Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer a Dieta dos Pontos para emagrecer

A Dieta dos Pontos é baseada principalmente nas calorias dos alimentos, e cada pessoa tem um determinado número de pontos que pode consumir durante o dia, contabilizando quanto vale cada alimento. Assim, o consumo ao longo do dia deve ser planejado de acordo com essa pontuação, e praticamente todo tipo de alimento pode ser consumido.

Essa é a dieta utilizada pelos Vigilantes do Peso, mas para ter um bom acompanhamento dos pontos, é necessário anotar todos os alimentos e as quantidades consumidas durante o dia, o que também ajuda a refletir sobre o que se come e aprender a combinar melhor alimentos mais saudáveis, que normalmente gastam menos pontos da dieta.

Como fazer a Dieta dos Pontos para emagrecer

Como calcular a quantidade de pontos permitidos

A quantidade de pontos permitidos para cada pessoa consumir ao longo do dia varia de acordo com o sexo, a altura, o peso e o tipo de atividade física que se pratica.

Passo 1:

O primeiro cálculo é feito para se saber a Taxa Metabólica Basal (TMB), de acordo com as fórmulas a seguir:

Mulheres:

  • 10 a 18 anos: Peso x 12,2 + 746
  • 18 a 30 anos: Peso x 14,7 + 496
  • 30 a 60 anos: Peso x 8,7 + 829
  • Acima de 60 anos: Peso x 10,5 + 596

Homens:

  • 10 a 18 anos: Peso x 17,5 + 651
  • 18 a 30 anos: Peso x 15,3 + 679
  • 30 a 60 anos: Peso x 8,7 + 879
  • Acima + de 60 anos: Peso x 13,5 + 487

Passo 2:

Após esse cálculo, é preciso adicionar o gasto com a atividade física, pois quem pratica algum exercício tem direito a consumir mais pontos na dieta. Para isso, é preciso multiplicar o valor obtido da TMB pelo fator de atividade física, de acordo com a tabela abaixo:

HomemMulherAtividade Física
1,21,2Sedentário: não pratica nenhuma atividade física
1,31,3Exercícios esporádicos pelo menos 3x/semana
1,351,4Exercícios programas 3x/semana, por pelo menos 30 min
1,451,5Exercícios 3x por semana, por mais de uma hora
1,501,60Exercícios diários, com duração de 1h a 3h
1,71,8Exercícios diários, com duração de mais de 3h

Assim, uma mulher de 40 anos com 60 kg, por exemplo, tem uma TMB de 1401 kcal, e se ela praticar atividade física pelo menos 3x/semana, terá um gasto total de 1401 x 1,35 = 1891 kcal.

Passo 3:

Após descobrir quantas calorias se gasta ao longo do dia, é preciso calcular quantos pontos são permitidos consumir para perder peso. Para isso, deve-se dividir o total de calorias por 3,6, que é o total de pontos necessários para manter o peso. Assim, para emagrecer, é necessário reduzir 200 a 300 pontos do total obtido.

No exemplo dado da mulher de 40 anos, o cálculo fica assim: 1891/3,6 = 525 pontos. Para emagrecer, ela terá que reduzir 200 pontos desse total, ficando 525 - 200 = 325 pontos.

Quantidade de pontos de cada alimento

Na dieta dos pontos, cada alimento tem um determinado valor de pontos que deve ser contabilizado ao longo do dia. Por exemplo, vegetais como rabanete, tomate e acelga valem 0 pontos, enquanto legumes como abóbora, beterraba e cenoura valem 10 pontos. Os sucos varia entre 0 e 40 pontos, enquanto 200 ml de refrigerante valem 24 pontos. Um pão francês, por exemplo, custa 40 pontos, o mesmo valor que 1 unidade pequena de batata doce.

Assim, nesta dieta todos os alimentos são liberados, devendo-se ter o cuidado principal de não ultrapassar o total de pontos permitidos por dia. No entanto, fazer uma alimentação equilibrada e com alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e alimentos integrais, permite o consumo de uma quantidade maior de alimentos, o que dá uma maior sensação de saciedade e deixa a fome longe por mais tempo. Para ter acesso a uma lista completa de alimentos e pontos, clique em: Tabela dos alimentos da dieta dos pontos.

Como fazer a Dieta dos Pontos para emagrecer

Regras da dieta dos pontos

Além de respeitar o total de pontos permitidos por dia, para conseguir emagrecer com essa dieta também é necessário seguir algumas regras, como:

  • Não ultrapassar a quantidade de pontos diários;
  • Não exagerar nas doses alimentares;
  • Não ficar de jejum e não poupar nos pontos de um dia para usá-los no outro;
  • Não ingerir uma quantidade de pontos menor que o mínimo recomendado;
  • Não comer mais de 5 alimentos classificados como zero pontos por dia;
  • Ao praticar exercícios ganha-se pontos extra, mas eles só podem ser gastos no mesmo dia;
  • Não comer menos de 230 pontos por dia;
  • Após perder 5 kg deve-se recalcular a quantidade de pontos que se pode ingerir por dia.

A dieta dos pontos pode ser feita em casa, sozinha ou acompanhada. Mas quem precisar de um estímulo extra pode contar com a ajuda dos vigilantes do peso, inscrevendo-se no programa deles, pois eles utilizam a dieta dos pontos como segredo para emagrecer.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...