Dactilite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em março 2024

Dactilite, ou “dedo em salsicha”, é a inflamação de um ou mais dedos das mãos e/ou pés que pode causar sintomas como inchaço, dor, sensação de calor e/ou vermelhidão nos dedos afetados e é característica de algumas doenças reumatológicas ou infecciosas.

Embora qualquer tipo de inflamação no dedo possa ser chamada de dactilite, este termo normalmente é usado apenas para as inflamações provocadas por algumas doenças inflamatórias ou infiltrativas, como infecções, artrite psoriática ou gota.

Em caso de suspeita de dactilite, é importante consultar um reumatologista ou clínico geral. No entanto, especialmente em caso de febre ou sintomas intensos, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de dactilite são:

  • Um ou mais dedos completamente inchados, em formato de salsicha;
  • Sensação de calor nos dedos afetados;
  • Dor em um ou mais dedos;
  • Vermelhidão da pele no local;
  • Dificuldade para dobrar os dedos dos pés e/ou mãos.

A dactilite pode surgir nos dedos de uma ou ambas as mãos e/ou pés e, devido à inflamação nos dedos, a pessoa pode não conseguir caminhar e/ou realizar tarefas manuais, por exemplo.

Além disso, dependendo da causa da dactilite, os dedos podem não ser afetados igualmente e outros sintomas também podem estar presentes, como febre, anemia ou dor em outras partes do corpo.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de dactilite normalmente é feito pelo reumatologista ou clínico geral baseado no histórico de saúde da pessoa e sintomas presentes, sendo a aparência dos dedos em formato de salsicha bastante característica dessa condição.

Quando a dactilite é identificada, é comum o médico indicar exames como a radiografia dos dedos afetados, hemograma ou a dosagem de VDRL e anticorpos específicos no sangue, para confirmar a sua causa e indicar o tratamento mais adequado.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um reumatologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Reumatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

No entanto, especialmente em caso de febre ou sintomas intensos, é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação devido ao risco de infecções, como celulite infecciosa ou osteomielite.

Leia também: Celulite infecciosa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/celulite-infecciosa

Possíveis causas

As principais causas de dactilite são:

  • Infecção de pele;
  • Artrite psoriática;
  • Anemia falciforme;
  • Tuberculose extrapulmonar;
  • Espondilite anquilosante;
  • Gota;
  • Sífilis congênita.

A dactilite é causada pela inflamação de tecidos dos dedos, como ossos, vasos, tendões e/ou articulações, geralmente devido a alguma doença inflamatória ou infiltrativa, sendo as infecções de pele e a artrite psoriática as principais causas.

Leia também: Artrite psoriática: o que é, sintomas, tipos e tratamento tuasaude.com/artrite-psoriatica

Como é feito o tratamento

O tratamento da dactilite deve ser específico para a sua causa, podendo envolver o uso de medicamentos, como antibióticos, se existir uma infecção, e anti-inflamatórios ou imunossupressores, em caso de doenças reumatológicas, por exemplo.

Especialmente no caso da anemia falciforme, a dactilite tende a desaparecer em até um mês após o tratamento inicial da crise de dor, que normalmente é feito com a injeção de soro diretamente na veia e uso de analgésicos para controlar os sintomas. Saiba como é feito o tratamento da anemia falciforme.