O que fazer em caso de queimadura

Na maioria das queimaduras, o passo mais importante é esfriar rapidamente a pele para que as camadas mais profundas não continuem queimando e provocando lesões. Além disso podem ser utilizadas pomadas, de acordo com a orientação médica, para aliviar a dor e auxiliar o processo de cicatrização.

No entanto, dependendo do grau da queimadura, os cuidados podem ser diferentes, especialmente nas de 3º grau que devem ser avaliadas o mais rápido possível por um médico, no hospital, para evitar complicações graves como destruição de nervos ou músculos.

Em todos os casos de queimadura, não é indicado passar pó de café ou pasta de dente, por exemplo, na queimadura, pois pode causar ainda mais irritação, aumentar o risco de infecção e dificultar o processo de cicatrização.

O que fazer na queimadura de 1º grau

O que fazer em caso de queimadura

A queimadura de primeiro grau afeta apenas a camada superficial da pele causando sinais como dor e vermelhidão na região. Nestes casos é recomendado:

  1. Colocar a região queimada debaixo de água fria por, pelo menos, 15 minutos;
  2. Manter um pano limpo e umedecido em água fria na região durante as primeiras 24 horas, trocando sempre que a água aquecer;
  3. Não aplicar qualquer produto, como óleo ou manteiga, na queimadura;
  4. Passar uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento. Veja uma lista mais completa de pomadas;

Este tipo de queimadura é mais comum quando se fica muito tempo ao sol ou quando se toca num objeto muito quente. Geralmente a dor desaparece ao fim de 2 ou 3 dias, mas a queimadura pode demorar até 2 semanas para cicatrizar, mesmo com o uso de pomadas. Geralmente, a queimadura de 1º grau não deixa qualquer tipo de cicatriz na pele e raramente apresenta complicações.

O que fazer na queimadura de 2º grau

O que fazer em caso de queimadura

A queimadura de 2º grau afeta as camadas intermédias da pele e, por isso, além da vermelhidão e da dor, podem surgir outros sintomas como bolhas ou inchaço do local. Neste tipo de queimadura é aconselhado:

  1. Colocar o local afetado debaixo de água corrente fria por, pelo menos, 15 minutos;
  2. Lavar cuidadosamente a queimadura com água fria e sabão de pH neutro, evitando esfregar com muita força;
  3. Cobrir a região com uma gaze molhada ou com bastante vaselina, e prender com uma ligadura, durante as primeiras 48 horas, trocando sempre que necessário;
  4. Não furar as bolhas e não aplicar qualquer produto no local, para evitar o risco de infecção;
  5. Procurar ajuda médica se a bolha for muito grande.

Esta queimadura é mais frequente quando o calor está mais tempo em contato com a pele, como acontece quando se derrama água quente sobre a roupa ou se segura em algo quente por muito tempo, por exemplo.

Na maioria dos casos, a dor melhora ao fim de 3 dias, mas a queimadura pode demorar até 3 semanas para desaparecer. Embora as queimaduras de 2º grau raramente deixem cicatrizes, a pele pode ficar mais clara no local.

O que fazer na queimadura de 3º grau

O que fazer em caso de queimadura

A queimadura de 3º grau é uma situação grave que pode colocar a vida em risco, uma vez que as camadas mais profundas da pele estão sendo afetadas, incluindo os nervos, vasos sanguíneos e músculo. Por isso, neste caso é recomendado:

  1. Chamar imediatamente uma ambulância, ligando para o 192 ou leve a pessoa rapidamente para o hospital;
  2. Esfriar a região queimada com soro fisiológico, ou na sua falta, água da torneira, por cerca de 10 minutos;
  3. Colocar cuidadosamente uma gaze esterilizada umedecida em soro fisiológico ou um pano limpo sobre a região afetada, até a chegada da ajuda médica. Caso a região queimada seja muito grande, pode-se enrolar um lençol limpo umedecido em soro fisiológico e que não largue pelos;
  4. Não colocar nenhum tipo de produto na região afetada.

Em alguns casos, a queimadura de 3º grau pode ser tão grave que provoca falha em vários órgãos. Nestes casos, caso a vítima desmaie e deixe de respirar deve-se iniciar a massagem cardíaca.

Uma vez que todas as camadas de pele estão afetadas, os nervos, glândulas, músculos e até órgãos internos podem sofrer lesões graves. Neste tipo de queimadura pode não se sentir dor devido à destruição dos nervos, mas é necessária ajuda médica imediata para evitar complicações graves, assim como infecções.

Quando ir ao hospital

A maioria das queimaduras podem ser tratadas em casa, no entanto, é aconselhado ir ao hospital quando a queimadura é maior que o palmo da mão, surgem muitas bolhas ou é uma queimadura de terceiro grau, que afeta as camadas mais profundas da pele. Além disso, se a queimadura também acontecer em regiões sensíveis como mãos, pés, genitais ou rosto, também se deve ir ao hospital.

O que fazer em caso de queimadura

Principais dúvidas

A seguir estão indicadas as principais dúvidas sobre o que fazer em caso de queimadura:

1. Passar pasta de dente ou pó de café melhora a queimadura?

Pasta de dente, pó de café, manteiga, clara de ovo, cebola cortada ou vinagre não possuem efeitos sobre a cicatriz, podendo inclusive atrasar o processo de cicatrização e aumentar as chances de infecção bacteriana. Por isso, a melhor forma de tratar a queimadura é colocar a área queimada debaixo de água fria até arrefecer a pele.

Depois, podem ser aplicadas pomadas próprias para queimadura com propriedades calmantes, cicatrizantes e antibacterianas. Veja alguns exemplos de pomadas para queimadura

2. Posso estourar a bolhinha?

A bolhinha é uma forma do corpo proteger a região afetada contra infecções, por isso não deve ser estourada. Se por acaso estourar, deve-se lavar bem a área com água e sabão neutro.

Além disso, se a pele estiver colada ou colar após a bola estourada, não se deve mexer. A pele só pode ser retirada no hospital por um profissional capacitado, pois pode causar outros danos à pele. 

3. Posso tirar o tecido que está colado na queimadura?

Caso a roupa ou algum objeto esteja colado na queimadura, não é recomendado retirar, pois isso pode causar uma lesão maior, aumentar o risco de infecção e atrasar a cicatrização. Nesses casos, é importante ir ao hospital ou pronto-socorro mais próximo para que o tecido ou o objeto possam ser retirados em segurança.

4. Passar gelo na cicatriz alivia os sintomas?

Apesar de ser frio, o gelo não deve ser utilizado, pois o frio excessivo pode prejudicar a pele e causar novas queimaduras e lesões. Além do gelo, é importante evitar passar algodão sobre a região queimada, pois pode colar na pele e interferir no processo de cicatrização.

5. O que pode aliviar as dores da queimadura?

As dores da queimadura podem ser aliviadas apenas com água fria na região queimada. No entanto, existem pomadas caseiras que podem aliviar os sintomas da queimadura e auxiliar na cicatrização. Saiba qual é a pomada caseira utilizada para queimadura. 

6. Gel de babosa ajuda no processo de cicatrização da queimadura?

A babosa é uma planta medicinal que possui propriedades anestésicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes, assim, pode ser utilizada para ajudar no processo de cicatrização da cicatriz, desde que não exista uma ferida no local. 

7. Compressa de leite frio ajuda na cicatrização?

A compressa de leite frio pode ser utilizada para tratar das queimaduras de sol, pois reduz a ardência e o inchaço da pele além de hidratá-la. Veja outros remédios para queimadura. 

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: