Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Primeiros socorros para dor de dente

A melhor forma de tratar a dor de dente é consultar um dentista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, no entanto, enquanto se espera pela consulta existem algumas formas naturais que podem ajudar a aliviar a dor em casa:

  • Passar o fio dental entre os dentes no local da dor, pois algum resto de comida pode estar causando inflamação no local;
  • Enxaguar a boca com água morna e sal para melhorar a limpeza da boca, eliminar bactérias e ajudar a tratar uma possível infecção;
  • Fazer bochechos com chá de losna ou com chá de macela pois têm fortes propriedades anti-inflamatórias que aliviam a dor;
  • Morder um cravo-da-índia no local do dente afetado, pois além de aliviar a dor, combate as bactérias que podem estar causando inflamação do local;
  • Segurar uma bolsa de gelo no rosto, no local da dor, ou colocar uma pedra de gelo na boca, porque o frio diminui a inflamação e alivia a dor.

Além disso, caso a dor seja frequente e já exista indicação do dentista, é possível tomar um analgésico ou um anti-inflamatório, como Paracetamol ou Ibuprofeno, para controlar a dor e diminuir a inflamação.

Confira ainda outras receitas naturais para aliviar a dor de dente.

Primeiros socorros para dor de dente

Estes remédios caseiros não devem substituir a consulta do dentista porque podem existir infecções ou cáries que precisem ser tratadas e, embora a dor seja aliviada, a causa se mantém podendo piorar ao longo do tempo.

O dente que está doendo também fica muito sensível a mudanças de temperatura e, por isso, deve-se evitar comer alimentos muito quentes ou frios, assim como evitar a entrada de ar frio na boca ao falar. Uma boa dica consiste em aplicar uma gaze sobre o dente, para o proteger da temperatura do ar.

Possíveis causas da dor

A dor de dente é causada principalmente quando um dente fica rachado, mas também pode acontecer devido à presença de cáries, abcessos ou devido ao nascimento de um dente do siso, por exemplo.

Embora o nascimento de um dente do siso não precise de tratamento específico e a dor alivie ao longo do tempo, quase todas as outras causas precisam ser tratadas e, por isso, é muito importante sempre consultar o dentista.

Além disso, pancadas na boca podem provocar fraturas no dente ou na raiz que não são identificadas a olho nu, mas que causam dor principalmente na hora da mastigação ou quando em contato com alimentos quentes ou gelados.

Assista o vídeo seguinte e saiba como evitar a dor de dente com as dicas do nosso dentista:

De Boca Aberta #1 I Aliviar a dor de dente

21 mil visualizações

Quando ir ao dentista

Em qualquer caso de dor de dente é importante procurar um dentista, no entanto, a consulta é ainda mais importante quando:

  • A dor de dente não passa com os remédios caseiros ou comprimidos para dor;
  • A dor volta dentro de poucos dias;
  • Existe sangramento por mais de 2 ou 3 dias;
  • Os dentes estão muito sensíveis e impedem a alimentação;
  • É visível uma fratura no dente.

Uma das melhores formas de evitar que a dor de dente volte a surgir consiste em escovar os dentes todos os dias, assim como fazer uma consulta de rotina no dentista, pelo menos, 1 vez por ano. Veja qual a técnica para escovar corretamente os dentes.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem