Como tirar tártaro dos dentes (com opções caseiras)

O tratamento para retirar tártaro dos dentes geralmente é feito em consultório do dentista, que pode fazer uma limpeza profunda com raspagem, ultrassom e laser para remover a película formada sobre dos dentes e gengivas, promovendo também o clareamento dos dentes.

Além disso, algumas opções caseiras, como enxaguante bucal, óleo de coco e bicarbonato de sódio, também podem ajudar a combater as bactérias, prevenindo as placas bacterianas e, assim, reduzindo a formação do tártaro.

O tártaro, conhecido também como cálculo, é causado pelo acúmulo de alimentos e bactérias na boca, formando uma placa, que, quando não é retirada com a escovação e uso de fio dental, endurece e se torna amarelada, recobrindo os dentes e a gengiva, e que pode favorecer o surgimento de manchas permanentes nos dentes, cáries, gengivite e mau hálito. Veja como identificar e como evitar o tártaro.

Tratamentos para tirar tártaro dos dentes

Os tratamentos que são indicados para tirar tártaro dos dentes devem ser feitos no consultório de um dentista e incluem:

1. Limpeza com raspagem

O principal instrumento usado para a raspagem é o raspador ultrassônico, um equipamento que faz pequenas vibrações em alta velocidade, ajudando na remoção das placas bacterianas e do tártaro dos dentes.

Além disso, a limpeza dos dentes também podem ser feitas com instrumentos mais simples, como raspadores e curetas, onde o dentista raspa manualmente os dentes para retirar as placas e o tártaro.

2. Laser

O laser é um equipamento que ajuda a centralizar o tratamento somente na área do dente e gengiva afetados, tirando o tártaro e deixando os dentes mais limpos, sem causar danos aos dentes e às gengivas saudáveis.

3. Sistema Vector

O sistema Vector é similar ao raspador ultrassônico, retirando a placa bacteriana e o tártaro e deixando os dentes mais limpos e saudáveis. No entanto, esse equipamento causa menor desconforto e dor durante a limpeza dos dentes.

Opções caseiras para reduzir o tártaro

Algumas opções caseiras, como bicarbonato de sódio e óleo de coco podem ajudar a combater as bactérias, diminuindo a formação da placa e reduzir a formação de tártaro nos dentes, incluem:

1. Manter uma boa higiene bucal

Manter uma boa higiene bucal, escovando bem os dentes cerca de 30 minutos após todas as refeições, utilizando o fio dental e enxaguante bucal, é a melhor forma de eliminar as bactérias da boca, evitando a placa e diminuindo a formação de tártaro nos dentes. Veja algumas dicas de como escovar bem os dentes.

2. Limpeza com bicarbonato de sódio

A limpeza com bicarbonato de sódio ajuda a equilibrar o ph da boca após as refeições, evitando a formação da placa bacteriana e prevenindo o tártaro.

No entanto, o uso contínuo de bicarbonato, pode aumentar a porosidade do dente, deixando-o mais sensível. Por isso, o ideal é usar esta técnica apenas sob orientação do dentista e no máximo 1 vez por semana.

Ingredientes:

  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
  • Pasta de dentes.

Modo de uso:

Colocar a pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes por 2 minutos. Ao final, enxaguar a boca com água.

3. Enxaguante com óleo de coco

Outra forma de combater naturalmente as bactérias na boca, prevenindo a formação de placas, é usando o óleo de coco como enxaguante bucal. O óleo de coco contém propriedades bactericidas, diminuindo a formação do tártaro.

Além disso, o óleo de coco também ajuda a formar uma película nos dentes, evitando a adesão de bactérias e prevenindo a formação das placas.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de uso:

Colocar a colher de óleo de coco na boca e bochechar durante 5 a 10 minutos, 1 a 2 vezes por dia. Por fim, cuspir o óleo e, depois, enxaguar a boca com água.

No início pode ser mais desafiador bochechar o óleo de coco por vários minutos seguidos e, por isso, é recomendado começar com alguns minutos e ir aumentando gradativamente.

Veja algumas dicas para manter os dentes limpos e saudáveis:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em dezembro de 2021.

Bibliografia

  • MYNENI, R, Srinivas. Effect of baking soda in dentifrices on plaque removal. Journal of the American Dental Association. vol.148. 11.ed; 4S-)s, 2017
  • JEPSEN, Søren et al. Calculus removal and the prevention of its formation. Periodontology. vol.5. 167–188, 2011
Mostrar bibliografia completa
  • KAMATH, G, Deepa; NAYAK, U, Sangeeta. Detection, removal and prevention of calculus: Literature Review. Saudi Dental Journal. Vol.26. 1.ed; 7–13, 2014
  • PEEDIKAYIL, Faizal C. et al.. Effect of coconut oil in plaque related gingivitis — A preliminary report. Nigerian Medical Journal. Vol.56 n.2. 143-147, 2015
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como Não Ter Dentes Manchados | Nunca Mais!

    02:23 | 138444 visualizações