Como aliviar a dor no joelho (remédios e opções naturais)

A dor no joelho pode ser aliviada através de medidas caseiras como colocar gelo, fazer massagem ou realizar exercícios que ajudem a fortalecer a musculatura do joelho. No entanto, nos casos em a dor não passa em até 5 dias, é importante que o ortopedista seja consultado para que sejam feitos exames que ajudem a identificar a causa e, assim, ser indicado o uso de medicamentos para tratar a dor no joelho.

A dor no joelho pode acontecer devido a diversas situações, podendo acontecer como consequência de entorse, lesão no menisco, rompimento dos ligamentos, artrose, presença de cistos, alteração na patela ou tendinite, por exemplo, sendo importante que a causa seja identificada para que o melhor tratamento seja recomendado, podendo ser necessário uso de medicamentos, realização de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. Confira as principais causas de dor no joelho. 

Como aliviar a dor no joelho (remédios e opções naturais)

Opções naturais

Algumas opções para aliviar a dor no joelho naturalmente são:

1. Colocar gelo

Aplicar gelo no local da dor por cerca de 15 minutos pode ajudar a aliviar a dor e diminuir o inchaço, podendo ser aplicado 2 a 3 vezes por dia, em momentos diferentes, como pela manhã, à tarde e à noite. Ao aplicar o gelo, é importante ter cuidado para não queimar a pele, sendo indicado que o gelo seja enrolado em um pano antes de ser aplicado no local da dor.

2. Fazer uma massagem

Fazer uma massagem no joelho usando gel ou pomada anti-inflamatória, como cataflan, relmon gel ou calminex, também pode ajudar a combater a dor no joelho. A massagem deve ser feita até que o produto seja completamente absorvido pela pele. O alívio da dor pode ser manter por até 3 horas, e por isso pode-se aplicar estes produtos 3-4 vezes ao dia. 

3. Usar uma joelheira

Colocar uma joelheira também pode ser útil para poupar a articulação, conferindo maior estabilidade e equilíbrio entre as forças. A joelheira pode ser vestida após o banho e mantida durante todo o dia, sendo retirada apenas para dormir. É importante que a joelheira fique justa à pele para que tenha o efeito esperado, isso porque usar uma joelheira larga pode não trazer benefícios. 

4. Drenagem postural

Caso o joelho esteja inchado, pode ser recomendado fazer uma drenagem postural. Para isso, basta ficar deitado na cama ou no sofá, mantendo as pernas mais elevadas que o tronco, colocando uma almofada em baixo dos pés e dos joelhos para se sentir mais confortável.

5. Fazer exercícios

Os exercícios de alongamentos também podem ajudar a diminuir a dor no joelho, para isso, deve-se alongar suavemente a perna do joelho que está doendo, dobrando a perna para trás sem forçar muito, apoiando-se numa cadeira para não cair. Confira no vídeo a seguir alguns exercícios de fortalecimento para o joelho, que podem ser indicados, de acordo com a necessidade:

Remédios para dor no joelho

Os remédios para aliviar a dor no joelho devem ser indicados pelo ortopedista de acordo com a intensidade dos sintomas. Normalmente, antes de indicar o remédio, o médico realiza alguns exames de imagem, como raio-X, ressonância magnética ou ultrassonografia, por exemplo, para identificar a causa da dor no joelho.

Assim, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios com o objetivo de tratar a inflamação e promover a melhora dos sintomas, e algésicos para reduzir a dor, que devem ser usados conforme a recomendação médica. Em alguns casos, além do uso de remédios, pode ser recomendada a realização de sessões de fisioterapia e cirurgia, dependendo da causa da dor.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: