Cremes clareadores para virilha: 7 ingredientes essenciais e como usar

Atualizado em maio 2023

Os cremes clareadores para virilha são compostos por ingredientes que ajudam a diminuir e combater as manchas na pele, agindo na camada mais superficial. Esses ingredientes, como a hidroquinona e a vitamina C, por exemplo, podem ser encontrados em cremes, pomadas, loções ou gel ou associados a outros produtos, como os esfoliantes químicos, proporcionando uma renovação celular e clareamento da pele.

As manchas escuras na virilha surgem devido a um aumento da produção de melanina na pele, que geralmente é resultado de alguns fatores, como, atrito constante entre as pernas, uso de roupas mais apertadas, alterações hormonais, uso de lâminas para depilação, foliculite e exposição solar sem proteção. O aparecimento de manchas escuras na virilha é uma situação relativamente comum, principalmente entre as mulheres, e, embora não cause nenhum problema de saúde, pode ter um impacto negativo na auto-estima. Conheça outras causas de manchas na virilha.

Os cremes clareadores devem ser usados mediante recomendação médica, pois alguns ingredientes podem causar alergia ou irritação na pele. 

Imagem ilustrativa número 1

Principais ingredientes

Alguns dos ingredientes que podem ser usados para clarear a virilha, são:

1. Hidroquinona

A hidroquinona é uma substância potente, muito usada para tratar alterações da pigmentação da pele, que podem ser causadas por processos inflamatórios, excesso de exposição ao sol, alterações hormonais, como é o caso do melasma, por exemplo.

Alguns exemplos de cremes com hidroquinona na composição são o Solaquin, Clariderm, Claquinona, Vitacid Plus ou Hormoskin, por exemplo, que em algumas formulações está associada a outras substâncias ativas. Além disso, a hidroquinona também pode ser manipulada em farmácias.

É muito importante ter cuidado com o uso da hidroquinona, pois tem uma ação mais intensa e pode causar irritação da pele. Entenda como funciona, como usar e cuidados com a hidroquinona.

2. Ácido kójico

O ácido kójico é uma substância que atua através da inibição da enzima tirosinase, o que tem como resultado a diminuição da produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele.

Alguns exemplos de produtos com ácido kójico na composição são o Kojicol Plus, da Sesderma ou o Melani-D, da La Roche Posay.

Saiba como usar o ácido kójico e principais benefícios 

3. Niacinamida

A niacinamida ou vitamina B3, exerce uma ação clareadora da pele, que ajuda a reduzir a pigmentação acastanhada da virilha, além de que também contribui para estimular a produção de colágeno e hidratação.

4. Ácido azelaico

O ácido azelaico é uma substância que está presente em muitos cremes de beleza, devido à sua ação bactericida e anti-inflamatória, sendo muitas vezes indicado para o tratamento da acne. Além disso, exerce também uma ação despigmentante e, por esse motivo, este produto também pode ser usado para clarear a virilha.

Alguns exemplos de produtos com ácido azeláico na composição são o Melases, da Sesderma, ou o Azelan.

5. Vitamina C

Os produtos com vitamina C também contribuem para clarear a pele, além de possuírem uma ação antioxidante, que combate os radicais livres, protegendo contra o envelhecimento. Veja outros tratamentos que ajudam a clarear a virilha.

Alguns produtos com vitamina C na composição são o C-Vit da sesderma, Hyalu C da La Roche Posay ou o sérum de vitamina C da Vichy.

6. Ácido retinóico

Também conhecido como Tretinoína, é um ácido derivado da vitamina A que age profundamente na pele, ajudando a diminuir manchas, aumentar a produção de colágeno e rejuvenescer a pele.

7. Ácido glicólico

O ácido glicólico é indicado para diminuir as manchas, pois promove a renovação celular, resultando na  "eliminação" das células mais pigmentadas e promovendo o clareamento da região em que o ácido foi aplicado, além de dar firmeza, maciez e proporcionar uniformidade na tonalidade da pele. O seu uso deve ser recomendado pelo dermatologista, pois os produtos contém diferentes concentrações de ácido glicólico.

Como usar

Os cremes para clarear a virilha devem ser usados diariamente, de manhã e à noite ou somente à noite, seguindo as orientações do dermatologista. Durante o dia, é muito importante aplicar um protetor solar na região, antes de sair de casa, caso se pretenda expor a pele ao sol e evitar o escurecimento da pele.

Os resultados começam a ser visíveis a partir da 2ª semana de uso, sendo que os resultados vão melhorando ao longo do tratamento.

Assista ainda o vídeo seguinte e conheça outros tratamentos indicados para remover manchas da pele:

Vídeos relacionados