5 brincadeiras para estimular o bebê a sentar sozinho

Revisão médica: Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
março 2023

Algumas brincadeiras, como balançar o bebê, colocar o bebê de barriga para cima e sentar o bebê com almofadas, ajudam a fortalecer os músculos das costas, do pescoço e da barriga, estimulando o bebê a sentar sozinho.

Geralmente o bebê começa a tentar sentar por volta dos 4 meses, mas só consegue ficar sentado sem apoio por volta dos 6 meses, enquanto alguns bebês conseguem sentar sozinhos por volta de 1 ano de idade.

No entanto, a idade em que o bebê senta sozinho pode variar de uma criança para outra, porque vários fatores podem interferir nesse processo. Por isso, em caso de dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é importante realizar uma consulta com o pediatra.

Imagem ilustrativa número 1

Dicas para estimular o bebê a sentar

Algumas brincadeiras que podem estimular o bebê a sentar sozinho são:

1. Balançar o bebê

Para estimular o bebê a sentar sozinho, pode-se sentar no chão, colocar o bebê sentado no colo, de frente para o responsável e balançá-lo para a frente e para trás, segurando-o bem. Isto favorece o fortalecimento dos músculos das costas, que são essenciais para ajudar a manter o bebê sentado sem apoio.

2. Sentar o bebê com almofadas

Colocar o bebê sentado no chão com várias almofadas ou travesseiros em volta, melhora a confiança do bebê, estimulando-o a ficar na posição sentada. Em seguida, pode-se retirar aos poucos o número de almofadas até que o bebê consiga sentar sozinho.

3. Colocar um brinquedo à frente do bebê

Quando o bebê estiver deitado no berço, no tapete ou no tatame, pode-se colocar um brinquedo que ele goste muito próximo para que ele tente pegar e se sentar para brincar.

É possível começar com pequenas distâncias e depois aumentar o espaço com que o brinquedo é colocado. Isso incentiva o bebê a fazer mais esforço, estimulando tanto os movimentos de sentar quanto de engatinhar.

4. Puxar o bebê até ficar sentado

Com o bebê deitado de barriga para cima, segurar os seus braços e puxá-lo com cuidado para que ele também faça força e se sente com ajuda. Após ficar cerca de 10 segundos sentado, voltar a deitar o bebê e repetir o movimento. Este exercício ajuda a fortalecer os músculos da barriga e das costas do bebê.

5. Colocar o bebê de barriga para cima

Colocar o bebê no berço, ou na cama, de barriga para cima e mostrar a ele um brinquedo estimulando-o a esticar os braços e a se levantar. Assim, o bebê começará a fortalecer os músculos das costas e do pescoço, até que finalmente consiga se levantar e permanecer sentado.

Veja no vídeo a seguir outras dicas para ajudar o bebê a sentar sozinho:

Como evitar acidentes

Para evitar acidentes, pode-se comprar uma boia de piscina do tamanho da criança para colocar em volta da sua cintura. Assim, se o bebê se desequilibrar, a boia irá amortecer a queda. No entanto, é importante nunca deixar o bebê sozinho.

É aconselhado também ter cuidado com as quinas dos móveis, porque podem provocar cortes. Para proteger essas quinas, pode-se usar almofadas ou adquirir proteções de borracha em lojas infantis.

Além disso, é recomendado também deixar o bebê sentado sempre no chão, sobre um tapete ou tatame, e retirar do seu alcance os objetos que possam machucá-lo ou que possam ser engolidos.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em março de 2023. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • MAUREEN, Black et al. Early childhood development coming of age: science through the life course. The Lancet. 16; 1-13, 2016
  • UNIVERSIDADE DO ESTATO DE SANTA CATARINA. Atenção ao desenvolvimento neuropsicomotor infantil entre zero a 12 meses: material educativo para atenção básica em saúde. 2020. Disponível em: <https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000081/000081bb.pdf>. Acesso em 10 mar 2023
Mostrar bibliografia completa
  • INSTITUTO NACIONAL DE ATENCION INTEGRAL A LA PRIMERA INFANCIA, INAIPI. Guia de estimulacion temprana para niños e niãs de 0 a 2 años. 2017. Disponível em: <https://inaipi.gob.do/phocadownload/Documentos-Institucionales/3.-Componente-educacion-inicial/3.%20Guia%20de%20estimulacion%20temprana%20para%20NN%20de%200%20a%202.pdf>. Acesso em 10 mar 2023
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Desenvolvimento neuropsicomotor infantil: orientações para familiares e cuidadores. 2020. Disponível em: <https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000081/000081bc.pdf>. Acesso em 10 mar 2023
Revisão médica:
Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.

Tuasaude no Youtube

  • Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

    12:46 | 2025355 visualizações