Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como se recuperar da Dengue, Zika e Chikungunya mais rápido

Dezembro 2019

A dengue, a Zika e a Chikungunya possuem sintomas muito parecidos, que geralmente passam em menos de 15 dias, mas apesar disso, estas três doenças podem deixar complicações como dores que duram meses ou sequelas que podem permanecer para sempre.

O Zika pode deixar complicações como microcefalia, a Chikungunya pode causar artrite e pegar dengue 2 vezes aumenta o risco de dengue hemorrágica e outras complicações, como alterações no fígado ou meningite.

Como se recuperar da Dengue, Zika e Chikungunya mais rápido

Assim, para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida confira os tipos de cuidados que deve ter em cada tipo de infecção, para se recuperar mais rápido:

1. Dengue

A pior fase da dengue são os primeiros 7 a 12 dias, que deixam uma sensação de moleza e fadiga que pode durar mais de 1 mês. Por isso, neste período é importante evitar esforços e exercícios físicos muito intensos, sendo aconselhado relaxar e tentar dormir sempre que possível. Tomar chás calmantes como os de camomila ou lavanda podem também ajudar a relaxar mais rápido para dormir, favorecendo um sono restaurador que ajuda na recuperação.

Além disso, deve-se beber cerca de 2 litros de água, suco de fruta natural ou chá para que o corpo se recupere mais rápido, eliminando o vírus mais facilmente. Veja algumas estratégias simples para beber mais água, se isso for um problema para você.

2. Zika vírus

Os 10 dias após a picada são os mais intensos, mas na maioria das pessoas, a Zika não traz grandes complicações por ser uma doença mais branda que a dengue. Por isso, para garantir uma melhor recuperação, os cuidados mais importantes são fazer uma alimentação saudável e ingerir bastantes líquidos, para fortalecer o sistema imune e ajudar a eliminar o vírus. Veja alguns alimentos que podem ajudar.

3. Chikungunya

A chikungunya normalmente causa dor nos músculos e nas juntas, por isso colocar compressas mornas nas articulações, por 20 a 30 minutos e alongar os músculos, podem ser boas estratégias para aliviar o desconforto. Veja alguns exercícios de alongamento que podem ajudar. Tomar analgésicos e anti-inflamatórios sob orientação médica também faz parte do tratamento.

Esta doença pode deixar sequelas como a artrite, que é uma inflamação que provoca dor intensa dor nas articulações que pode durar vários meses, sendo necessário tratamento especializado. A dor nas articulações são mais frequentes nos tornozelos, punhos e dedos, e tende a ser pior no início da manhã.

Assista o vídeo seguinte e saiba o que fazer para aliviar a dor mais rapidamente:

O que fazer para não ser picado de novo

​Para evitar ser picado pelo mosquito Aedes Aegypti outra vez deve-se adotar todas as medidas que ajudem a proteger a pele, a manter o mosquito afastado e a eliminar seus focos de reprodução. Assim, é recomendado:

  • Eliminar toda a água parada que possa servir para reprodução do mosquito;
  • Usar roupas de manga comprida, calça e meias, para proteger mais a pele;
  • Passar repelente com DEET na pele exposta e sujeita a picadas: como rosto, orelhas, pescoço e mãos. Veja um ótimo repelente caseiro.
  • Colocar telas nas janelas e portas para que o mosquito não possa entrar dentro de casa;
  • Ter plantas que ajudam a repelir os mosquitos como Citronela, Manjericão e Hortelã.
  • Colocar um mosqueteiro impregnado de repelente por cima da cama para evitar o mosquito à noite;

Estas medidas são importantes e devem ser adotadas por todos para prevenir a epidemia de dengue, Zika e Chikungunya, que apesar de serem mais frequentes no verão, podem surgir durante todo o ano devido ao calor que se faz no Brasil e quantidade de chuva.

Se a pessoa já estiver com dengue, zika ou chikungunya também é importante evitar ser picado pelo mosquito porque o vírus presente em seu sangue pode infectar o mosquito, que não tinha estes vírus, e assim, este mosquito poderá passar a doença para outras pessoas.

Para aumentar o consumo de fibras, vitaminas e minerais para fortalecer o sistema imunológico, veja 7 passos para aprender a gostar de legumes e verduras.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem