O que fazer se o bebê cair da cama

Caso o bebê caia da cama ou do berço, é importante manter a calma e consolar o bebê ao mesmo tempo em que avalia a presença de sinais que possam indicar lesões, como vermelhidão, sangramento ou hematomas.

Quedas são frequentes especialmente em bebês e nas crianças pequenas. Por isso, é muito importante ter cuidado para não deixar o bebê sozinho e/ou sem proteção em lugares altos, como a cama ou berço, de onde possa cair ao se movimentar.

Na maioria das vezes, a queda não é grave, mas é recomendado consultar um pediatra ou procurar o hospital para confirmar que não existe nenhum tipo de dano interno, especialmente caso o bebê não apresente o seu comportamento habitual.

Mãe avaliando a cabeça do bebê sentado em seu colo após a queda

O que fazer após a queda

Caso o bebê caia de um lugar alto como a cama, o berço ou uma cadeira, por exemplo, o que se deve fazer é:

  1. Manter a calma e consolar o bebê: é importante manter a calma e não ligar de imediato para o pediatra ou levar o bebê ao hospital, porque a queda pode não ter causado ferimentos. Além disso, o bebê necessita de carinho para ficar calmo, parar de chorar e a pessoa responsável pelo bebê poder avaliar melhor a situação;
  2. Avaliar a condição física do bebê: verificar braços, pernas, cabeça e corpo do bebê para ver se apresenta algum inchaço, vermelhidão, hematoma ou deformidade. Se necessário, despir o bebê;
  3. Verificar se o bebê apresenta o comportamento habitual: observar se o bebê se mantém desperto, interagindo bem, se movimentando sem dificuldade e conversando ou, em caso de bebês muito pequenos, emitindo sons ou sorrindo;
  4. Aplicar uma pedrinha de gelo em caso de vermelhidão ou inchaço: o gelo pode ajudar a diminuir o inchaço e aliviar o desconforto caso tenha batido o local. Deve-se proteger a pedrinha de gelo com um pano e aplicar no local da pancada, realizando movimentos circulares, por até 15 minutos, voltando a aplicar 1 hora depois.

Principalmente caso o bebê seja muito pequeno, tenha batido a cabeça e não esteja apresentando seu comportamento normal, mesmo que não sejam observados outros sinais ou sintomas, é importante a avaliação por um médico.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Quando ir ao pronto-socorro

Caso o bebê tenha caído da cama ou outro lugar alto, é recomendado ir ao pronto-socorro principalmente se:

  • Surgir um hematoma na cabeça ou alteração do seu formato;
  • Existir inchaço ou deformidade nos braços ou pernas;
  • Surgirem sintomas com agitação, sonolência, vômitos ou dor de cabeça intensa;
  • Apresentar choro intenso ou inconsolável;
  • Ocorrer perda da consciência, mesmo que breve, após a queda;
  • Houver dificuldade para se movimentar;
  • O bebê não estiver agindo como habitualmente.

Especialmente nessas situações é recomendado ir ao pronto-socorro. Mesmo que o bebê não apresente sinais de lesões, existe o risco de ter algum tipo de dano interno, podendo ser indicados exames de imagem como a tomografia computadorizada em alguns casos.

Leia também: Traumatismo craniano: o que é, sintomas, tratamento e sequelas tuasaude.com/traumatismo-craniano

Além disso, também é importante observar o bebê atentamente, especialmente nas próximas horas após cair, para o caso de apresentar piora do seu estado de saúde. É indicado procurar o pronto-socorro caso seja identificada qualquer alteração.

Vídeos relacionados