Como clarear a virilha: 4 principais opções de tratamento

Atualizado em agosto 2023

Para clarear a virilha de forma rápida e eficaz existem diversos tratamentos disponíveis, como cremes clareadores, peelings químicos, radiofrequência, microdermoabrasão ou luz pulsada, que atuam diminuindo o excesso de melanina acumulada e devolvem o tom natural da pele. 

Cada opção de tratamento deve ser orientada por um dermatologista, que irá recomendar o melhor método de acordo com as necessidades, expectativas e tipo de pele de cada pessoa.

As manchas escuras na pele surgem devido ao acúmulo de melanina nas suas camadas, principalmente devido a situações como alterações hormonais, foliculites, inflamações ou uso de produtos cosméticos, e são muito comuns em locais de maior atrito na pele, como é o caso da virilha e da axila. Veja também como tirar manchas da axila.

Imagem ilustrativa número 1

Opções de tratamento para clarear a virilha

As principais opções de tratamentos para clear a virilha são:

1. Cremes clareadores

Existem algumas opções de cremes clareadores para diminuir as manchas na axila, pois contém princípios ativos que despigmentam a pele:

  • Hidroquinona: é um potente ativo despigmentante da pele, muito útil para tratar manchas de melasma, sardas e hiperpigmentação pelo sol, inflamações ou dermatite, por exemplo. A marca mais conhecida é Clariderm, e o seu uso requer alguns cuidados, sendo importante o acompanhamento médico, pois pode tornar a pele mais sensível e causar ressecamento, coceira e descamação;
  • Ácido retinóico: também conhecido como Tretinoína, é um ácido derivado da vitamina A que age profundamente na pele, ajudando a diminuir manchas, aumentar a produção de colágeno e rejuvenescer a pele;
  • Ácido kójico: é um despigmentante que atua reduzindo a produção de melanina, além de ter um efeito antioxidante, reduzindo inflamações, infecções e o envelhecimento cutâneo; 
  • Ácido azeláico: também é um ácido com efeito no controle da quantidade de melanina, diminuindo o escurecimento da pele, sendo também útil para diminuir a oleosidade da pele e combater a acne.

Os cremes devem ser usados 1 a 2 vezes ao dia, e promovem resultados em cerca de 2 a 4 semanas, o que varia de acordo com a intensidade da mancha e a dose do produto, e por isso devem ser comprados em farmácias com a orientação do dermatologista. 

Veja como escolher o melhor creme clareador para a virilha.

2. Peeling químico

O peeling químico é um tipo de tratamento estético feito com ácidos em concentrações mais elevadas, com o objetivo de remover a camada mais superficial da pele, que contém imperfeições e manchas.

Ele é feito em sessões, e os resultados podem ser vistos à partir da segunda sessão de tratamento, que pode necessitar de um total de 10 sessões para que o resultado ideal seja obtido. Neste período é aconselhado o uso de um bom creme hidratante, com filtro solar, já que a pele fica muito sensível.

Alguns exemplos de peeling químico muito utilizados realizados incluem de ácido mandélico, ácido glicólico, ácido salicílico ou combinação de ácidos, por exemplo, e agem não só para remover manchas, mas para suavizar cicatrizes, marcas de acne e rejuvenescer a pele.

Saiba mais sobre os benefícios do peeling químico e como fazer

3. Tratamentos estéticos

Existem opções de tratamentos estéticos que ajudam a tratar manchas de pele, que devem ser feitos no consultório do dermatologista ou em locais habilitados para estes tratamentos. Algumas opções incluem:

  • Luz intensa pulsada, é indicada para remover as manchas escuras na pele especialmente causadas pela exposição solar e aos raios ultravioletas;
  • Microdermoabrasão, que é uma técnica de esfoliação para provocar o rejuvenescimento cutâneo;
  • Radiofrequência, é um tratamento que, além de clarear a pele, combate a flacidez e suaviza rugas. Saiba os benefícios e riscos da radiofrequência.

Durante a realização destes tratamentos, é importante manter cuidados com a pele para que o efeito seja mais significativo, como usar roupa íntima que cause menos atrito, proteger do sol com protetor solar e, tratar infecções, caso existam, como infecções fúngicas, por exemplo. 

4. Tratamento naturais

Existem algumas formas caseiras de clarear a virilha, por serem capazes de esfoliar a pele e terem propriedades hidratantes e calmantes. Algumas opções incluem preparações feitas com bicarbonato, argila branca e aveia.

Confira as receitas em formas naturais de clarear a virilha e a axila.                 

O que pode causar manchas escuras na virilha

As manchas escuras na virilha acontecem devido à produção excessiva de melanina. Essas manchas podem ser consequência de diferentes situações, como exposição solar, fatores genéticos, envelhecimento da pele, depilação e alterações hormonais, como a ingestão de anticoncepcional oral, gravidez ou menopausa.

Outras causas que podem provocar o escurecimento da virilha são a inflamação da pele e algumas doenças como a colangite biliar primária, que é uma alteração do fígado, ou a hemocromatose, que é uma doença caracterizada pelo excesso de ferro no organismo, o que leva à hiperpigmentação da pele.

Além disso, alguns remédios como antibióticos, quimioterápicos e alguns antidepressivos, por exemplo, podem causar manchas escuras na virilha.

Entenda melhor as causas de mancha na virilha e quando ir ao médico.