A queimadura solar acontece quando se está muito tempo exposto aos raios solares sem qualquer tipo de proteção e, por isso, a primeira coisa que se deve fazer, assim que se percebe o surgimento de uma queimadura, é procurar um local coberto e que tenha sombra para resfriar a pele e aplicar o protetor solar, a fim de evitar a absorção de mais raios UV.
Esta atitude evitará que a queimadura se agrave e que surjam bolhas na pele, o que pode aumentar a dor, ardência e o desconforto, além dos riscos de infecção caso as bolhas estourem.
Além disso, é indicado que, assim que possível, a pessoa retorne para casa e inicie os cuidados necessários com a pele queimada, que incluem tomar um banho com água fria, para resfriar por completo a região afetada, e passar pomadas ou cremes pós sol, para diminuir o desconforto e facilitar a cicatrização.

Melhores cremes e pomadas para queimadura solar
Algumas opções de cremes e pomadas que se pode passar na pele em caso de queimadura solar são:
- Cremes a base de cloridrato de difenidramina, calamina ou cânfora, como o Caladryl ou Calamyn;
- Bepantol líquido ou em pomada;
- Cremes com 1% de cortisona, como Diprogenta ou Dermazine;
- Pasta d'água;
- Loção pós sol em creme ou gel à base de aloe vera/babosa.
Para que a cicatrização aconteça mais rapidamente, deve-se aplicar os produtos de acordo com as recomendações da embalagem.
Além disso, durante os cuidados com a pele queimada, é importante aumentar a ingestão de água, evitar o sol e usar roupas largas para aliviar o desconforto, além de não estourar as bolhas que podem surgir e não retirar a pele que pode começar a se soltar.
Para combater a coceira e o desconforto de forma mais eficaz, pode-se aplicar toalhas frias ou tomar um banho gelado antes de passar algum creme nas regiões que ardem ou que estão vermelhas. O uso de compressas de gelo para resfriar a pele ou amenizar a coceira está contraindicado, pois pode piorar a queimadura.
Cuidados para acelerar a cicatrização
Para acelerar a cicatrização da pele queimada é importante durante a recuperação proteger a pele do sol, evitando a exposição solar principalmente nas horas mais quentes do dia, usar protetor solar, chapéu e óculos escuros.
Além disso, após a recuperação completa, deve-se tomar todos os cuidados para que este fato não ocorra novamente, visto que as chances de ter um câncer de pele dobra ao ter mais de 5 queimaduras solares. Confira 8 dicas para cuidar da pele no verão e evitar queimaduras.
Quando ir ao médico
É recomendado ir ao pronto socorro se a queimadura tiver bolhas muito grandes, ou se a pessoa apresentar febre, calafrios, dor de cabeça ou dificuldade no pensamento, já que estes são sinais que podem indicam insolação, uma condição que precisa de tratamento médico. Entenda melhor o que é a insolação e como é tratada.