Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para relaxar depois do parto e produzir mais leite

Para relaxar depois do parto para produzir mais leite materno é importante beber bastante líquido como água, água de coco, e descansar para que o corpo tenha a energia necessária que a produção de leite requer.

Normalmente a descida do leite ocorre do terceiro ao quinto dia após o nascimento, que é quando a mãe e o bebê tem alta do hospital. Apesar da agitação e ansiedade por chegar em casa, é importante separar um tempo para conseguir relaxar para garantir uma boa produção de leite a partir desta data. As dicas para conseguir relaxar em casa são:

1. Dormir bem

5 dicas para relaxar depois do parto e produzir mais leite

É aconselhado que a mãe tente descansar ou dormir nos períodos em que o bebê também dorme para recuperar a energia. Tomar uma bebida quente como chá de camomila ou valeriana ou beber leite morno é uma excelente forma de acalmar, combatendo o estresse e ansiedade.

Além disso, nesse período de descanso, desligue o telefone de casa e o celular para conseguir desligar-se completamente. Fazer contagem regressiva de 60 para o zero, com a cabeça virada para cima leva a uma maior concentração numa tarefa, levando a um maior controle da respiração e dos batimentos do coração, sendo também uma boa ajuda para relaxar.

2. Dividir tarefas

5 dicas para relaxar depois do parto e produzir mais leite

Envolver o pai nos cuidados ao bebê sempre que possível, ajuda a ficar mais calma e tranquila, o pai pode mudar a fralda ou dar banho. Se não tiver uma empregada doméstica, avalie a possibilidade de chamar um familiar como mãe, irmã ou sogra para ajudar nas tarefas do lar, como cuidar da roupa, fazer compras e cozinhar.

3. Cuidar de si mesma

5 dicas para relaxar depois do parto e produzir mais leite

Tomar um banho de água quente é bom porque a água quente relaxa os músculos, diminuindo a tensão. Após o banho veja se alguém pode massagear as costas, o pescoço e as pernas, ou então faça você mesma. Veja como fazer em: Automassagem relaxante.

Além disso, experimente ir ao cabeleireiro, ler um livro ou uma revista ou ver um filme para que consiga relaxar a mente e encontre o bem-estar.

4. Se alimentar bem

5 dicas para relaxar depois do parto e produzir mais leite

Além disso, comer alimentos ricos em vitaminas e selênio como a laranja e a castanha-do-pará, é uma forma de combater a ansiedade e o estresse ajudando a relaxar. Leia mais em: Alimentos contra a Ansiedade.

Para conseguir produzir uma boa quantidade de leite deve-se beber cerca de 3 litros de água, suco de fruta ou chá e optar por uma alimentação saudável para produzir um leite materno de boa qualidade, que possa suprir todas as necessidades do bebê.

5. Limitar as visitas

5 dicas para relaxar depois do parto e produzir mais leite

É importante definir um dia da semana e um horário para as visitas para que o ambiente seja calmo para a mãe e para o bebê porque as visitas constantes podem se tornar cansativas.

Geralmente, esta fase é muito exigente e, por isso, é normal a mulher sentir-se cansada, sonolenta e sem força. No entanto, ao seguir estas dicas pode-se renovar as energias para poder cuidar do bebê e conseguir amamentar de forma adequada.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem