Cremes clareadores para virilha: 7 ingredientes essenciais e como usar

Atualizado em abril 2024

Os cremes clareadores para virilha são compostos por ingredientes que ajudam a diminuir e combater as manchas na pele, como a hidroquinona e a vitamina C, por exemplo, podem ser encontrados em cremes, pomadas, loções ou gel ou associados a outros produtos, como os esfoliantes químicos, proporcionando uma renovação celular e clareamento da pele.

As manchas escuras na virilha surgem devido a um aumento da produção de melanina na pele, que geralmente é resultado de alguns fatores, como, atrito constante entre as pernas, uso de roupas mais apertadas, alterações hormonais, uso de lâminas para depilação, foliculite e exposição solar sem proteção. Conheça outras causas de manchas na virilha.

Os cremes clareadores devem ser usados mediante recomendação médica, pois alguns ingredientes podem causar alergia ou irritação na pele. 

Imagem ilustrativa número 1

Principais ingredientes

Alguns dos ingredientes que podem ser usados para clarear a virilha, são:

1. Hidroquinona

A hidroquinona é uma substância potente, muito usada para tratar alterações da pigmentação da pele, que podem ser causadas por processos inflamatórios, excesso de exposição ao sol, alterações hormonais, como é o caso do melasma, por exemplo.

Alguns exemplos de cremes com hidroquinona na composição são o Solaquin, Clariderm, Claquinona, Vitacid Plus ou Hormoskin, por exemplo, que em algumas formulações está associada a outras substâncias ativas. Além disso, a hidroquinona também pode ser manipulada em farmácias.

É muito importante ter cuidado com o uso da hidroquinona, pois tem uma ação mais intensa e pode causar irritação da pele. Entenda como funciona, como usar e cuidados com a hidroquinona.

2. Ácido kójico

O ácido kójico é uma substância que atua através da inibição da enzima tirosinase, o que tem como resultado a diminuição da produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele.

Alguns exemplos de produtos com ácido kójico na composição são o Kojicol Plus, da Sesderma ou o Melani-D, da La Roche Posay.

Saiba como usar o ácido kójico e principais benefícios 

3. Niacinamida

A niacinamida ou vitamina B3, exerce uma ação clareadora da pele, que ajuda a reduzir a pigmentação acastanhada da virilha, além de que também contribui para estimular a produção de colágeno e hidratação.

4. Ácido azelaico

O ácido azelaico é uma substância que está presente em muitos cremes de beleza, devido à sua ação bactericida e anti-inflamatória, sendo muitas vezes indicado para o tratamento da acne. Além disso, exerce também uma ação despigmentante e, por esse motivo, este produto também pode ser usado para clarear a virilha.

Alguns exemplos de produtos com ácido azeláico na composição são o Melases, da Sesderma, ou o Azelan.

5. Vitamina C

Os produtos com vitamina C também contribuem para clarear a pele, além de possuírem uma ação antioxidante, que combate os radicais livres, protegendo contra o envelhecimento. Veja outros tratamentos que ajudam a clarear a virilha.

Alguns produtos com vitamina C na composição são o C-Vit da sesderma, Hyalu C da La Roche Posay ou o sérum de vitamina C da Vichy.

6. Ácido retinóico

Também conhecido como Tretinoína, é um ácido derivado da vitamina A que age profundamente na pele, ajudando a diminuir manchas, aumentar a produção de colágeno e rejuvenescer a pele.

7. Ácido glicólico

O ácido glicólico é indicado para diminuir as manchas, pois promove a renovação celular, resultando na  "eliminação" das células mais pigmentadas e promovendo o clareamento da região em que o ácido foi aplicado, além de dar firmeza, maciez e proporcionar uniformidade na tonalidade da pele. O seu uso deve ser recomendado pelo dermatologista, pois os produtos contém diferentes concentrações de ácido glicólico.

Como usar

Os cremes para clarear a virilha devem ser usados diariamente, de manhã e à noite ou somente à noite, seguindo as orientações do dermatologista. Durante o dia, é muito importante aplicar um protetor solar na região, antes de sair de casa, caso se pretenda expor a pele ao sol e evitar o escurecimento da pele.

Os resultados começam a ser visíveis a partir da 2ª semana de uso, sendo que os resultados vão melhorando ao longo do tratamento.

Assista ainda o vídeo seguinte e conheça outros tratamentos indicados para remover manchas da pele:

Vídeos relacionados