Como saber se o bebê está com frio ou calor

Revisão médica: Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
julho 2021

Os bebês geralmente choram quando estão com frio ou calor devido ao desconforto. Por isso, para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se sentir a temperatura do corpo do bebê por baixo da roupa, de forma a verificar se a pele está fria ou quente.

Este cuidado é ainda mais importante nos bebês recém-nascidos, pois eles não são capazes de regular a temperatura do seu corpo, podendo ficar muito frios ou quentes mais rapidamente, o que pode causar hipotermia e desidratação.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  • Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. Verificar a temperatura nas mãos e nos pés não é recomendado, pois geralmente estão mais frios que o resto do corpo. Outros sinais que podem indicar que o bebê está com frio incluem tremores, palidez e apatia;
  • Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

Outra ótima dica para evitar que o bebê sinta frio ou calor é vestir sempre mais uma camada de roupa no bebê do que aquela que se tem vestida. Por exemplo, se a mãe está de manga curta, deve vestir o bebê com uma roupa de manga comprida, ou se não está de casaco, vestir o bebê com um.

O que fazer se o bebê estiver com frio ou calor

Se o bebê estiver com a barriga, o peito ou as costas frias, provavelmente está com frio e, por isso, deve-se vestir o bebê com mais uma camada de roupa. Por exemplo: vestir um casaco ou uma roupa de manga comprida se o bebê estiver vestido com uma roupa de manga curta.

Por outro lado, se o bebê estiver com a barriga, o peito, as costas e o pescoço suados, provavelmente está com calor e, por isso, deve-se retirar uma camada de roupa. Por exemplo: retirar o casaco se o bebê estiver com ele vestido, ou se estiver de manga comprida, vestir uma roupa de manga curta.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em julho de 2021. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.