Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Conjuntivite viral: principais sintomas e tratamento

A conjuntivite viral é uma inflamação do olho causada por vírus, como o adenovírus ou o herpes, que causam sintomas como intenso desconforto nos olhos, vermelhidão, coceira e produção excessiva de lágrimas.

Embora a conjuntivite viral muitas vezes desapareça sem necessitar de um tratamento específico, é muito importante consultar um oftalmologista, para confirmar o tipo de conjuntivite e receber as orientações corretas para facilitar o tratamento.

Além disso, como a conjuntivite viral é altamente contagiosa é aconselhado manter todos os cuidados para evitar passar a infecção para outras pessoas. Isso inclui incluem lavar as mãos sempre que se tocar no rosto, evitar coçar os olhos e não compartilhar objetos que estejam em contato direito com o rosto, como toalhas ou almofadas.

Conjuntivite viral: principais sintomas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas que normalmente surgem no caso de uma conjuntivite viral são:

  • Coceira intensa nos olhos;
  • Produção excessiva de lágrimas;
  • Vermelhidão no olho;
  • Hipersensibilidade à luz;
  • Sensação de areia nos olhos

Normalmente, estes sintomas surgem apenas num dos olhos, já que não existe produção de remela que acabe infectando o outro olho. No entanto, se não se seguir os cuidados adequados, o outro olho pode acabar sendo infectado após 3 ou 4 dias, desenvolvendo os mesmos sintomas, que permanecem por 4 a 5 dias.

Além disso, existem alguns casos em que surge uma íngua dolorida junto do ouvido e que é provocada pela presença da infecção nos olhos, desaparecendo gradualmente com os sintomas do olho.

Como confirmar o diagnóstico

Os sintomas da conjuntivite viral ou bacteriana são muito semelhantes e, por isso, a melhor forma de saber se realmente é conjuntivite viral consiste em ir no oftalmologista. O médico poderá fazer o diagnóstico apenas com avaliação dos sintomas, mas também pode fazer um teste das lágrimas, onde procura a presença de vírus ou bactérias.

Assista o vídeo seguinte e saiba mais sobre como distinguir a conjuntivite viral de outros tipos de conjuntivite:

Como começa a conjuntivite viral

A transmissão da conjuntivite viral dá-se através do contato com a secreção do olho da pessoa contaminada ou com a partilha de objetos, como lenços ou toalhas, que tenham entrado em contato direto com o olho afetado. Outras formas de pegar a conjuntivite viral são:

  • Usar a maquiagem de uma pessoa com conjuntivite;
  • Usar a mesma toalha ou dormir sobre o mesmo travesseiro de outra pessoa;
  • Partilhar óculos ou lentes de contato;
  • Dar abraços ou beijos a alguém com conjuntivite.

A doença é transmissível enquanto durar os sintomas, por isso, a pessoa com conjuntivite deve evitar sair de casa, pois pode transmitir a doença muito facilmente, mesmo através de um simples aperto de mão, já que o vírus pode ficar na pele quando se coça o olho, por exemplo.

Conjuntivite viral: principais sintomas e tratamento

Como é feito o tratamento

A conjuntivite viral normalmente desaparece sozinha, sem precisar de um tratamento específico, no entanto, o médico pode recomendar alguns remédios para aliviar os sintomas e facilitar o processo de recuperação.

Para isso, é bastante comum que o oftalmologista recomende o uso de colírios hidratantes ou lágrimas artificiais, de 3 a 4 vezes ao dia, para aliviar a coceira, a vermelhidão e a sensação de areia nos olhos. Em casos mais raros, em que a pessoa tem muita sensibilidade à luz, e em que a conjuntivite se prolonga por muito tempo, o médico pode ainda receitar outros medicamentos, como os corticoides.

Além disso, lavar os olhos várias vezes ao dia e aplicar compressas geladas sobre o olho, também ajudam a aliviar bastante os sintomas.

Cuidados gerais durante o tratamento

Além do uso de remédios e das medidas para aliviar os sintomas, também é muito importante ter alguns cuidados para evitar a transmissão, já que a conjuntivite viral é altamente contagiosa:

  • Evitar coçar os olhos ou levar as mãos ao rosto;
  • Lavar as mãos frequentemente e sempre que tocar no rosto;
  • Utilizar lenços ou compressas descartáveis para limpar os olhos;
  • Lavar e desinfectar qualquer objeto que esteja em contato direto com o rosto, como toalhas ou fronhas;

Além disso, é ainda muito importante evitar o contato próximo com outras pessoas, através de apertos de mão, beijos ou abraços e, por isso, também é aconselhado evitando ir no trabalho ou escola, já que isso aumenta o risco de passar a infecção para outras pessoas.

Conjuntivite viral deixa sequelas?

Geralmente, a conjuntivite viral não deixa sequelas, mas pode ocorrer visão embaçada. Para evitar esta consequência, recomenda-se só utilizar colírios e lágrimas artificiais que tenham sido recomendadas pelo médico e, caso se identifique alguma dificuldade na visão, deve-se voltar ao oftalmologista.

Bibliografia >

  • SOLANO, Daniel; CZYZ, Craig N.. Viral Conjunctivitis. StatPearls Publishing. 2019
  • AMERICAN OPTOMETRIC ASSOCIATION. Conjunctivitis. Disponível em: <https://www.aoa.org/patients-and-public/eye-and-vision-problems/glossary-of-eye-and-vision-conditions/conjunctivitis>. Acesso em 28 Fev 2020
  • AMERICAN ACADEMY OF OPHTHALMOLOGY. Conjunctivitis: What Is Pink Eye?. Disponível em: <https://www.aao.org/eye-health/diseases/pink-eye-conjunctivitis>. Acesso em 28 Fev 2020
  • NHS. Conjunctivitis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/conjunctivitis/>. Acesso em 28 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem