Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como ensinar o bebê a dormir sozinho no berço

Por volta dos 8 ou 9 meses de idade o bebê já pode começar a dormir no berço, sem precisar ficar no colo para pegar no sono. No entanto, para conseguir atingir este objetivo é preciso acostumar o bebê a dormir dessa forma, atingindo um passo de cada vez, porque não é de repente que a criança vai aprender a dormir sozinha, sem estranhar e sem chorar.

Estes passos podem ser seguidos um a cada semana, mas há bebês que precisam de mais tempo para se acostumar, e por isso o ideal é que os pais vejam quando se sentem seguros para avançar para o próximo passo. Não há necessidade de atingir todos os passos num mês, mas é importante, ser consistente e não retornar à estaca zero.

Como ensinar o bebê a dormir sozinho no berço

6 passos para ensinar o bebê a dormir sozinho no berço

Indicamos aqui 6 passos que você pode seguir para ensinar o bebê a dormir sozinho:

1. Respeitar a rotina do sono

O primeiro passo consiste em respeitar a rotina do sono, criando hábitos que devem ser mantidos sempre na mesma hora, diariamente, por pelo menos 10 dias. Por exemplo: O bebê pode tomar banho às 19:30, jantar às 20h, mamar ou tomar a mamadeira às 22h, a seguir o pai ou a mãe já podem ir para o quarto com ele, mantendo uma luz baixa, de presença, num ambiente calmo e tranquilo, que favorece o sono e trocar a fralda e colocar o pijama.

Você deve estar muito calma e centrada e falar com o bebê sempre baixinho para que ele não seja muito estimulado e fique mais sonolento. Se o bebê está habituado ao colo, você pode inicialmente seguir esta rotina e adormecer o bebê no colo.

2. Colocar o bebê no berço

Após a rotina da hora do sono, ao invés de ficar com o bebê no colo para ele dormir, você deve colocar o bebê no berço e ficar ao seu lado, olhando para ele, cantando e ninando o bebê para que ele fique calmo e sossegado. Você pode até mesmo colocar um pequeno travesseiro ou um bichinho de pelúcia para dormir com o bebê.

É importante resistir e não pegar o bebê no colo se ele começar a resmungar e chorar, mas se ele chorar de forma muito intensa por mais de 1 minuto, você pode repensar se está na hora dele dormir sozinho ou se vai tentar mais adiante. Se esta for a sua opção, mantenha a rotina do sono para que ele fique sempre habituado a ela porque assim ele se sentirá mais seguro no quarto e vai dormir mais rapidamente.

3. Consolar se ele chorar, mas sem tirar do berço

Se o bebê está apenas resmungando e não chora por mais de 1 minuto, você pode tentar resistir a não pega-lo no colo mas deve ficar bem pertinho, fazendo carinho nas costas ou na sua cabecinha, dizendo 'xiiiiii', por exemplo. Assim, a criança pode se acalmar e pode se sentir segura e parar de chorar. No entanto ainda não é hora de sair do quarto e você deve chegar até este passo em 2 semanas aproximadamente.

Como ensinar o bebê a dormir sozinho no berço

4. Se afastar aos poucos

Se você já não precisa pegar o bebê no colo e se ele já se acalma deitado no berço, só com a sua presença por perto, você já pode avançar para o 4º passo que consiste em se afastar aos poucos. A cada dia você deve ir se afastando mais do berço, mas isso não quer dizer que você vai colocar o bebê para dormir já nesse 4º passo, mas que a cada dia vai cumprir os passos de 1 a 4. 

Você pode ficar sentada na poltrona da amamentação, na cama ao lado ou até mesmo sentar no chão. O importante é que o bebê perceba a sua presença ainda no quarto e se ele levantar a cabeça irá te encontrar olhando para ele, e pronta para o acudir, se for necessário. Assim a criança aprende a ter mais confiança e se sente mais segura para dormir sem o colo.

5. Mostrar segurança e firmeza

Com o 4º passo o bebê vai percebendo que você está perto, mas distante do seu toque e no 5º passo, é importante que ele perceba que você está ali pronta para o consolar, mas que não vai pega-lo no colo sempre que ele resmungar ou ameaçar chorar. Assim, se ele ainda começar a resmungar no berço, ainda distante você pode com muita calma fazer somente 'xiiiiiii' e ir falando com ele bem baixinho e com calma para que ele se sinta seguro.

6. Ficar no quarto até ele dormir

Inicialmente você deve ficar no quarto até o bebê dormir, fazendo disso uma rotina que deve ser seguida por algumas semanas. Aos poucos você deve ir se afastando e num dia deve estar a 3 passos de distância, no outro a 6 passos até que possa ficar encostada na porta do quarto do bebê. Após ele dormir, você pode sair do quarto, em silêncio para que ele não acorde.

Você não deve sair do quarto de forma repentina, nem colocar o bebê no berço e virar as costas para ele ou não tentar consolar o bebê quando este chora e demostra que precisa de atenção. Os bebês não sabem falar e sua maior forma de comunicação é o choro e por isso quando a criança chora e ninguém o atende, ele tende a ficar mais inseguro e assustando, fazendo com que chore ainda mais.

Por isso, se não for possível cumprir estes passos a cada semana, você não precisa se sentir derrotada, nem ficar com raiva do bebê. Cada criança se desenvolve de um jeito e às vezes o que funciona para uma, não funciona para outra. Há bebês que gostam muito de colo e se seus pais não veem problema em ficar com a criança no colo, não há motivo para tentar essa separação se todos estiverem felizes.

Veja também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...