Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como trocar a fralda de uma pessoa acamada

A fralda de uma pessoa acamada deve ser verificada a cada 3 horas e trocada sempre que estiver suja com urina ou fezes, para aumentar o conforto da pessoa e evitar o surgimento de assaduras. Assim, é possível que sejam utilizadas, pelo menos, 4 fraldas por dia.

Normalmente, a fralda geriátrica, que é facilmente encontrada em farmácias e supermercados, só deve ser utilizada em pessoas acamados que não conseguem controlar a vontade de urinar ou defecar, como após um AVC, por exemplo. Nos outros casos, é recomendado levar a pessoa ao banheiro ou usar uma comadre para que não se perca o controle dos esfíncteres ao longo do tempo.

Para evitar que a pessoa caia da cama durante a troca da fralda, é aconselhado que a troca seja feita por duas pessoas ou que a cama esteja encostada na parede.

Como trocar a fralda de uma pessoa acamada

6 passos para trocar a fralda

1. Descole a fralda e limpe a região genital com uma gaze molhada em água e sabão ou lenços umedecidos, retirando a sujeira da região genital para o ânus, para evitar infecções urinárias;

2. Dobre a parte da frente da fralda para que fique com a parte limpa para cima e vire a pessoa para um dos lados da cama. Veja uma maneira simples de virar em: Como virar uma pessoa acamada;

3. Limpe o bumbum e a região anal com outra gaze molhada em água e sabão ou use os lenços umedecidos, retirando as fezes com um movimento da região genital em direção ao ânus;

4. Retire a fralda suja e coloque uma limpa em cima da cama, encostada no bumbum. Depois seque a região genital e a região anal com uma gaze seca, toalha ou fralda de algodão;

5. Vire a pessoa para cima da fralda limpa e cole-a.

Após secar a região genital e anal é recomendado passar uma pomada para assadura, como Hipoglós ou B-pantenol, para evitar o surgimento de irritação na pele.

Caso a cama seja articulada, é aconselhável que esteja elevada ao nível do quadril do cuidador e completamente na horizontal, para facilitar a troca da fralda.

Material necessário para trocar a fralda

O material necessário para trocar a fralda de uma pessoa acamada e que deve estar à mão no momento da troca inclui:

  • 1 fralda limpa e seca;
  • 1 Bacia com água morna e sabão;
  • Gazes limpas e secas, toalha ou fralda de algodão.

Uma alternativa às gazes molhadas em água morna com sabão é o uso de lenços umedecidos para bebê, como Pamper's ou Johnson's, que podem ser comprados em qualquer farmácia ou supermercado, por um preço médio de 8 reais por pacote.

Saiba como fazer outros cuidados importantes em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...