Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que passar na Queimadura de Sol

Assim que observar que está com uma queimadura de sol, ficando com a pele muito vermelha ou com bolhas, deve-se sair imediatamente do sol, ficando num lugar fresco e na sombra. Se ainda estiver na praia, dê um mergulho no mar ou vá ao chuveirinho para resfriar a pele e depois volte para um local coberto, como um bar ou quiosque.

O ideal é voltar para casa assim que for possível, para poder cuidar da pele com os produtos adequados, mas ainda na praia, no rio ou na piscina, depois de resfriar a pele você pode aplicar o próprio protetor solar, para manter a pele protegida e hidratada.

Quando chegar em casa deve tomar um outro banho deixando a água doce gelada cair sobre o corpo, evitando usar sabonete. Se for possível deixe o corpo secar naturalmente, ou use uma toalha macia sem esfregar a pele, mas pressionando a toalha suavemente por todo corpo, para absorver a água. A seguir aplique um creme ou pomada próprio para regeneração da pele.

O que passar na Queimadura de Sol

Melhores cremes e pomadas para queimadura solar

Algumas ótimas opções de cremes e pomadas que se pode passar na pele em caso de queimadura solar são:

  • Caladryl, loção hidratante que se compra na farmácia ou drogaria;
  • Bepantol para as áreas mais vermelhas;
  • Creme com 1% de cortisona, como Diprogenta ou Dermazine;
  • Pasta d'água exatamente em cima das bolhas, tendo o cuidado de não estourar;
  • Loção pós sol refrescante de aloe vera. Saiba fazer o seu em casa;
  • Chá de calêndula frio para aplicar em forma de compressa.

É importante também beber muita água para reidratar o corpo, evitar o sol e usar roupas largas para aliviar o desconforto. Para combater a coceira pode-se tomar um banho frio e passar bastante hidratante nas regiões afetas, pois ao coçar a pele as bolhas da queimadura podem estourar causando mais dor.

As chances de ter um câncer de pele, como o melanoma que é grave, dobra ao ter 5 queimaduras solares e por isso é muito importante proteger a pele do sol, evitando a exposição nas horas mais quentes do dia, usando protetor solar, chapéu e óculos escuros.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao pronto-socorrro se você ou a criança tiver bolhas grandes, em caso de febre, calafrios, dor de cabeça e dificuldade no pensamento, porque estes sinais podem indicar insolação, sendo necessário tratamento médico.

Quando a pele começa a descascar, nos próximos 6 a 8 dias, o que se pode fazer é uma esfoliação caseira para retirar as células mortas. Basta misturar meio copo de óleo de amêndoa doce com 2 colheres de açúcar cristal e esfregar em todo corpo, com movimentos circulares, e tomar um banho a seguir. Deve-se ainda evitar a exposição solar e proteger a pele nova com um bom filtro solar.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...