Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para remover tártaro

Fevereiro 2020

O tátaro consiste na solidificação da película de bactérias que recobre os dentes e parte das gengivas, que acaba ficando com uma coloração amarelada e deixando o sorriso com um aspeto pouco estético.

Embora a melhor forma de combater o tártaro seja manter uma higiene bucal adequada, que permita reduzir diariamente o acúmulo de bactérias e, consequentemente, a formação de tártaro, também existem algumas técnicas caseiras que podem ajudar a eliminar esse tártaro, quando já existe.

Ainda assim é importante lembrar que, remover o tártaro em casa não deve ser uma prática frequente, já que pode acabar sendo feita de forma errada e prejudicar a saúde bucal. O melhor sempre é consultar um dentista e fazer um tratamento bem orientado, que geralmente inclui uma sessão de destartarização, conhecida popularmente como "limpeza dos dentes".

1. Limpeza com bicarbonato de sódio

Remédio caseiro para remover tártaro

Esta é talvez a forma popular mais utilizada para limpar e branquear os dentes. De fato, segundo alguns estudos, o bicarbonato de sódio pode de fato ajudar no combate do tártaro, já que consegue penetrar na placa bacteriana e aumentar o pH, o que impede que consiga solidificar.

No entanto, e embora existam efeitos promissores, alguns investigadores também defendem que o uso contínuo de bicarbonato, especialmente em doses elevadas, pode aumentar a porosidade do dente, deixando-o mais sensível. O ideal é utilizar esta técnica apenas com orientação do dentista.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
  • Pasta de dentes.

Modo de uso

Colocar um pedaço de pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes normalmente por 2 minutos. No final, enxaguar a boca com água.

Esta técnica pode ser usada 2 a 3 vezes por semana, durante 2 semanas, ou de acordo com a orientação do dentista.

2. Enxaguante com óleo de coco

Remédio caseiro para remover tártaro

Outra forma de eliminar o tártaro naturalmente, e que possui resultados positivos em alguns estudos, é o uso do óleo de coco. Isso porque, este óleo parece eliminar uma grande parte das bactérias presentes na boca, impedindo a formação do tártaro. Além disso, quando utilizado pelo menos 1 vez por dia, durante 30 dias, também parece deixar os dentes mais brancos.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco.

Modo de uso

Colocar a colher na boca e enxaguar com o óleo durante 5 a 10 minutos, 1 a 2 vezes por dia. Por fim, cuspir o óleo para o lixo e, depois, enxaguar a boca com água. É recomendado evitar cuspir o óleo para a pia, já que, ao longo do tempo, pode acabar entupindo o encanamento.

É normal que numa fase inicial seja difícil enxaguar por vários minutos seguidos e, por isso, o ideal é começar com alguns minutos e ir aumentando gradualmente.

Se você deseja dentes sempre branquinhos, precisa também assistir esse vídeo:

Bibliografia >

  • AMERICAN DENTAL ASSOCIATION. Home Oral Care. Disponível em: <https://www.ada.org/en/member-center/oral-health-topics/home-care>. Acesso em 13 Fev 2020
  • LI, Yiming. Stain removal and whitening bybaking soda dentifrice: a review of literature. The Journal of the American Dental Association. Vol.11. 20S-26S, 2017
  • ZERO, Domenick T.. Evidence for biofilm acid neutralization by baking soda. The Journal of the American Dental Association. Vol.11. 10S-14S, 2017
  • PEEDIKAYIL, Faizal C. et al.. Effect of coconut oil in plaque related gingivitis — A preliminary report. Nigerian Medical Journal. Vol.56 n.2. 143-147, 2015
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem