Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Brincadeiras para ajudar o desenvolvimento do bebê - 0 a 12 meses

As brincadeiras com o bebê estimulam o seu desenvolvimento motor, social, emocional, físico e cognitivo, sendo muito importante para que ele cresça de forma saudável. No entanto cada bebê se desenvolve de um jeito e cada um tem o seu próprio ritmo e isso precisa ser respeitado.

Veja algumas brincadeiras que você pode fazer para estimular o bebê desde o seu nascimento.

Brincadeiras para ajudar o desenvolvimento do bebê - 0 a 12 meses

Bebê de 0 aos 3 meses

Uma ótima brincadeira para o desenvolvimento do bebê dos 0 aos 3 meses é colocar uma música suave, segurar o bebê nos braços e dançar agarrado a ele, apoiando o pescoço dele.

Uma outra brincadeira para o bebê desta idade é cantar uma música, fazendo tons de voz diferentes, cantando baixinho e depois mais alto e tentando incluir o nome do bebê na música. Enquanto canta, pode acrescentar brinquedos para o bebê pensar que é o brinquedo quem está cantando e falando com ele.

Conheça outras Brincadeiras para os bebês dos 3 aos 6 meses

Bebê dos 4 aos 6 meses

Uma excelente brincadeira para o desenvolvimento do bebê dos 4 aos 6 meses é brincar de aviãozinho com o bebê, segurando ele e girando-o como se fosse um avião. Outra opção é brincar de elevador com o bebê, segurando ele no colo e ir descendo e subindo, contando os andares ao mesmo tempo.

O bebê com esta idade também adora brincadeiras de se esconder. Por exemplo, pode-se colocar o bebê em frente ao espelho e fazer brincadeiras de aparecer e desaparecer ou esconder o rosto com uma fralda e aparecer de frente para o bebê.

Assista o vídeo para saber o que faz o bebê nessa fase e como você pode ajudá-lo a se desenvolver mais rápido:

Bebê dos 7 aos 9 meses

Na brincadeira para o desenvolvimento do bebê dos 7 aos 9 meses uma opção é fazer o bebê brincar com uma caixa de papelão grande para que ele possa entrar e sair dela ou dar a ele brinquedos como tambores, chocalhos e guizos porque eles nesta idade adoram barulho ou com furinhos para ele colocar o dedo nos buraquinhos.

Uma outra brincadeira para o bebê com esta idade é brincar de bola com ele, jogando uma bola grande para cima e deixá-la cair no chão, como se não conseguisse agarrá-la, ou jogá-la na direção do bebê para ele aprender a pegá-la e a jogar de volta.

Conheça outras Brincadeiras para os bebês apartir dos 9 meses

Bebê dos 10 aos 12 meses

Uma ótima brincadeira para o desenvolvimento do bebê dos 10 aos 12 meses pode ser ensinar a ele movimentos como tchau, sim, não e vem ou perguntar por pessoas e objetos para que ele aponte ou diga alguma coisa. Outra opção é dar ao bebê papel, jornais e revistas para ele mexer e começar a rabiscar e contar-lhe histórias para começar a identificar animais, objetos e partes do corpo.

Nesta idade, os bebês também gostam de empilhar cubos e de empurrar coisas, por isso, pode-se deixá-lo empurrar o carrinho e dar-lhe uma caixa grande com tampa e brinquedos dentro para ele tentar abrir.

Para estimular o bebê a começar a andar, pode-se estender a mão com um brinquedo e pedir a ele para vir buscá-lo e começar a andar com ele pela casa, segurando-lhe nas mãos.

Veja também: Exercícios para desenvolver o cérebro do bebê

Mais sobre este assunto:


Carregando
...