Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como trocar os lençóis de uma pessoa acamada

Os lençóis da cama de uma pessoa acamada devem ser trocados depois do banho e sempre que estiverem sujos ou molhados, para manter o paciente limpo e confortável. Além disso, utilizar esta técnica torna a tarefa mais fácil e rápida para o cuidador.

Geralmente, a técnica para trocar os lençóis da cama é utilizada no caso de pacientes que não têm força para sair da cama, como é o caso de pacientes com Alzheimer, Parkinson ou Esclerose Lateral Amiotrófica. No entanto, também pode ser utilizada após cirurgias em que é aconselhado manter repouso absoluto.

Uma pessoa sozinha pode ser capaz de trocar os lençóis da cama, no entanto, é recomendado que, caso haja risco de o paciente cair, a técnica seja feita por duas pessoas, permitindo que uma tome conta do paciente.

6 passos para trocar os lençóis da pessoa acamada

1. Remova os lençóis de baixo do colchão para soltá-los.

Passo 1Passo 1

2. Retire a colcha, o cobertor e o lençol de cima do paciente, mas deixe o lençol ou o cobertor, caso o paciente tenha frio.

Passo 2Passo 2

3. Vire a pessoa para um dos lados da cama. Veja uma forma simples de fazer isto em: Como virar uma pessoa acamada.

Passo 3Passo 3

4. Enrole os lençóis em direção às costas do paciente.

Passo 4Passo 4

5. Estenda o lençol limpo na cama.

Passo 5Passo 5

​6. Vire o paciente para o outro lado e remova o lençol sujo, esticando o resto do lençol limpo.

Passo 6Passo 6

Caso a cama seja articulada, é aconselhável que a cama esteja ao nível do quadril do cuidador, evitando, assim, dobrar muito as costas. Além disso, é importante que a cama esteja completamente na horizontal para facilitar a troca dos lençóis.

Cuidados a ter após trocar os lençóis de uma pessoa acamada

Após trocar os lençóis da cama da pessoa acamada é importante trocar a fronha do travesseiro e esticar bem o lençol de baixo, prendendo os cantos debaixo da cama. Isto evita que o lençol fique enrugado, diminuindo o risco de aparecimento de escaras.

Esta técnica pode ser feita ao mesmo tempo que se dá banho, permitindo trocar imediatamente os lençóis molhados. Veja uma forma fácil de dar banho à pessoa acamada.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...