Papinhas para bebês de 6 meses: 7 receitas deliciosas

Atualizado em janeiro 2024

Os bebês de 6 meses devem fazer 3 refeições por dia, que complementam o leite materno sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar, ou a fórmula infantil, de acordo com a orientação do pediatra.

As papinhas para bebês de 6 meses podem ser amassadas com um garfo ou raspadas com uma colher (no caso das frutas), para ajudar no desenvolvimento da mastigação e no reconhecimento dos diferentes sabores e texturas dos alimentos pelo bebê. Além disso, não é recomendado adicionar sal ou açúcar nas papinhas dos bebês.

O almoço ou o jantar do bebê de 6 meses deve ser preparado com cereais, vegetais, tubérculos, proteínas e leguminosas. Já as frutas frescas devem fazer parte dos lanches da manhã e da tarde. Veja como iniciar a alimentação do bebê aos 6 meses.

Imagem ilustrativa número 8

Papinhas de fruta

As papinhas de fruta são naturalmente doces e saborosas, devendo-se priorizar as frutas frescas, bem lavadas e sem a casca. Veja como lavar bem as frutas e verduras.

Algumas opções de papinhas de frutas para bebês de 6 meses são:

1. Papinha de maçã

A papinha de maçã contém fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino. Além disso, essa fruta é rica em vitamina A e vitamina C, que fortalecem o sistema imunológico do bebê.

Ingredientes:

  • 1 maçã vermelha ou verde.

Modo de preparo:

Lavar bem e retirar as sementes da maça. Raspar a metade da maçã com uma colher, e servir para o bebê.

2. Papinha de banana com mamão

A papinha de banana com mamão pode ajudar a prevenir e combater a prisão de ventre, por ser rica em fibras que ajudam na formação das fezes.

Ingredientes:

  • 1 fatia de mamão papaia sem sementes e sem casca;
  • ⅓ de banana.

Modo de preparo:

Em um prato, amassar levemente a fatia de mamão com um garfo. De forma separada, no mesmo prato, amassar a banana com um garfo e servir as frutas separadas para o bebê.

3. Papinha de abacate com pera

A papinha de abacate com pera é rica em fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, além de ter boas quantidades de minerais, como potássio, fósforo e magnésio, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico do bebê e melhoram o funcionamento do intestino.

Ingredientes:

  • ½ pera sem casca;
  • 2 colheres (de sopa) de abacate picado.

Modo de preparo:

Raspar a metade da pera com uma colher e colocar num prato. No mesmo prato, amassar o abacate com um garfo. Servir as frutas de forma separada e em pequenas porções para o bebê.

Papinhas "salgadas"

As papinhas "salgadas" devem ser feitas com vegetais, tubérculos, cereais, leguminosas e proteínas, que podem ser amassados com o garfo e a carne bem cozida e desfiada, tendo-se o cuidado de não deixar pedaços grandes.

Para o preparo das papinhas podem ser usados temperos e ervas frescas, omo cebola, alho, salsa ou coentro. No entanto, não se deve usar sal nas refeições do bebê.

Algumas opções de papinhas salgadas são:

1. Papinha de batata e abobrinha

A papinha de batata com abobrinha é rica em fibras, vitamina A, vitamina do complexo B e vitamina C, e minerais como fósforo, potássio, cálcio e magnésio, nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê.

Além disso, a abobrinha tem uma grande quantidade de água, ajudando na hidratação do bebê e sendo fácil de digerir. Confira todos os benefícios da abobrinha para a saúde

Ingredientes:

  • 1 batata inglesa pequena;
  • ½ abobrinha pequena;
  • 1 colher (de café) de salsa fresca picada;
  • Água filtrada.

Modo de preparo:

Lavar bem a batata, a salsa e a abobrinha. Descascar a batata, cortar em cubos e colocar em uma panela. Cortar a abobrinha em cubos e colocar na panela junto com a batata. Cobrir os legumes com a água e cozinhar por aproximadamente 5 minutos ou até os legumes ficarem bem cozidos. Desligar o fogo, escorrer os legumes e adicionar a salsa picada.

Em um prato, colocar 1 colher de sopa de batata cozida e amassar com um garfo. Separadamente, adicionar 1 colher de sopa de abobrinha cozida e amassar com um garfo.

Acrescentar ao prato 1 colher de sopa de proteína (frango, carne ou peixe) e amassar ou desfiar e 1 colher de sopa de leguminosas (feijão, grão de bico ou soja) cozidas e amassar com um garfo. Esperar amornar e servir os alimentos de forma separada para o bebê.

2. Papinha de batata doce com cenoura

A papinha de batata doce com cenoura é rica em betacaroteno, vitamina A e vitaminas do complexo B, além de ter boas quantidades de fibras, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e manter o bom funcionamento do intestino do bebê.

Além disso, essa papinha é uma ótima fonte de energia para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê. 

Ingredientes:

  • 1 batata doce pequena;
  • ½ cenoura.
  • Água filtrada.

Modo de preparo:

Lavar e descascar a batata doce e a cenoura, cortar em cubos e levar para cozinhar em uma panela com água, em fogo médio, por 7 minutos ou até ficarem bem macios. Apagar o fogo e escorrer os legumes.

Em um prato, colocar 1 colher de sopa de cenoura cozida e amassar com um garfo. Separadamente, colocar 1 colher de sopa de batata doce e amassar o garfo. Adicionar 1 colher de sopa de proteína (frango, carne ou peixe) e amassar ou desfiar e 1 colher de sopa de leguminosas (feijão, grão de bico ou soja) cozidas e amassar com um garfo. Esperar amornar e servir de forma separada para o bebê.

3. Papinha de beterraba com abóbora

A papinha de beterraba com abóbora é rica em nutrientes como betacaroteno, vitamina A, vitamina C, ferro, zinco, potássio e cálcio, nutrientes que são essenciais para o desenvolvimento dos ossos, para fortalecer o sistema imunológico e proteger o sistema nervoso do bebê.

Ingredientes:

  • 1 fatia de abóbora;
  • 1 beterraba sem casca;
  • Água filtrada.

Modo de preparo:

Lavar bem, descascar e cortar a abóbora em pequenos pedaços. Colocar a abóbora em uma panela com água e levar ao fogo para cozinhar em fogo médio por 10 minutos ou até ficar bem macia. Lavar bem, descascar e cortar a beterraba. Em outra panela, cozinhar a beterraba cortada em pedaços até ficar macia. Apagar o fogo e escorrer os legumes. 

Em um prato, colocar 1 colher de sopa de abóbora cozida e amassar com um garfo. Adicionar, separadamente, 1 colher de sopa de beterraba cosida e amassar com um garfo. Acrescentar ao prato 1 colher de sopa de proteína (frango, carne ou peixe) e amassar ou desfiar e 1 colher de sopa de leguminosas (feijão, grão de bico ou soja) cozidas e amassar com um garfo. Servir os alimentos de forma separada para o bebê.

4. Papinha de arroz com frango e legumes

A papinha de arroz com frango e legumes é rica em proteínas que ajudam na formação dos músculos. Além disso, essa papinha também tem boas quantidades de carboidratos, fornecendo energia para o desenvolvimento e o crescimento do bebê.

Ingredientes:

  • 4 colheres (de sopa) de espinafre lavado e picado;
  • 1 colher (de sopa) de arroz lavado;
  • ½ cenoura pequena picada em cubos médios;
  • 2 colheres (de sopa) de frango cortado em cubos;
  • 1 colher (de café) de coentro fresco lavado e picado;
  • Água filtrada.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes, exceto o espinafre e o coentro, em uma panela e cobrir com água. Levar ao fogo médio e cozinhar até que todos os ingredientes estejam bem macios. Quando estiver faltando 3 minutos para ficar pronto, acrescentar as folhas de espinafre e de coentro. Tampara a panela e deixar amornar.

Em um prato, colocar 1 colher de sopa da cenoura cozida e amassar. Colocar, separadamente, 1 colher de sopa do espinafre cozido e desfiar ou amassar com um garfo. Adicionar 1 colher de sopa do frango cozido e desfiar com um garfo. Por fim, colocar 1 colher de sopa do arroz e amassar com um garfo, servindo os alimentos de forma separada para o bebê.