5 passos para acalmar o bebê para Dormir a noite toda

dezembro 2020

O bebê fica irritado e chora quando está com fome, sono, frio, calor ou quando a fralda está suja e por isso o primeiro passo para acalmar um bebê que está super agitado é satisfazer suas necessidades básicas.

No entanto, os bebês também anseiam por carinho e por isso também choram quando querem colo, 'conversar' ou companhia porque tem medo do escuro e porque não entendem o mundo à sua volta.

Veja dicas da Dr.ª Clementina, psicóloga e especialista em sono do bebê para ajudar o bebê a relaxar:

Outras estratégias para relaxar o bebê antes de dormir incluem:

1. Com uma bola de Pilates

Essa atividade pode ser utilizada em bebês com mais de 3 meses de vida, que é quando ele já consegue segurar melhor o pescoço. A atividade consiste em: 

  • Colocar o bebê apoiado de barriga para baixo numa bola grande o suficiente para que as mãos e os pés do bebê não toquem no chão;
  • Segurar o bebê colocando as mãos nas costas do bebê e
  • Deslizar a bola alguns centímetros para frente e para trás.

Uma outra forma de relaxar o bebê é sentar-se com o bebê no colo numa bola de Pilates e ficar "quicando" a bola suavemente usando o peso do próprio corpo, como mostra a segunda imagem.

Fazer este exercício durante 3 a 5 minutos, é bom porque o movimento de oscilação da bola é muito relaxante e acalma o bebê, mas é preciso que ele se sinta seguro durante a atividade para que dê certo. Também é importante usar movimentos suaves para não estimular ainda mais a criança. 

2. Dar um banho 

Um banho morno é uma ótima estratégia para deixar o bebê tranquilo. Deixar o jato de água cair sobre as costas e os ombros do bebê por alguns minutos, enquanto conversa com ele calmamente pode ajudar a mudar seu estado de ânimo em pouco tempo. Se for possível, é aconselhado deixar a luz mais fraca ou acender uma vela para tornar um ambiente mais sereno. 

3. Fazer uma massagem

Logo depois do banho, pode-se aplicar um óleo de amêndoas em todo corpo, amassando suavemente todas as dobrinhas do bebê, massageando  o peito, barriga, braços, pernas e pés, além das costas e bumbum. Deve-se aproveitar para olhar nos olhos do bebê e conversar com ele de forma tranquila. Veja os passos para fazer uma massagem relaxante no bebê

4. Colocar músicas calmas

As músicas que mais acalmam os bebês são as clássicas ou sons da natureza, mas as músicas instrumentais com enfoque no violão ou no piano, também são excelentes opções para deixar tocando no carro ou no quarto do bebê, proporcionando um momento de relaxamento. 

5. Barulho contínuo

 

O som contínuo do ventilador, secador de cabelo ou da máquina de lavar roupa são chamados de ruído branco, que funciona tão bem quanto um rádio fora da estação. Esse tipo de som acalma os bebês porque o som se assemelha ao barulho que o bebê ouvia quando estava dentro da barriga da mãe, o lugar onde ele se sentia completamente seguro e calmo. Deixar um desses sons ao lado do berço do bebê pode deixá-lo dormir de forma tranquila, a noite toda. 

Mas além de seguir todos estes passos, deve-se levar em consideração a idade da criança, porque é normal que um bebê recém-nascido durma apenas 2 ou 3 horas e acorde com fome, enquanto que um bebê com 8 meses tem mais facilidade para dormir mais de 6 horas seguidas. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2020. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra, em julho de 2018.
Revisão médica:
Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.