Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer se o bebê cair da cama

Caso o bebê caia da cama ou do berço, é importante que a pessoa mantenha a calma e console o bebê ao mesmo tempo em que avalia o bebê, verificando se não há sinais de lesões, vermelhidão ou hematomas, por exemplo.

Os bebês e as crianças pequenas, por não terem consciência da altura, podem rolar para fora da cama ou do sofá ou cair de cadeiras ou carrinhos. No entanto, na maioria das vezes não é grave e não é necessário levar o bebê ao pediatra ou ao pronto socorro, só sendo isso recomendado quando a criança apresenta sangramento, chora intensamente ou perde a consciência.

O que fazer se o bebê cair da cama

O que fazer

Assim, caso o bebê caia da cama, do berço ou da cadeira, por exemplo, o que se deve fazer inclui:

  1. Manter a calma e consolar o bebê: é importante manter a calma e não ligar de imediato para o pediatra ou levar o bebê ao hospital, porque a queda pode não ter causado ferimentos. Além disso, o bebê necessita de carinho para ficar calmo, parar de chorar e a pessoa responsável pelo bebê poder avaliar melhor;
  2. Avaliar a condição física do bebê: verificar braços, pernas, cabeça e corpo do bebê para ver se apresenta algum inchaço, vermelhidão, hematoma ou deformidade. Se necessário, despir o bebê;
  3. Aplicar uma pedrinha de gelo em caso de vermelhidão ou hematoma: o gelo diminuiu a circulação do sangue no local, reduzindo o hematoma. Deve-se proteger a pedrinha de gelo com um pano e aplicar no local do hematoma, através de movimentos circulares, até 15 minutos, voltando a aplicar 1 hora depois.

Mesmo que não tenham sido observados sinais ou sintomas relacionados com a queda no momento da avaliação, é importante que o bebê seja observado ao longo do dia para que seja verificado se não há o desenvolvimento de hematomas ou dificuldade para mexer algum membro, por exemplo. E, nesses casos, é necessário consultar o pediatra para que seja orientado o que deve ser feito.

Quando ir ao pronto-socorro

É recomendado ir ao pronto-socorro quando assim que o bebê sofre o acidente são observados sinais e sintomas. Assim, é recomendado ir ao hospital quando:

  • É observada a presença de um ferimento que sangra;
  • Há inchaço ou deformidade nos braços ou nas pernas;
  • O bebê manca;
  • O bebê apresenta vômitos;
  • Há choro intenso que não passa com o consolo;
  • Há perda da consciência;
  • O bebê não mexe os braços ou as pernas;
  • O bebê ficou muito calmo, apático e sem reação após a queda.

Estes sintomas podem indicar que a criança tem um traumatismo craniano, principalmente se bateu com a cabeça, partiu algum osso, tem um ferimento ou lesão em algum órgão e, por isso, deve ser levada imediatamente ao pronto-socorro. Veja algumas dicas no vídeo seguinte:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem