Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como levantar uma pessoa acamada

​Levantar um paciente acamado pode ser mais fácil seguindo técnicas adequadas que ajudam, não só, a fazer menos força, evitando lesões nas costas do cuidador, como a aumentar o conforto e bem-estar do paciente. Um dos segredos para não se machucar é dobrar os joelhos e fazer força com as pernas, todas as vezes que for necessário mexer no paciente, evitando forçar a coluna.

Normalmente, pacientes em estado avançado de doenças degenerativa, como Alzheimer, Parkinson ou Esclerose Lateral Amiotrófica, por exemplo, precisam ser levantados da cama regularmente para evitar atrofias musculares e articulares, assim como feridas na pele, conhecidas como escaras.

Veja os todos os principais cuidados que deve ter com um paciente acamado em: Como cuidar da pessoa acamada.

Assista este passo a passo que descrevemos detalhadamente:

É possível que apenas uma pessoa levante o paciente acamado, porém, é recomendado que, caso o paciente não tenha força para ajudar, o levantamento seja feito por 2 pessoas.

9 passos para levantar uma pessoa acamada

Para levantar uma pessoa acamada facilmente e com menos esforço:

1. Coloque uma cadeira de rodas ou a poltrona ao lado da cama e trave as rodas da cadeira, ou encoste a poltrona na parede, para que ela não ande.

Passo 1Passo 1

2. Com o paciente ainda deitado, arraste-o para a beira da cama, colocando os dois braços por baixo do corpo.

Passo 2Passo 2

3.Coloque o braço debaixo das costas do paciente, na altura dos ombros.

Passo 3Passo 3

4. Com a outra mão, segure na axila do paciente e sente-o na cama. Para este passo, o cuidador deve dobrar as pernas, manter as costas retas esticando as pernas enquanto levanta o paciente.

Passo 4Passo 4

5. Mantenha a mão suportando as costas do paciente e puxe os joelhos para fora da cama, rodando-o para que fique sentado com as pernas penduradas na beira da cama.

Passo 5Passo 5

6. Arraste-o até que os pés do paciente fiquem apoiados no chão.

Passo 6Passo 6

7. Abrace o paciente e, sem deixa-lo deitar novamente, segure-o por trás, no cós da calça. Porém, se possível, peça para ele se agarrar no seu pescoço, entrelaçando as mãos.

Passo 7Passo 7

8. Levante o paciente ao mesmo tempo que roda o seu corpo, em direção à cadeira de rodas ou poltrona, e deixe-o cair o mais lentamente possível sobre o assento.

Passo 8Passo 8

9. Para deixá-lo mais confortável ajuste a posição do paciente, puxando-o contra as costas da cadeira, ou a poltrona, passando os braços ao seu redor como um abraço.

Passo 9Passo 9

O paciente acamado deve ser movido da cama para a cadeira, e vice-versa, a cada 2 horas, ficando deitado na cama apenas na hora de dormir.

Geralmente, a cadeira de rodas ou a poltrona, devem ser colocadas junto à cabeceira do lado em que o paciente tenha mais força. Isto é, caso o paciente tenha tido um AVC e apresente mais força do lado direito do corpo, a cadeira deve ser colocada do lado direito da cama e o levantamento deve ser feito por esse lado, por exemplo.

Levantar o paciente é uma atividade diária muito importante que, além de evitar a formação de feridas nas costas, permite manter a amplitude de algumas articulações evitando a atrofia muscular.

Conheça como fazer outros cuidados importantes para a pessoa acamada:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...