Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como ensinar o bebê a virar sozinho

O bebê entre os 4 e os 6 meses já deve ser capaz de virar de um lado para o outro, podendo ficar deitado de barriga para baixo. Normalmente ele aprende a virar dessa forma quando já controla bem o peso da cabeça e um pouco antes de aprender a sentar sozinho.

Alguns bebê conseguem fazer esse movimento aos 3 ou 4 meses de idade e não há nenhum problema dele se desenvolver mais rápido, no entanto, não é preciso forçar o bebê a conseguir realizar este movimento antes dos 5 meses.

É normal que o bebê aprenda a virar para um lado e tenha preferência para virar sempre para este mesmo lado, mas aos poucos ele vai fortalecendo seus músculos e será mais fácil virar para o outro lado também.

Como ensinar o bebê a virar sozinho

Como estimular o bebê a virar sozinho 

Uma boa estratégia para ensinar o bebê a virar é colocá-lo deitado de barriga para cima e colocar um brinquedo que ele se interesse ao seu lado, para que ele tenha que movimentar suas mãos para alcançar o brinquedo. Se ele não estiver conseguindo virar você pode colocar uma de suas mãos na coxa ou no quadril do bebê, dando um pequeno estímulo para que ele role.

Estas e outras técnicas para ajudar o desenvolvimento do bebê você pode ver no vídeo a seguir com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro:

A partir do momento em que o bebê aprende a virar, ele não poderá ficar sozinho em cima da cama porque correrá o risco de cair e bater a cabeça. Além disso pode ser mais seguro sempre segurar o bebê durante as trocas de fraldas para que ele não caia.

O desenvolvimento motor do bebê pode ser estimulado, mas cada bebê tem o seu próprio ritmo. O importante é o bebê conseguir engatinhar, sentar, andar e falar sem ajuda, mas não importa muito com quantos meses ele alcança estes marcos do desenvolvimento. No entanto, se o bebê já tiver quase 1 ano e ainda não engatinhar é possível que ele tenha um atraso no desenvolvimento e necessite de fazer sessões de psicomotricidade com um fisioterapeuta. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...