Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como virar uma pessoa acamada

​A técnica correta para virar de lado uma pessoa acamada permite proteger as costas do cuidador e diminuir a quantidade de força necessária para virar o paciente, que deve ser virado, no máximo, de 3 em 3 horas para evitar o surgimento de escaras.

Um bom esquema de posições é colocar a pessoa deitada de costas, depois virada para um lado, novamente de costas e, finalmente, para o outro lado, repetindo constantemente.

Se tem uma pessoa acamada em casa veja como deve organizar todas as tarefas necessárias para fornecer todo o conforto necessário.

6 passos para virar a pessoa acamada

​1. Arraste o paciente, deitado de barriga para cima, para a beira da cama, colocando os seus braços por baixo do corpo.

Passo 1Passo 1

2. Estenda o braço do paciente para que não fique embaixo do corpo quando virar de lado e coloque o outro braço sobre o peito.

Passo 2Passo 2

3. Cruze as pernas do paciente colocando, por cima, a perna do mesmo lado da mão que está sobre o peito.

Passo 3Passo 3

4. Com uma mão no ombro e outra no quadril do paciente, vire-o lentamente e com cuidado. Para este passo, o cuidador deve colocar as pernas afastadas e uma à frente da outra, apoiando um dos joelhos na cama.

Passo 4Passo 4

5. Vire ligeiramente o ombro que ficou por baixo do corpo e coloque uma almofada nas costas, impedindo que as costas caiam na cama.

Passo 5Passo 5

6. Para deixar o paciente mais confortável, coloque um travesseiro entre as pernas, outro por baixo do braço que está em cima e uma almofada pequena debaixo da perna que está em contato com a cama, acima do tornozelo.

Passo 6Passo 6

Caso o paciente ainda consiga ser levantado da cama, também pode utilizar o levantamento para a poltrona como uma mudança de posição, por exemplo. Veja aqui como levantar uma pessoa acamada passo a passo.

Cuidados a ter após virar uma pessoa acamada

Cada vez que se vira a pessoa acamada é recomendado passar creme hidratante e massagear as partes do corpo que estiveram em contato com a cama durante a posição anterior. Isto é, caso o paciente tenha estado deitado para o lado direito, deve-se fazer uma massagem no tornozelo, calcanhar, ombro, quadril joelho desse lado, facilitando a circulação nesses locais e evitando feridas.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...