Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para aliviar a dor no joelho

A dor no joelho deve passar completamente em 3 dias, mas se ainda incomodar muito e limitar os movimentos, é importante consultar um ortopedista para tratar a causa da dor corretamente.

A dor no joelho pode ter diversas causas que variam de uma entorse até uma lesão nos ligamentos ou meniscos, o que pode indicar a necessidade de tratamento clínico, fisioterapia, e até mesmo, cirurgia. Confira as principais causas de dor no joelho e o que fazer em cada situação

5 dicas para aliviar a dor no joelho

Todavia, enquanto espera pela consulta médica, existem algumas orientações caseiras para alívio da dor no joelho. São elas: 

1. Colocar gelo

Pode-se aplicar uma compressas de gelo por cerca de 15 minutos, tendo o cuidado de não deixar o gelo em contato direto com a pele para não correr o risco de queimar a pele. Não há necessidade de deixar atuar mais de 15 minutos porque não tem efeito. Pode-se usar 2-3 vezes ao dia, em momentos diferentes, como pela manhã, à tarde e à noite. O gelo também pode ser usado para reduzir o inchaço, alcançando ótimos resultados. 

2. Fazer uma massagem

Também é recomendado fazer uma massagem no joelho usando gel ou pomada anti-inflamatória que se compra na farmácia, como cataflan, relmon gel ou calminex. A massagem deve ser feita até que o produto seja completamente absorvido pela pele. O alívio da dor pode ser manter por até 3 horas, e por isso pode-se aplicar estes produtos 3-4 vezes ao dia. 

3. Usar uma joelheira

Colocar uma joelheira também pode ser útil para poupar a articulação, conferindo maior estabilidade e equilíbrio entre as forças. Esta pode ser vestida após o banho e mantida durante todo o dia, sendo retirada apenas para dormir. É importante que a joelheira fique justa à pele para que tenha o efeito esperado, usar uma joelheira larga pode não ter nenhum benefício. 

4. Drenagem postural

Além disso, também é recomendado fazer uma drenagem postural, se o joelho estiver inchado. Para isso basta ficar deitado na cama ou no sofá, mantendo as pernas mais elevadas que o tronco, colocando uma almofada em baixo dos pés e dos joelhos para se sentir mais confortável.

5. Fazer exercícios

Os exercícios de alongamentos também podem ajudar a diminuir a dor no joelho, para isso, deve-se alongar suavemente a perna do joelho que está doendo, dobrando a perna para trás sem forçar muito, apoiando-se numa cadeira para não cair. Confira no vídeo a seguir alguns exercícios de fortalecimento para o joelho, que podem ser indicados, de acordo com a necessidade:

Exercícios para ARTROSE NO JOELHO

604 mil visualizações

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao médico ortopedista quando a dor no joelho não melhora em 3 dias com estas dicas ou piore, para que o médico possa examinar o joelho e descobrir a causa, recorrendo a exames de diagnóstico como raio-X, ressonância magnética ou ultrassonografia, por exemplo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem