro dos dentes

Os tratamentos que são indicados para tirar tártaro dos dentes devem ser feitos no consultório de um dentista e incluem:

1. Limpeza com raspagem

O principal instrumento usado para a raspagem é o raspador ultrassônico, um equipamento que faz pequenas vibrações em alta velocidade, ajudando na remoção das placas bacterianas e do tártaro dos dentes.

Além disso, a limpeza dos dentes também podem ser feitas com instrumentos mais simples, como raspadores e curetas, onde o dentista raspa manualmente os dentes para retirar as placas e o tártaro.

2. Laser

O laser é um equipamento que ajuda a centralizar o tratamento somente na área do dente e gengiva afetados, tirando o tártaro e deixando os dentes mais limpos, sem causar danos aos dentes e às gengivas saudáveis.

3. Sistema Vector

O sistema Vector é similar ao raspador ultrassônico, retirando a placa bacteriana e o tártaro e deixando os dentes mais limpos e saudáveis. No entanto, esse equipamento causa menor desconforto e dor durante a limpeza dos dentes.

Opções caseiras para reduzir o tártaro

Algumas opções caseiras, como bicarbonato de sódio e óleo de coco podem ajudar a combater as bactérias, diminuindo a formação da placa e reduzir a formação de tártaro nos dentes, incluem:

1. Manter uma boa higiene bucal

Manter uma boa higiene bucal, escovando bem os dentes cerca de 30 minutos após todas as refeições, utilizando o fio dental e enxaguante bucal, é a melhor forma de eliminar as bactérias da boca, evitando a placa e diminuindo a formação de tártaro nos dentes. Veja algumas dicas de como escovar bem os dentes.

2. Limpeza com bicarbonato de sódio

A limpeza com bicarbonato de sódio ajuda a equilibrar o ph da boca após as refeições, evitando a formação da placa bacteriana e prevenindo o tártaro.

No entanto, o uso contínuo de bicarbonato, pode aumentar a porosidade do dente, deixando-o mais sensível. Por isso, o ideal é usar esta técnica apenas sob orientação do dentista e no máximo 1 vez por semana.

Ingredientes:

  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
  • Pasta de dentes.

Modo de uso:

Colocar a pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes por 2 minutos. Ao final, enxaguar a boca com água.

3. Enxaguante com óleo de coco

Outra forma de combater naturalmente as bactérias na boca, prevenindo a formação de placas, é usando o óleo de coco como enxaguante bucal. O óleo de coco contém propriedades bactericidas, diminuindo a formação do tártaro.

Além disso, o óleo de coco também ajuda a formar uma película nos dentes, evitando a adesão de bactérias e prevenindo a formação das placas.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de uso:

Colocar a colher de óleo de coco na boca e bochechar durante 5 a 10 minutos, 1 a 2 vezes por dia. Por fim, cuspir o óleo e, depois, enxaguar a boca com água.

No início pode ser mais desafiador bochechar o óleo de coco por vários minutos seguidos e, por isso, é recomendado começar com alguns minutos e ir aumentando gradativamente.

Veja algumas dicas para manter os dentes limpos e saudáveis:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MYNENI, R, Srinivas. Effect of baking soda in dentifrices on plaque removal. Journal of the American Dental Association. vol.148. 11.ed; 4S-)s, 2017
  • JEPSEN, Søren et al. Calculus removal and the prevention of its formation. Periodontology. vol.5. 167–188, 2011
  • KAMATH, G, Deepa; NAYAK, U, Sangeeta. Detection, removal and prevention of calculus: Literature Review. Saudi Dental Journal. Vol.26. 1.ed; 7–13, 2014
  • PEEDIKAYIL, Faizal C. et al.. Effect of coconut oil in plaque related gingivitis — A preliminary report. Nigerian Medical Journal. Vol.56 n.2. 143-147, 2015
Mais sobre este assunto: