Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como cuidar de uma pessoa acamada

Para cuidar de uma pessoa que ficou acamada devido a alguma cirurgia ou a uma doença crônica, como Alzheimer, por exemplo, é importante pedir ao enfermeiro ou médico responsável instruções básicas sobre como alimentar, vestir ou dar banho, para evitar agravamento da doença e melhorar sua qualidade de vida.

Desta forma, para manter a pessoa confortável e, ao mesmo tempo, prevenir desgaste e dores nas articulações do cuidador, segue um guia com algumas dicas simples sobre como deve ser o plano diário de cuidados, que incluem a satisfação de necessidades básicas como levantar, virar, trocar a fralda, alimentar ou dar banho na pessoa acamada.

Assista a estes vídeos para aprender o passo a passo de algumas das técnicas referidas neste guia:

Como levantar uma pessoa acamada

235 mil visualizações

1. Cuidar da higiene pessoal

A higiene de quem está acamado é muito importante para evitar o acúmulo de sujeira que pode levar ao desenvolvimento de bactérias, piorando o estado de saúde. Assim, os cuidados que devem ser feitos incluem:

Os cuidados de higiene só devem ser feitos na cama quando o paciente não tiver força suficiente para ir no banheiro. Ao fazer a higiene da pessoa acamada deve-se estar atento se existem feridas na pele ou na boca, informando o enfermeiro ou o médico que acompanha o paciente.

2. Lidar com a urina e as fezes

Além de manter a higiene pessoal através do banho também é extremamente importante lidar com as fezes e urina, para evitar seu acúmulo. Para isso deve-se:

Como lidar com a urina

A pessoa acamada urina, normalmente, entre 4 a 6 vezes por dia e, por isso, quando está consciente e consegue segurar o xixi, o ideal é que peça para ir ao banheiro. Se for capaz de andar, ela deve ser levada até ao banheiro. Nos outros casos, deve fazer na comadre ou num urinol.

Já quando a pessoa não está consciente ou apresenta incontinência urinária, é recomendado utilizar uma fralda que deve ser trocada sempre que estiver molhada ou suja. Já no caso de retenção urinária, o médico pode aconselhar o uso de uma sonda vesical que deve ser mantida em casa e que requer cuidados especiais. Saiba como cuidar da pessoa com sonda vesical.

Como lidar com as fezes

A eliminação de fezes pode mudar quando a pessoa fica acamada, sendo, em geral, menos frequente e com fezes mais ressecadas. Assim, se a pessoa não evacuar por mais de 3 dias, pode ser sinal de prisão de ventre podendo ser necessário fazer massagens na barriga e oferecer mais água ou dar laxante sob orientação médica.

No caso se a pessoa estar usando fralda, veja o passo-a-passo para trocar a fralda quando está suja.

Como cuidar de uma pessoa acamada

3. Garantir uma alimentação adequada

A alimentação da pessoa acamada deve ser feita no mesmo horário em que a pessoa estava costumava a se alimentar, mas deve ser adaptada de acordo com os seus problemas de saúde. Para isso, deve-se questionar o médico ou o nutricionista sobre os alimentos que se deve dar preferência.

A maioria das pessoas acamadas ainda é capaz de mastigar os alimentos e, por isso, precisam apenas de ajuda para levar os alimentos à boca. No entanto, se a pessoa tiver uma sonda de alimentação é necessário ter alguns cuidados especiais na hora de alimentar. Veja como alimentar uma pessoa com sonda.

Além disso, algumas pessoas, especialmente idosos, podem ter dificuldade para engolir alimentos ou líquidos e, por isso, pode ser necessário adaptar a consistência dos pratos às capacidades de cada um. Por exemplo, caso a pessoa tenha dificuldade em engolir água sem se engasgar, uma boa dica é oferecer gelatina. Já quando a pessoa não consegue engolir alimentos sólidos, deve-se dar preferência para mingaus ou "passar" os alimentos para que fiquem mais pastosos.

4. Manter o conforto

O conforto da pessoa acamada é o principal objetivo de todos os cuidados referidos anteriormente, porém, existem outros cuidados que ajudam a manter a pessoa mais confortável durante o dia, sem feridas ou com menos dores e que incluem:

Também é recomendado manter a pele bem hidratada, passando um creme hidratante depois do banho, esticar bem os lençóis e ter outros cuidados que impeçam o surgimento de feridas na pele.

Quando deve ir no médico

É recomendado ligar para o médico, consultar um clínico geral ou ir no pronto-socorro quando a pessoa acamada apresentar:

  • Febre superior a 38º C;
  • Feridas na pele;
  • Urina com sangue ou cheiro fétido;
  • Fezes com sangue;
  • Diarreia ou prisão de ventre por mais de 3 dias;
  • Ausência de urina por mais de 8 a 12 horas.

Também é importante ir ao hospital quando o paciente refere dores muitos fortes no corpo ou se mostra muito agitado, por exemplo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem