Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer drenagem linfática no rosto

​Para fazer a drenagem linfática no rosto deve-se seguir um passo a passo que se inicia próximo da clavícula e ir subindo pouco a pouco, pelo pescoço, ao redor da boca, bochechas, canto dos olhos e finalmente, na testa. Isso é importante para que as toxinas acumulas em toda a fase possam realmente ser eliminadas através do sistema linfático.

Essa massagem é muito indicada para melhorar a aparência da pele, deixando-a mais limpa e luminosa, eliminar o inchaço do rosto após a depilação, para aliviar a dor e o incômodo após uma consulta com o dentista e especialmente após a cirurgia plástica nas orelhas, boca, olhos ou nariz porque atua diminuindo hematomas, edemas, e as bolsas embaixo dos olhos que costumam ficar inchadas após a cirurgia, diminuindo o tempo de recuperação e melhorando também o bem-estar.

Passo a passo da drenagem linfática no rosto

O passo a passo para fazer a drenagem linfática no rosto consiste em ficar sentado de frente para o espelho e posicionar os cotovelos numa mesinha, para facilitar os movimentos com as mãos. Se preferir, assista:

Para iniciar a drenagem linfática facial é necessário:

1. Fazer movimentos circulares na região em cima das clavículas, lentos e constantes, fazendo movimentos circulares de 6 a 10 vezes para estimular o ângulo venoso, que é responsável por redirecionar a linfa, que é o líquido do sistema linfático para a corrente sanguínea, próximo do coração.

Gânglios linfáticos do pescoço, queixo e orelhaGânglios linfáticos do pescoço, queixo e orelha
Estimulação do ângulo venosoEstimulação do ângulo venoso

2. A seguir deve estimular a região lateral do pescoço, com movimentos circulares , que se iniciam da parte mais próxima do pescoço até a mandíbula, como se estivesse 'empurrando' a linfa do pescoço para a clavícula.

Drenagem linfática na região do queixo e boca

  • Colocar as pontas dos dedos na parte central do queixo com movimentos de meio círculos durante 6 a 10 vezes.
  • Colocar as pontas dos dedos entre o lábio inferior, deslizando os dedos até a base do queixo.
  • Com movimentos circulares que se iniciam no canto da boca, levar a linfa até o centro do queixo.
  • Posicionar os dedos entre a base do nariz e o lábio superior, e com movimentos circulares direcionar a linfa para o centro do queixo, contornando a boca.

Drenagem linfática na região das bochechas e nariz

  • Posicionar os dedos próximo das orelhas e com movimentos circulares pressionar esta região de 6 a 10 vezes, suavemente.
  • Posicionar as pontas dos dedos na parte lateral do nariz e com movimentos em forma de espiral direcionar a linfa para o canto das orelhas.
  • Posicionar as pontas dos dedos no canto interno dos olhos e com movimentos circulares, e deslizar até a proximidade das orelhas.
Estimulação do pescoçoEstimulação do pescoço
Drenagem nas bochechasDrenagem nas bochechas
Drenagem na testaDrenagem na testa

Drenagem linfática na região dos olhos e testa

  • Posicionar os dedos na região lateral do rosto, e com círculos deslizar do canto externo do olho até a parte de trás das orelhas.
  • Posicionar as pontinhas dos dedos no canto interno dos olhos, na parte superior da pálpebra e com movimentos circulares, direcionar a linfa para a proximidade das orelhas.
  • Estimular novamente a proximidade das orelhas (gânglios auriculares) e a parte superior das clavículas (ângulo venoso).

​​Drenagem linfática na região da testa

  • Posicionar as pontas dos dedos na centro da testa, na proximidade as sobrancelhas e com movimentos em espiral direcionar a linfa para a proximidade das orelhas
  • Para finalizar, estimular novamente a parte próxima das orelhas, o pescoço e a parte superior das clavículas.

O tempo de duração da drenagem linfática facial é relativamente rápido, podendo demorar de 5 a 10 minutos mas apesar da própria pessoa conseguir fazer em si mesma, melhores resultados são observados se a técnica for realizada por um especialista.

Quando fazer a drenagem linfática no rosto

A drenagem linfática facial é indicada especialmente quando o rosto está inchado, uma situação comum que pode acontecer:

  • Durante o período menstrual;
  • Após ir ao dentista;
  • Quando se toma medicamentos como cortisona ou pílula anticoncepcional;
  • Em caso de retenção de líquidos;
  • Ao dormir menos de 5 ou mais de 8 horas;
  • Após chorar;
  • Lesões ou traumas no rosto;
  • Consumo excessivo de sal.

O rosto também pode ficar inchado, mais sensível e avermelhado após a depilação no buço, face ou sobrancelha e esta massagem ajuda a diminuir estes efeitos, deixando a pele mais bonita. Além disso, ao retirar as toxinas e o excesso de líquido da face a maquiagem fica melhor e mais aderida à pele.

A drenagem linfática facial traz benéficos para pacientes de todas as idades incluindo adolescentes, com problemas de acne, pois promove a diminuição e o controle das espinhas, mantendo a aparência de uma pele limpa e jovem por mais tempo. No entanto, essa massagem facial não deve ser realizada em quem tem câncer, especialmente no sistema linfático, acne severa com graus 3 ou 4 e quando existem feridas abertas no rosto, devido ao risco de poderem infeccionar.

Veja como fazer a drenagem na barriga e nas pernas: Passos para fazer a drenagem linfática no corpo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...