Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para aliviar a dor no joelho

A dor no joelho deve passar completamente em 3 dias, mas se ainda incomodar muito e limitar os movimentos, é importante consultar um ortopedista para o examinar e tratar a causa da dor corretamente.

No entanto, também é possível aliviar a dor no joelho enquanto se espera pela consulta, com os seguintes passos:

1. Colocar gelo

Podem-se aplicar compressas geladas durante cerca de 3 minutos, para diminuir o inchaço logo após ter batido o joelho e durante os 2 dias seguintes. O gelo também pode ser usado para reduzir o inchaço no caso de reumatismo, por exemplo.

5 dicas para aliviar a dor no joelho

2. Fazer uma massagem

Fazer massagens no joelho podem ajudar a evitar que ele fique duro. Para isso, pode-se ir movimentando o osso redondo do joelho, de um lado para o outro durante 3 a 5 minutos, apoiando o pé no chão ou em uma cadeira, por exemplo.

3. Colocar uma compressa morna

Aplicar uma compressa morna, um pano morno ou uma gaze molhada em chá de camomila morno sobre o joelho que dói durante 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia, para aliviar a dor quando o joelho já não está inchado.

Isto nunca deve ser feito quando o joelho está inchado, como após uma queda ou pancada, pois pode piorar o inchaço. Tire suas duvidas sobre como e quando usar compressas quentes ou frias.

4. Drenagem postural

Uma boa forma de aliviar a dor no joelho é fazer uma drenagem postural, que pode ser realizada deitado na cama ou no sofá, levantando a perna do joelho que está doendo, e colocando uma almofada em baixo do pé para melhorar a circulação do joelho e diminuir a dor.

5. Fazer alongamentos

Os alongamentos também podem ajudar a diminuir a dor no joelho, para isso, deve-se alongar suavemente a perna do joelho que está doendo, dobrando a perna para trás sem forçar muito, apoiando-se numa cadeira para não cair. Veja outros exercícios.

A dor no joelho normalmente surge por causa de uma lesão provocada por uma queda ou devido a artrite, artrose ou gota, que são doenças crônicas que em geral fazem o joelho doer. Porém a dor localizada no joelho pode ter outras causas, confira quais.

Veja também no vídeo seguinte alguns analgésicos naturais que pode usar:

Quando ir no médico

É recomendado ir ao ortopedista quando a dor no joelho não melhora em 3 dias com estas dicas ou piore, para que o médico possa examinar o joelho e descobrir a causa, recorrendo a exames de diagnóstico como raio X ou ressonância magnética, por exemplo.

O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como paracetamol, ibuprofeno, diclofenaco ou etoricoxib, por exemplo.

Veja também como diminuir a dor de joelho que surge depois de correr.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem