Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Crossfit, benefícios e como fazer

Janeiro 2020

O crossfit é uma modalidade esportiva que tem como objetivo promover melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular por meio da combinação de exercícios funcionais, que são aqueles cujos movimentos são realizados no dia a dia, e aeróbicos, que são realizados em alta intensidade, trazendo diversos benefícios para a saúde.

Como os movimentos são variados e realizados em alta intensidade, a prática de crossfit promove melhora do condicionamento físico, ganho de massa muscular e garante mais força, resistência e definição muscular, além de também promover a saúde do corpo e da mente, já que há constante produção e liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar.

É importante que o crossfit seja realizado sob orientação de um profissional devidamente qualificado, pois assim é possível que sejam percebidas as limitações do praticante de modo a evitar movimentações erradas e que possam resultar em lesões. Além disso, como se trata de um exame de alta intensidade, é importante que seja realizada uma avaliação médica antes de iniciar a prática para que seja avaliado o estado geral de saúde da pessoa e, assim, possa ser verificado se a pessoa está apta ou não para praticar o crossfit.

O que é Crossfit, benefícios e como fazer

Benefícios do Crossfit

Os benefícios do crossfit são devido aos exercícios realizados em alta intensidade sob orientação de um instrutor de crossfit qualificado, sendo os principais:

  • Melhora do condicionamento físico;
  • Maior capacidade cardiorrespiratória;
  • Diminuição do estresse e/ou ansiedade, promovendo sensação de bem-estar e aumento da auto-estima;
  • Fortalecimento e resistência muscular;
  • Tonificação dos músculos,
  • Ganho de massa magra e perda de gordura;
  • Previne lesões devido ao aumento da massa muscular;
  • Estimula o espírito de equipe, já que os treinos são realizados em grupo, permitindo o estímulo e incentivo entre as pessoas que realizam o mesmo treino.

Apesar de possuir diversos benefícios para a saúde, é importante o treino ser realizado seguindo as indicações do instrutor de crossfit. Isso porque quando os movimentos são realizados sem orientação de instrutor, de forma errada ou com uma carga não apropriada para a pessoa, pode haver lesões musculares, uma vez que o músculo não é estimulado corretamente de modo a prevenir as lesões, além de poder haver comprometimento das articulações.

Além disso, alguns estudos demonstram que a prática inadequada de crossfit pode levar à rabdomiólise, que é caracterizada pela destruição das fibras musculares, havendo dor muscular, falta de força e dificuldade para movimentar as pernas ou braços, por exemplo. Entenda o que é a rabdomiólise e como identificar.

O que é Crossfit, benefícios e como fazer

Como fazer o treino de Crossfit

O crossfit pode ser praticado por todas as pessoas, independentemente da idade e do condicionamento físico, no entanto é importante que antes de iniciar a prática sejam realizados exames médicos para verificar se a pessoa possui alguma contraindicação.

Os exercícios do crossfit são realizados de forma progressiva, ou seja pessoas sedentárias e pessoas fisicamente ativas mas que nunca praticaram o crossfit iniciam os exercícios com pouca ou nenhuma carga com o objetivo de promover a adaptação do corpo ao movimento e evitar lesões musculares. À medida que os treinos são realizados e os movimentos aperfeiçoados, é acrescentada mais carga com o objetivo de deixar o treino mais intenso e garantir mais benefícios.

Os treinos de crossfit duram em média 1 hora e normalmente são divididos em três partes:

  • Aquecimento, que corresponde à parte inicial do treino e que tem como objetivo aquecer os músculos e prepará-los para o treino que será realizado, prevenindo a ocorrência de lesões.
  • Alongamento dinâmico ou técnica, em que a movimentação de alguns exercícios são aperfeiçoados, sendo esse o momento em que deve haver a experimentação de cargas de modo a não haver comprometimento da técnica;
  • Workout of the day, popularmente conhecido como WOD, em que são realizados os exercícios anteriormente trabalhados, porém em uma intensidade maior e em um tempo pré-estabelecido. Esse é o momento em que a intensidade do treino é maior e que permite mais benefícios, pois o objetivo é realizar o treino determinado pelo instrutor, que consiste em várias séries dos exercícios realizados no momento da técnica, no menor tempo possível e com pouco ou nenhum intervalo entre os exercícios. 

É importante que o treino de crossfit seja realizado sob orientação de um instrutor certificado para que os movimentos sejam realizados corretamente e na intensidade adequada para cada pessoa, evitando lesões musculares e/ ou articulares. Além disso, para ter o máximo de benefícios, é importante que a alimentação seja adequada ao tipo de atividade física realizada e gasto calórico, sendo recomendado que o plano alimentar seja feito por um nutricionista de acordo com as necessidades nutricionais da pessoa. Veja como deve ser a alimentação para praticantes de crossfit.

Bibliografia >

  • MEYER, Jena; MORRISON, Janet; ZUNIGA, Julie. The Benefits and Risks of CrossFit: A Systematic Review. Workplace Health & Safety. Vol 65. 12 ed; 612-618, 2017
  • CLAUDINO, João Gustavo et al. CrossFit Overview: Systematic Review and Meta-analysis. Sports Medicine. Vol 11. 4 ed; 2018
  • TIBANA, Ramires A.; SOUSA, Nuno Manuel F. Are extreme conditioning programmes effective and safe? A narrative review of high-intensity functional training methods research paradigms and findings. BMJ Open Sport Exerc Med. Vol 4. 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem