Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fica a Menstruação depois do Parto

A menstruação depois do nascimento do bebê pode demorar cerca de 2 meses a 1 ano para vir, dependendo de se a mulher amamenta ou não. Para mulheres que amamentam exclusivamente no peito, a menstruação pode vir somente quando o bebê parar de mamar, ou diminuir muito a frequência das mamadas, por volta de 1 ano de idade. Já para quem opta por não amamentar, a menstruação pode vir em cerca de 2 meses, depois do nascimento, mas ainda assim, é normal que fique desregulada inicialmente.

Como fica a Menstruação depois do Parto

O sangramento que ocorre durante os primeiros 45 a 56 dias após o parto normal ou cesárea não é considerado menstruação e deve-se à saída do sangue que revestia o útero e a placenta, sendo cientificamente chamado Lóquios. A primeira menstruação deve vir depois que houver uma ovulação, logo a seguir o fim deste sangramento.

Veja quando se preocupar com o sangramento do pós-parto

Quando virá a 1ª menstruação depois do parto

Para a mulher que toma anticoncepcional de uso contínuo, não deve haver menstruação, embora esporadicamente possam surgir pequenos sangramentos vaginais durante o mês. Para a mulher que não usa contraceptivos hormonais, a menstruação irá depender apenas de como é feita a amamentação:

Como é a AmamentaçãoQuando virá a menstruação
Não amamenta2 meses depois do bebê nascer
Amamenta e dá mamadeirade 3 a 4 meses depois do bebê nascer
Amamenta exclusivamentede  6 meses a 1 ano depois do bebê nascer

Basicamente, quanto mais o bebê mamar, mais distante virá a menstruação, mas assim que o bebê começar a diminuir as mamadas, o corpo da mulher reage e ela pode ovular, vindo a menstruação logo a seguir. Como a primeira ovulação depois do parto é imprevisível, a mulher deve adotar algum método contraceptivo entre 10 a 15 dias depois do nascimento, para não correr o risco de engravidar novamente.

O fluxo menstrual pode ser um pouco diferente do que a mulher estava habituada antes de engravidar, pode haver alteração da quantidade de sangue perdido e cor. É normal que a menstruação fique irregular, vindo em maior ou menor quantidade durante 2 ou 3 meses, mas a partir desse período é esperado que se torne mais regular. Em caso de dúvida deve consultar o ginecologista.

Uma crença popular é que a menstruação diminui a quantidade de leite materno, mas é exatamente o contrário que acontece, porque quanto menos leite a mulher produz, maior é a possibilidade de ovular e de que menstruação desça.

Quando voltar a usar método contraceptivo

A mulher deve voltar a usar algum método contraceptivo logo a seguir o nascimento. Se optar pelo uso do anticoncepcional deverá começar sua toma entre 10 e 15 dias depois do parto, ainda que não tenha relações sexuais, devido o período de resguardo. Saiba mais sobre o uso de anticoncepcional na amamentação.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...