Menstruação pós-parto: quando volta e alterações comuns

A menstruação no pós-parto varia de acordo com o fato da mulher estar amamentando ou não, uma vez que a amamentação provoca picos do hormônio  prolactina, inibindo a ovulação e, consequentemente, atrasando a primeira menstruação.

Assim, se a mulher amamentar de forma exclusiva todos os dias até 6 meses após o parto, não menstrua, sendo esse período conhecido como amenorreia lactacional. Porém, quando a amamentação deixa de ser exclusiva, o que acontece por volta dos  6 meses, ou quando para totalmente por volta dos 2 anos de idade, a menstruação pode descer.

No entanto, caso a mulher não amamente, a menstruação, normalmente, vem nos primeiros 3 meses após o parto e é normal que o ciclo menstrual, inicialmente, seja irregular porque ainda existem alterações hormonais.

Nos primeiros 2 a 3 dias após o parto até por volta da 3ª semana, é normal que mulher sangre, no entanto, esse sangramento não é considerado menstruação, pois não contém nenhum óvulo e deve-se à saída das estruturas que revestiam o útero, assim como restos da placenta, sendo cientificamente chamado de lóquios. Saiba mais sobre o sangramento no pós-parto e quando se deve preocupar. 

Menstruação pós-parto: quando volta e alterações comuns

Quanto tempo depois do parto vem a menstruação

A primeira menstruação após o parto depende da forma como a mulher amamenta o bebê, uma vez que se a amamentação for em exclusivo, acontecem picos do hormônio prolactina, responsável pela produção de leite, inibindo a ovulação e provocando atraso na menstruação. 

No entanto, se a amamentação for mista, ou seja, se a mulher amamentar e der a mamadeira, a menstruação pode descer porque a estimulação do bebé na produção de leite deixa de ser regular, alterando o pico de prolactina.

De forma geral, a descida da menstruação depende de como é feita a alimentação do bebê, sendo os tempos mais comuns:

Como é feita a alimentação do bebé

Quando virá a menstruação

Bebe leite artificial

Até 3 meses após o parto

Amamentação exclusiva

Por volta dos 6 meses

Amamentação e mamadeira

Entre 3 a 4 meses após o bebé nascer

Quanto mais tempo o bebê mamar, mais distante será a primeira menstruação depois do parto, mas assim que o bebê começar a diminuir as mamadas, o corpo da mulher reage e ela pode ovular, vindo a menstruação logo a seguir. No entanto, essa não é uma regra, isso porque os níveis hormonais podem variar de mulher para mulher, de forma que pode voltar a menstruar mesmo que a alimentação do bebê seja através da amamentação exclusiva, apesar de pouco frequente.

Uma crença popular é que a menstruação diminui a quantidade de leite materno, mas é exatamente o contrário que acontece, porque quanto menos leite a mulher produz, maior é a possibilidade de ovular e de que menstruação desça.                                                                                                                            

A menstruação é diferente após parto normal ou cesárea?

A menstruação não tem diferenças caso a mulher tenha parto normal ou cesárea porque o tipo de parto não influencia quando a menstruação vai descer.

A menstruação fica ausente na gravidez e, caso a mulher amamente, independentemente se o parto foi por via vaginal ou por cesárea.

Menstruação pós-parto: quando volta e alterações comuns

Alterações comuns da menstruação no pós-parto

O fluxo menstrual pode ser um pouco diferente do que a mulher estava habituada antes de engravidar, podendo haver alteração da quantidade de sangue e da cor.

É também normal que a menstruação fique irregular, vindo em maior ou menor quantidade durante 2 ou 3 meses, mas a partir desse período é esperado que se torne mais regular. Caso isso não aconteça, é importante consultar o ginecologista para que seja feita uma avaliação e se conheça qual o motivo da desregulação da menstruação.

Porém, como a primeira ovulação depois do parto é imprevisível, a mulher deve adotar algum método contraceptivo, mesmo se amamentar em exclusivo para não correr o risco de engravidar novamente, sendo que o método contraceptivo deve ser prescrito pelo ginecologista para adequar o melhor método à mulher, tendo em conta se amamenta ou não ou possíveis alterações hormonais que ficaram após o parto. 

Além disso, a regularidade da menstruação pode ser influenciada pela uso  ou não de anticoncepcional, ou seja, se a mulher amamentar, cerca de 6 semanas após o parto pode começar a tomar um anticoncepcional, sendo o mais usado o anticoncepcional de amamentação, que contém somente progesterona e não estrogênio, uma vez que este pode provocar diminuição de produção do leite e alteração da sua qualidade.

Caso a mulher não pretenda amamentar, pode iniciar logo após o parto alguns métodos contraceptivos como o anticoncepcional normal, ou 48 horas após o nascimento, o DIU, o que irá ajudar a regular a menstruação. Saiba que anticoncepcional tomar durante a amamentação.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • NHS. When will my periods start again after pregnancy?. Disponível em: <https://www.nhs.uk/common-health-questions/pregnancy/when-will-my-periods-start-again-after-pregnancy/>. Acesso em 14 Jul 2020
  • CLEVELAND CLINIC. Do Your Periods Change After Pregnancy?. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/do-your-periods-change-after-pregnancy/>. Acesso em 14 Jul 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Amamentação prolongada: até quando amamentar seu filho?. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/amamentacao-prolongada-ate-quando-amamentar-seu-filho/>. Acesso em 09 Fev 2021
  • DGS. Contracepção LAM (Método da Amenorreia Lactacional). Disponível em: <https://www.saudereprodutiva.dgs.pt/paginas-intermedias/para-todos/perguntas--frequentes/paginas-intermedias/jovens/pontos-nos-iis/contracepcao-contracepcao-lam.aspx>. Acesso em 09 Fev 2021
  • DGS. Contraceção no Pós-parto. Disponível em: <https://www.saudereprodutiva.dgs.pt/publicacoes/planeamento-familiar--contracepcao/contracepcao-no-pos-parto-pdf.aspx>. Acesso em 09 Fev 2021
  • NASCER: SÃO JOÃO. Cuidados de saúde após o parto. Disponível em: <https://portal-chsj.min-saude.pt/uploads/document/file/891/Cuidados_de_sa_de_ap_s_o_parto.pdf>. Acesso em 09 Fev 2021
Mais sobre este assunto: