Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aumentar a imunidade do bebê

Para aumentar a imunidade do bebê é importante deixá-lo brincar ao ar livre para que esse tipo de experiência o ajude a melhorar suas defesas, evitando grande parte das alergias a poeira ou ácaros. No entanto, uma alimentação saudável ajuda na produção de células de defesa melhorando a imunidade da criança.

O sistema imunológico do bebê se fortalece com o tempo através do aleitamento materno e também ao entrar em contato com vírus e bactérias presentes normalmente no ambiente. Desta forma, o organismo do vai criando defesas que aumentam sua imunidade.

Dicas para aumentar a imunidade do bebê

Algumas dicas simples e interessantes para aumentar a imunidade do bebê podem ser:

  • Amamentar o bebê - o leite materno tem substâncias, como imunoglobulinas, que reforçam o sistema imunológico do bebê.
  • Tomar todas as vacinas - as vacinas vão expor o bebê ao agente infeccioso de forma controlada e, com isso, dar ao sistema de defesa a oportunidade de fabricar as células necessárias para combater a doença. Dessa forma, quando o bebê for exposto à bactéria ou ao vírus de verdade, seu organismo já terá como combatê-lo.
  • Descanso adequado - dormir as horas necessárias é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.
  • Consumir frutas e legumes - porque são alimentos que têm vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico.

Apesar de existirem frutas e legumes em papinhas prontas no supermercado, é importante o bebê comer os alimentos porque nos alimentos os nutrientes são mais facilmente absorvidos pelo organismo do bebê fortalecendo mais rapidamente o sistema imunológico.

A ingestão de remédios para aumentar a imunidade do bebê, como os medicamentos homeopáticos, só pode ser feita com aconselhamento pediátrico.

Alimentos para aumentar a imunidade do bebê

Os alimentos para aumentar a imunidade do bebê são, principalmente, o leite materno, frutas e legumes.

As frutas e legumes que os bebês podem comer até um ano de idade são aqueles que são mais facilmente digeridos e que provocam menos alergias, como, por exemplo:

  • maçã, pera, banana, abóbora, batata, cenoura, couve-flor, batata doce, cebola, alho francês e chuchu.

É frequente haver alguma resistência do bebê em comer, principalmente, legumes, mas ao insistir no consumo de sopa diariamente após 15 dias ou 1 mês o bebê começa a aceitar melhor a refeição.

Saiba mais sobre a alimentação do bebê em: Alimentação do bebê dos 0 aos 12 meses.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...