Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se está com Zika - Sintomas e Exames

Para saber se se está infectado pelo Zika vírus é importante estar atento aos sintomas que, normalmente, surgem 10 dias após a picada de um mosquito e que, inicialmente, incluem febre acima de 38ºC e manchas vermelhas na pele do rosto.

Porém, estes sintomas podem ser confundidos com uma gripe e, por isso, é importante estar atento se nas horas seguintes surgem outros sintomas como:

Como saber se está com Zika - Sintomas e Exames

Normalmente, estes sinais duram até 5 dias e podem ser confundidos com os sintomas da gripe, dengue ou rubéola sendo, por isso, importante ir ao pronto-socorro quando surgem mais que 2 dos sintomas para ser visto por um médico para diagnosticar o problema, iniciando o tratamento adequado. Veja uma lista mais completa e como aliviar os Sintomas causados pelo Zika vírus.

Como saber se o bebê está com Zika

No caso do bebê, pode ser um pouco mais complicado identificar os sintomas de Zika. Por isso, é muito importante que os pais fiquem atentos a sinais como:

  • o bebê chora muito;
  • fica inquieto;
  • a sua pele apresenta manchas vermelhas;
  • febre acima de 37,5ºC;
  • olhos vermelhos.

Se houver suspeita de Zika, deve-se levar a criança para o pediatra para se certificar de que é esta doença e iniciar o tratamento adequado. Veja o que pode fazer para tratar do seu bebê com zika.

O que fazer em caso de suspeita de Zika

Se suspeitar estar com Zika deve ir ao hospital para fazer que o médico observe os sintomas e confirme se estão sendo causados pelo vírus da Zika.

Além disso, o médico também pode pedir alguns exames para garantir que não existe alguma outra doença que possa estar causando os mesmos sintomas. No entanto, em épocas de epidemia os médicos podem suspeitar da doença e nem sempre solicitam qualquer exame.

Quais exames são utilizados

Os exames que identificam o Zika vírus encontram pequenas partículas desse vírus na corrente sanguínea da pessoa infectada, por isso só são eficazes enquanto ainda existem sintomas da Zika, o que dura entre 5 a 10 dias para acontecer. Após esse período normalmente já não é possível saber se a pessoa teve a doença ou não, porque nem sempre são encontrados vestígios do vírus no sangue.

Como saber se está com Zika - Sintomas e Exames

Novos exames disponíveis

Com base nos últimos avanços científicos, estão sendo realizados exames específicos que possam diferenciar o Zika, da Dengue e da Chikungunya. Atualmente, o exame mais específico para detectar o Zika vírus é o RT-PCR que está disponível em centros de referência do Ministério da Saúde, não sendo acessível à população, sendo utilizado somente nos casos de investigação de complicações e mortes relacionadas ao Zika vírus.

Um novo teste chamado KIT NAT que é capaz de diagnosticar a dengue, zika e chikungunya, já foi aprovado e encomendado pelo ministério da saúde para substituição do RT-PCR. O novo KIT identifica o material genético de cada vírus em particular, mas ainda não encontra-se disponível em todas as unidades de saúde, estando restrita somente à Fiocruz.

Um outro exame é capaz de identificar o vírus da Zika no sêmen mas este ainda também não se encontra disponível para a população em geral.

Como é feito o tratamento do Zika vírus

O tratamento para o Zika vírus é o mesmo que o tratamento da dengue, e deve ser orientado por um clínico geral ou infectologista. Normalmente é feito apenas com o controle dos sintomas, uma vez que não existe um antiviral específico para combater a infecção.

Assim, o tratamento deve ser feito apenas com repouso em casa durante cerca de 7 dias e o uso de analgésicos e remédios para febre, como Paracetamol ou Dipirona, por exemplo, para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação. Anti-alérgicos e Anti-inflamatórios também podem ser indicados para controlar alguns dos sintomas.

Tratamento da ZikaTratamento da Zika

Em algumas pessoas a infecção pelo Zika Vírus pode ter como complicação o desenvolvimento da Síndrome Guillain-Barré, uma doença grave que quando não é tratada pode deixar e paciente sem andar e respirar, sendo potencialmente fatal. Por isso se apresentar fraqueza progressiva nas pernas e nos braços deve ir rapidamente para o hospital. Pessoas diagnosticadas com esta síndrome relataram ter apresentado os sintomas da Zika cerca de 2 meses antes.

Conheça outras doenças que podem estar relacionadas ao Zika.

Por que se deve ir sempre ao médico?

Em caso de suspeita de Zika deve-se ir ao médico para que ele possa confirmar a infecção pelo vírus e indicar os medicamentos necessários, de acordo com os sintomas.

Além disso, a Zika é uma doença que deve ser avisada às autoridades de saúde do Brasil e do mundo e, por isso, cabe ao médico enviar relatórios que indicam o número de infectados e os sintomas que apresentaram. Estas informações são importantes para o estudo da doença, sendo útil para saber mais detalhes sobre como tratar e quais suas implicações na saúde.

Porque o médico nem sempre pede exames?

Normalmente os médicos não pedem exames específicos para o Zika vírus porque estes não se encontram disponíveis para o público em geral. Somente algumas pessoas selecionadas pelo ministério da saúde são submetidas a estes exames, especialmente quando surgem complicações, sérias, de forma a perceber o que causou esse problema.

No entanto, para despistar outras doenças o médico poderá solicitar outros exames como exame de sangue, urina ou ultrassonografia, para identificar outras doenças que podem ter sintomas semelhantes.

Veja no vídeo a seguir como se alimentar para se recuperar da zika mais rapidamente.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...