Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Primeiros socorros para dor de dente

A melhor forma de tratar a dor de dente é consultar um dentista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, no entanto, enquanto se espera pela consulta existem algumas formas naturais que podem ajudar a aliviar a dor em casa:

  • Passar o fio dental entre os dentes no local da dor, pois algum resto de comida pode estar causando inflamação no local;
  • Enxaguar a boca com água morna e sal para melhorar a limpeza da boca, eliminar bactérias e ajudar a tratar uma possível infecção;
  • Fazer bochechos com chá de losna ou com chá de macela pois têm fortes propriedades anti-inflamatórias que aliviam a dor;
  • Morder um cravo-da-índia no local do dente afetado, pois além de aliviar a dor, combate as bactérias que podem estar causando inflamação do local;
  • Segurar uma bolsa de gelo no rosto, no local da dor, ou colocar uma pedra de gelo na boca, porque o frio diminui a inflamação e alivia a dor.

Além disso, caso a dor seja frequente e já exista indicação do dentista, é possível tomar um analgésico ou um anti-inflamatório, como Paracetamol ou Ibuprofeno, para controlar a dor e diminuir a inflamação.

Confira ainda outras receitas naturais para aliviar a dor de dente.

Primeiros socorros para dor de dente

Estes remédios caseiros não devem substituir a consulta do dentista porque podem existir infecções ou cáries que precisem ser tratadas e, embora a dor seja aliviada, a causa se mantém podendo piorar ao longo do tempo.

O dente que está doendo também fica muito sensível a mudanças de temperatura e, por isso, deve-se evitar comer alimentos muito quentes ou frios, assim como evitar a entrada de ar frio na boca ao falar. Uma boa dica consiste em aplicar uma gaze sobre o dente, para o proteger da temperatura do ar.

Possíveis causas da dor

A dor de dente é causada principalmente quando um dente fica rachado, mas também pode acontecer devido à presença de cáries, abcessos ou devido ao nascimento de um dente do siso, por exemplo.

Embora o nascimento de um dente do siso não precise de tratamento específico e a dor alivie ao longo do tempo, quase todas as outras causas precisam ser tratadas e, por isso, é muito importante sempre consultar o dentista.

Além disso, pancadas na boca podem provocar fraturas no dente ou na raiz que não são identificadas a olho nu, mas que causam dor principalmente na hora da mastigação ou quando em contato com alimentos quentes ou gelados.

Quando ir ao dentista

Em qualquer caso de dor de dente é importante procurar um dentista, no entanto, a consulta é ainda mais importante quando:

  • A dor de dente não passa com os remédios caseiros ou comprimidos para dor;
  • A dor volta dentro de poucos dias;
  • Existe sangramento por mais de 2 ou 3 dias;
  • Os dentes estão muito sensíveis e impedem a alimentação;
  • É visível uma fratura no dente.

Uma das melhores formas de evitar que a dor de dente volte a surgir consiste em escovar os dentes todos os dias, assim como fazer uma consulta de rotina no dentista, pelo menos, 1 vez por ano. Veja qual a técnica para escovar corretamente os dentes.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar