Produção de leite na gravidez: quando acontece e como estimular

A produção de leite materno é logo iniciada durante o primeiro trimestre de gravidez, mas tendo a se intensificar a partir do 2º trimestre. Por esse motivo, muitas grávidas podem apresentar a saída de leite algumas semanas, ou meses, antes do nascimento. Esse leite é conhecido como colostro e é o primeiro tipo de leite que a mulher produz para alimentar o bebê, sendo muito rico em água e proteínas.

O "verdadeiro" leite, mais rico em gordura e carboidratos, só aparece depois do parto, quando os hormônios produzidos pela placenta diminuem e o bebê estimula uma maior produção ao sugar na mama. Veja como evolui o leite materno ao longo do tempo.

Produção de leite na gravidez: quando acontece e como estimular

Embora a produção de leite seja um processo completamente natural que se inicia na gravidez, existem algumas dicas que ajudam a garantir uma maior produção de leite, como:

1. Beber bastante água

A água é o principal componente do leite materno, por isso é importante que a gestante consuma bastantes líquidos para suprir essa necessidade. Durante a gestação, a recomendação é que a mulher habitue-se a beber pelo menos 3 litros de água por dia, o que também vai ser importante para reduzir inchaços e prevenir infecções urinárias, que são comuns na gravidez.

2. Alimentar-se bem

Alimentar-se bem é importante para que a gestante tenha todos os nutrientes necessários para a produção do leite, devendo-se aumentar o consumo de alimentos como peixes, frutas frescas, legumes e verduras, sementes como chia e linhaça, e grãos integrais, como pão integral e arroz integral.

Esses alimentos são ricos em ômega-3 e vitaminas e minerais que irão melhorar a qualidade do leite materno e favorecer a nutrição do bebê. Além disso, comer bem ajuda a regular o ganho de peso durante a gestação, dando a energia necessária que o organismo da mulher precisa para gerar a produção de leite. Saiba o que comer durante a amamentação.

3. Massagear os seios

No final da gestação, a mulher também pode fazer massagens suaves no seio para fortalecer o bico e estimular aos poucos a descida do leite. Para isso, a mulher deve segurar o seio colocando uma mão de cada lado e fazer uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha.

Deve-se repetir esse movimento cinco vezes com delicadeza, fazendo, em seguida, o mesmo movimento com uma mão em cima e uma embaixo do seio. a massagem deve ser feito de 1 a 2 vezes por dia.

Como estimular a descida do leite

Em geral, o leite demora mais a descer na primeira gestação, sendo necessário beber pelo menos 4 litros de líquidos por dia, pois a água é o principal componente do leite. Além disso, deve-se colocar o bebê no peite para mamar mesmo que não saia leite nenhum, pois esse contato da mãe com o filho aumenta ainda mais a produção dos hormônios prolactina e oxitocina, que estimulam a produção e a descida do leite.

Após o nascimento do bebê, a produção de leite materno só aumenta consideravelmente após cerca de 48 horas, tempo necessário para o hormônio prolactina aumentar na corrente sanguínea e estimular o organismo a produzir mais leite. Veja um Guia Completo sobre como amamentar para iniciantes.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: