Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Zika vírus na gravidez: sintomas, tratamento e riscos para o bebê

janeiro 2023

A infecção pelo Zika vírus na gravidez pode causar sintomas na mulher como aparecimento de manchas vermelhas na pele, febre acima de 38ºC, dor e inchaço nas articulações.

Além disso, a infecção pelo Zika vírus na gravidez também representa um risco para o bebê. Isso porque esse vírus pode ser transmitido da mulher para o bebê, causando a microcefalia, uma doença que pode comprometer o desenvolvimento neurológico e físico da criança. Conheça mais sobre a microcefalia.

O diagnóstico da Zika durante a gravidez deve ser feito por um médico, através da avaliação dos sintomas e sinais apresentados e de exames que ajudam a identificar o vírus, como teste molecular RT-PCR e teste rápido. Veja como é feito o diagnóstico da Zika.

Imagem ilustrativa número 4

Principais sintomas do Zika vírus na gravidez

Os principais  sintomas do Zika vírus na gravidez são:

  • Manchas vermelhas na pele;
  • Coceira pelo corpo;
  • Febre acima de 38 ºC;
  • Dor de cabeça;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Dor e inchaço nas articulações;
  • Fraqueza.

Os sintomas do Zika vírus desaparecem normalmente após 2 a 7 dias. No entanto, mesmo quando os sintomas desaparecem, é importante consultar um obstetra ou infectologista para que sejam feitos exames e seja verificado o risco de transmissão do vírus para o bebê.

Possíveis riscos para o bebê

O principal risco do Zika vírus na gravidez para o bebê é a microcefalia. Como consequência da microcefalia, o bebê pode apresentar problemas cognitivos, visuais, paralisia e atraso no desenvolvimento geral. Conheça os sinais e sintomas da microcefalia.

Em que fase da gravidez o Zika vírus é perigoso?

A contaminação do bebê com o Zika vírus pode acontecer em qualquer fase da gravidez. No entanto, os riscos para o bebê são maiores quando a infecção da mãe acontece no primeiro trimestre de gravidez. Isso porque nesse período a placenta ainda não consegue proteger totalmente o bebê contra o vírus Zika, aumentando o risco de microcefalia e de aborto.

Quais as chances do bebê nascer com microcefalia?

Atualmente sabe-se que algumas mulheres podem ter Zika durante a gravidez e os bebês não desenvolverem a microcefalia. Entretanto, as chances de o bebê de mães que têm Zika nascerem com essa condição ainda não são conhecidas.

Como saber se o bebê tem microcefalia?

Para saber se o bebê tem microcefalia, a ultrassonografia é o exame indicado para se fazer durante a gestação. Além disso, essa doença também pode ser confirmada logo após o parto através da medição do tamanho da cabeça do bebê.

Como acontece a transmissão

A principal forma de transmissão do Zika vírus é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Além disso, esse vírus também pode ser transmitido através das relações sexuais desprotegidas ou da mãe para filho, durante a gestação ou no momento do parto.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do Zika vírus durante a gravidez deve ser feito pelo médico a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela mulher, bem como pela realização de alguns exames, como o teste molecular RT-PCR e o teste rápido.

1. Teste molecular RT-PCR

O teste molecular RT-PCR é o mais usado para identificar a infecção pelo Zika vírus, pois além de indicar a presença ou ausência de infecção, também informa a quantidade de vírus circulante, o que é importante para a indicação do tratamento pelo médico.

O teste RT-PCR consegue identificar partículas do vírus no sangue, na placenta e no líquido amniótico. O resultado é mais facilmente obtido quando é realizado enquanto a mulher ainda apresenta os sintomas da doença.

Quando o resultado dá negativo, mas o bebê apresenta microcefalia, é possível que a mulher tenha tido a Zika há muito tempo e o sistema imunológico retirou os vestígios do vírus do corpo ou a microcefalia tenha sido causada por outros fatores. Conheça as causas da microcefalia.

2. Teste rápido para Zika

O teste rápido para Zika é feito com o objetivo de triagem, uma vez que apenas indica se há ou não infecção a partir da avaliação dos anticorpos circulantes no corpo contra o vírus. No caso de resultados positivos, é indicada a realização de exame molecular. Já nos testes com resultados negativos, a recomendação é repetir o exame e, caso existam sintomas e o teste rápido der negativo, também é indicado o teste molecular.

3. Exame diferencial para Dengue, Zika e Chikungunya

Como Dengue, Zika e Chikungunya causam sintomas semelhantes, um dos testes que pode ser realizado no laboratório é o teste diferencial para essas doenças, que é constituído por reagentes específicos para cada uma das doenças e fornece o resultado em mais ou menos 2 horas.

Como é o tratamento

Como não existem vacinas ou medicamentos que tratam a infecção pelo vírus Zika, o tratamento geralmente inclui repouso, hidratação, medicamentos anti-inflamatórios não hormonais ou analgésicos para combater a dor e a febre. Saiba como é o tratamento da Zika.

Como prevenir a Zika na gravidez

Para se proteger da Zika na gravidez, a mulher pode usar roupas compridas, que cubram a maior parte da pele e usar repelentes, como Icaridina e DEET, todos os dias para manter os mosquitos afastados. Veja os repelentes mais indicados na gravidez.

Outras estratégias incluem plantar citronela ou acender velas aromáticas de citronela, porque elas afastam os mosquitos. Investir no consumo de alimentos ricos em vitamina B1 também ajuda a manter os mosquitos longe porque essa vitamina altera o odor da pele, afastando os mosquitos. Confira outras estratégias para evitar a picada de mosquitos.

Além disso, é fundamental ter o acompanhamento médico durante toda a gestação e usar camisinha durante as relações sexuais.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Microcephaly. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/microcephaly>. Acesso em 11 jan 2023
  • CENTERS FOR DISEASE CONTROL ANR PREVENTION - CDC. Zika Virus: sexual transmission and prevention. Disponível em: <https://www.cdc.gov/zika/prevention/sexual-transmission-prevention.html>. Acesso em 11 jan 2023
Mostrar bibliografia completa
  • ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA. Zika vírus - Gravidez. 2016. Disponível em: <https://amb.org.br/wp-content/uploads/2021/08/ZIKA-VIRUS-GRAVIDEZ-FINAL-2016.pdf>. Acesso em 11 jan 2023
  • PESQUISA FAPESP. Zika no início da gravidez. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/zika-no-inicio-da-gravidez/>. Acesso em 11 jan 2023
  • FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ-FIOCRUZ. Especialistas esclarecem dúvidas sobre o vírus zika. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/especialistas-esclarecem-duvidas-sobre-o-virus-zika>. Acesso em 11 jan 2023
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Zika virus. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/zika-virus?gclid=Cj0KCQiAtvSdBhD0ARIsAPf8oNkQSp8zzhg7mYJJXuzvBxqpnrBsvd-mjAPTkGSLJEelffMIUZ4fKh0aAgyBEALw_wcB>. Acesso em 11 jan 2023
  • FIOCRUZ. DPP® Zika IgM/IgG. Disponível em: <https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/produtos/reativos/testes-rapidos/dpp-zika-igm-igg>. Acesso em 03 jan 2020
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como aliviar os sintomas da Zika de forma natural

    04:23 | 61988 visualizações
  • MICROCEFALIA

    02:06 | 79013 visualizações