A dor no joelho pode ser aliviada através de medidas caseiras como colocar gelo, fazer massagem ou realizar exercícios que ajudem a fortalecer a musculatura do joelho. No entanto, nos casos em a dor não passa em até 5 dias, é importante que o ortopedista seja consultado para que sejam feitos exames que ajudem a identificar a causa e, assim, ser indicado o uso de medicamentos para tratar a dor no joelho.
A dor no joelho pode acontecer devido a diversas situações, podendo acontecer como consequência de entorse, lesão no menisco, rompimento dos ligamentos, artrose, presença de cistos, alteração na patela ou tendinite, por exemplo, sendo importante que a causa seja identificada para que o melhor tratamento seja recomendado, podendo ser necessário uso de medicamentos, realização de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. Confira as principais causas de dor no joelho.

Opções naturais
Algumas opções para aliviar a dor no joelho naturalmente são:
1. Colocar gelo
Aplicar gelo no local da dor por cerca de 15 minutos pode ajudar a aliviar a dor e diminuir o inchaço, podendo ser aplicado 2 a 3 vezes por dia, em momentos diferentes, como pela manhã, à tarde e à noite. Ao aplicar o gelo, é importante ter cuidado para não queimar a pele, sendo indicado que o gelo seja enrolado em um pano antes de ser aplicado no local da dor.
2. Fazer uma massagem
Fazer uma massagem no joelho usando gel ou pomada anti-inflamatória, como cataflan, relmon gel ou calminex, também pode ajudar a combater a dor no joelho. A massagem deve ser feita até que o produto seja completamente absorvido pela pele. O alívio da dor pode ser manter por até 3 horas, e por isso pode-se aplicar estes produtos 3-4 vezes ao dia.
3. Usar uma joelheira
Colocar uma joelheira também pode ser útil para poupar a articulação, conferindo maior estabilidade e equilíbrio entre as forças. A joelheira pode ser vestida após o banho e mantida durante todo o dia, sendo retirada apenas para dormir. É importante que a joelheira fique justa à pele para que tenha o efeito esperado, isso porque usar uma joelheira larga pode não trazer benefícios.
4. Drenagem postural
Caso o joelho esteja inchado, pode ser recomendado fazer uma drenagem postural. Para isso, basta ficar deitado na cama ou no sofá, mantendo as pernas mais elevadas que o tronco, colocando uma almofada em baixo dos pés e dos joelhos para se sentir mais confortável.
5. Fazer exercícios
Os exercícios de alongamentos também podem ajudar a diminuir a dor no joelho, para isso, deve-se alongar suavemente a perna do joelho que está doendo, dobrando a perna para trás sem forçar muito, apoiando-se numa cadeira para não cair. Confira no vídeo a seguir alguns exercícios de fortalecimento para o joelho, que podem ser indicados, de acordo com a necessidade:
Remédios para dor no joelho
Os remédios para aliviar a dor no joelho devem ser indicados pelo ortopedista de acordo com a intensidade dos sintomas. Normalmente, antes de indicar o remédio, o médico realiza alguns exames de imagem, como raio-X, ressonância magnética ou ultrassonografia, por exemplo, para identificar a causa da dor no joelho.
Assim, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios com o objetivo de tratar a inflamação e promover a melhora dos sintomas, e algésicos para reduzir a dor, que devem ser usados conforme a recomendação médica. Em alguns casos, além do uso de remédios, pode ser recomendada a realização de sessões de fisioterapia e cirurgia, dependendo da causa da dor.