Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como cuidar da pessoa com sonda vesical

Os principais passos para cuidar de alguém que está usando uma sonda vesical em casa são: trocar a sonda de acordo com a indicação do fabricante, esvaziar o saco coletor e verificar sempre se a sonda não está entupida. Tomar esses cuidados com a sonda vesical ajuda a evitar infecções do trato urinário e aumenta o conforto.

Normalmente, a sonda vesical é inserida na uretra para tratar retenção urinária, em casos de hipertrofia benigna da próstata, ou em pós-operatório de cirurgias urológicas e ginecológicas, para impedir o enchimento da bexiga e acelerar a recuperação. Veja quando é indicado usar uma sonda vesical.

Como cuidar da pessoa com sonda vesical

O que fazer para acelerar a recuperação

Para acelerar a recuperação e diminuir o tempo que se está com uma sonda vesical, no caso de um cateterismo temporário, é importante manter sempre a sonda e o saco coletor bem limpos, assim como os órgãos genitais limpos, para evitar uma infecção urinária, por exemplo.

Além disso, é fundamental observar se a urina se mantém amarelada e sem coágulos de urina, porque caso esteja alterada (rosada, marrom ou verde) pode ser sinal de complicações que devem ser imediatamente informadas ao médico para evitar prolongar o uso de sonda urinária.

Veja o que pode causar alteração da cor da urina.

Como manter a sonda e o saco coletor limpos

Para manter a sonda vesical limpa e sem cristais de urina, que podem obstruir a sonda ou provocar infecção, deve-se:

  • Evitar puxar ou empurrar a sonda vesical, pois pode provocar feridas na bexiga e na uretra;
  • Lavar a parte exterior da sonda com água e sabão 3 vezes por dia, para evitar que as bactérias contaminem o trato urinário;
  • Trocar a sonda vesical de 3 em 3 meses, no caso de ser de silicone, ou de 10 em 10 dias se for de látex. A troca deve ser feita no hospital por um profissional de saúde e, por isso, geralmente já se encontra agendada;
  • Não levantar o saco coletor acima do nível da bexiga, mantendo-o pendurado na beira da cama ao dormir, por exemplo, para a urina não entrar na bexiga novamente, transportando bactérias para o interior do corpo;
  • Nunca colocar o saco coletor no chão, transportando-o, sempre que for preciso, dentro de uma sacola de plástico ou amarrado na perna, para evitar que as bactérias do chão contaminem a sonda;
  • Esvaziar o saco coletor da sonda sempre que estiver com metade da sua capacidade preenchida de urina.

Além destes cuidados é importante secar bem o saco coletor e a sonda depois do banho. Porém, caso o saco coletor se separe da sonda no banho ou em outro momento, é importante jogá-lo no lixo e substituí-lo por um saco coletor novo e esterilizado.

Estes cuidados podem ser feitos pelo cuidador, mas também devem ser feitos pela própria pessoa, sempre que se sinta capaz.

Sinais de alerta para ir no médico

Alguns sinais que indicam que se deve ir imediatamente no hospital ou pronto socorro, para trocar a sonda e fazer exames, são:

  • Sangue dentro do saco coletor da sonda vesical;
  • Urina vazando fora da sonda;
  • Febre acima de 38º C e calafrios.
  • Dor na bexiga.

Em alguns casos é normal que a pessoa sinta vontade de fazer xixi a toda a hora devido à presença da sonda na bexiga, e esse desconforto pode ser percebido como um ligeiro desconforto ou dor constante na bexiga, que deve ser referido ao médico para prescrever medicação adequada, aumentando o conforto.


Bibliografia

  • POTTER, Patrícia A.; PERRY, Anne G.. Fundamentos de Enfermagem: Conceitos e Procedimentos. 8.ed. Elsevier, 2014.
  • WEBMED. How Should I Take Care of My Indwelling Urinary Catheter?. Link: <www.webmd.com>. Acesso em 29 Mar 2019
  • MEMORIAL SLOAN KETTERING CANCER CENTER. Caring for Your Urinary (Foley®) Catheter Share. Link: <www.mskcc.org>. Acesso em 29 Mar 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem