Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como estimular o bebê a virar sozinho

O bebê deve começar a tentar rolar entre o 4° e 5° mês, sendo que no final do 5° mês já deve ser capaz de fazer isso totalmente, virando de um lado para o outro, ficando deitado de barriga para baixo e sem ajuda dos pais ou apoios. 

Caso isso não ocorra, o pediatra que acompanha a criança deve ser informado, para que assim seja verificada se existe algum tipo de atraso no desenvolvimento, ou se é apenas falta de estimulação.

Alguns bebês já conseguem fazer esse movimento ao início dos 3 meses de vida, e não há nenhum problema no desenvolvimento mais acelerado. Normalmente isso ocorre quando o bebê também já começou a levantar a cabeça para trás mais cedo e aprendeu a controlá-la.  

Como estimular o bebê a virar sozinho

Brincadeiras para estimular o bebê a rolar 

O principal fator para que o bebê consiga desenvolver bem a coordenação motora é o estímulo que recebe dos pais e familiares, além do contato que é oferecido por meio de diferentes objetos, formas e texturas.

Algumas brincadeiras que os pais podem utilizar para estimular o bebê a virar sozinho são:

1. Usar o brinquedo favorito 

Uma dica para ajudar o bebê a se virar sozinho é colocá-lo de barriga para cima e deixar o brinquedo preferido ao lado, de uma forma que o bebê consiga ver o objeto ao virar a cabeça, mas que não o consiga alcançar.

Como o movimento de pegar com as mãos não será suficiente, o bebê será estimulado a rolar, fortalecendo assim os músculos da parte superior das costas e do quadril, que serão também muito importantes para o bebê consiga se sentar no 6° mês.

Veja como fazer esta e outras técnica usando brinquedos para ajudar o desenvolvimento do bebê, com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro:

2. Chamar o bebê

Deixar o bebê já de lado à distância de um braço, e chamá-lo sorrindo e batendo palmas, também é uma tática que, em forma de brincadeira, ajuda a aprender como virar. Veja outras brincadeiras para ajudar no desenvolvimento do bebê.

Durante essa brincadeira é importante colocar um suporte nas costas do bebê para impedir que acabe rolando para o lado contrário, evitando quedas.

3. Usar um aparelho de som

Durante o 4° e 5° mês de vida, o bebê começa a se interessar pelos sons que ouve, principalmente sons da natureza ou de animais.

Para que isso possa ser usado no desenvolvimento motor do bebê e ajudá-lo a virar, os pais devem deixar o bebê previamente de barriga para baixo, e colocar um aparelho de som, que não esteja muito alto e que não seja muito grande, do lado. A curiosidade por saber de onde o som está saindo vai incentivar o bebê a se virar e rolar. 

Cuidados necessários 

A partir do momento em que o bebê aprende a virar, são necessários cuidados para evitar acidentes, como não deixá-lo sozinho em cima de camas, sofás, mesas, ou trocadores de fraldas, porque o risco de queda é maior. Veja como deve ser os primeiros socorros caso o bebê caia.

Ainda é recomendado não deixar objetos que tenham pontas, sejam muito duros ou que possam ser cortantes a pelo menos 3 metros da criança. 

Além disso, é normal que o bebê aprenda a virar primeiro para um lado só, e tenha preferência para virar sempre para este lado, mas aos poucos os músculos vão se fortalecendo e será mais fácil virar para o outro lado também. Porém, é necessário que os pais e familiares façam sempre os estímulos dos dois lados, ajudando inclusive a criança a desenvolver o sentido de espaço. 

Qual a importância da estimulação?

A estimulação do bebê nesta fase é muito importante para o desenvolvimento motor, pois é após aprender a rolar, que a criança vai se arrastar para finalmente começar a engatinhar. Confira 4 formas de ajudar o bebê a começar a engatinhar

Se virar e rolar é um dos sinais de que o bebê está se desenvolvendo bem, mas para que isso aconteça é necessário as fases anteriores também tenham sido completadas, como conseguir levantar a cabeça para trás quando se está de barriga para baixo. Veja outras coisas que o bebê de 3 meses deve fazer.

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. 2012. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento.pdf>. Acesso em 14 Nov 2019
  • LAMARE, Rinaldo. A vida do bebê. 42.ed. Rio de Janeiro : Agir Editora LTDA., 2009. 283-337p.
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Crescimento. 2016. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/09/CrescimentoVe8.pdf>. Acesso em 07 Out 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem